Cartas

Ano 15 - N° 760 - 20 de Fevereiro de 2022

De: Airton Schmidt de Azevedo (Navegantes, SC)

Sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022 às 22:04

A princípio obrigado pelo esclarecimento, portanto, volto com novo questionamento. Minhas dúvidas, referem-se a própria doutrina, aonde até existem livros que falam na mudança de provas e expiações para regeneração e que, pelo que muitos escritores espíritas comentam, ela acontecerá até o fim deste século.

Outro fator é com os livros do Divaldo, nos informando que desde 1970 a Terra está sendo invadida por Espíritos de alta envergadura moral, que aqui estão chegando para nos ajudar nesta grande mudança. Alguns autores nos alertam que a natureza não dá saltos. Outros nos dizem que o Brasil está predestinado a ser o celeiro do mundo e pátria do Evangelho.

Tudo isso, que estou comentando, está em vários livros psicografados. Então, olhando os cenários nacional e internacional, temos a visão de que o tempo é curto e não encontramos em lugar algum moralidade na pessoas, e amor entre os povos. Estamos na iminência de uma guerra. No Brasil, vimos estarrecidos o desmatamento alcançando índices alarmantes e não encontramos, nas duas situações, espíritos encarnados que lideram os países-chaves que nos façam acreditar que a mudança está prestes a ocorrer.

Outro fator que me chama a atenção é que o Espiritismo estaria ao alcance e conhecimento do ser humano. Será que estou sendo muito exigente e tudo está acontecendo sem que eu tenha conhecimento?

Um abraço e que nosso mestre Jesus esteja sempre conosco.

Airton


Resposta do Editor
:

As principais dúvidas contidas na mensagem acima podem ser dirimidas à vista do artigo “O advento do mundo de regeneração”, publicado nesta revista na edição 118, que o leitor poderá acessar clicando neste link

É evidente que somente um cego – intelectualmente falando – é incapaz de ver que nosso planeta continua sendo um mundo bastante atrasado e distante da perfeição, o que explica as guerras constantes, os conflitos étnicos, a violência, a corrupção, o racismo e todo tipo de preconceito que deparamos na sociedade contemporânea, tanto nos países ricos como nos países pobres.

Que este planeta um dia galgará um novo estágio evolutivo, não padece dúvida, mas para isso teremos de nos aprimorar muito – intelectual e moralmente. É por esse motivo que não existe na literatura espírita séria, nem nas escrituras, uma data de quando tais coisas ocorrerão.

Aliás, quanto a esse dia – em que o Evangelho do Reino será ensinado em todos os lugares – disse Jesus que nem ele nem os anjos sabem, apenas Deus. (Cf. Mateus, 24:6 a 15 e 24:36.)

Os palestrantes e outros companheiros que em nome da doutrina espírita afirmam o contrário prestam um desserviço ao movimento espírita e ao próprio Espiritismo, tornando-o motivo de chacota e pilhéria entre as pessoas sérias.

 

De: N. E. (Fortaleza, CE)

Terça-feira, 15 de fevereiro de 2022 às 09:03

Assunto: Apóstolo Pedro em Roma

Bom dia, amigo.

Li em algum lugar e há algum tempo em uma obra espírita, cujo nome não recordo, que o apóstolo Pedro nunca esteve em Roma. Todavia, hoje ouvi um palestrante numa rádio espírita do Paraná afirmando o contrário. Em face dessa dúvida, eu gostaria de saber sua opinião a respeito e, se possível, indicar-me alguma fonte espírita que trate desse assunto.
Cordialmente.

N. E.


Resposta do Editor
:

A estada do apóstolo Pedro em Roma é descrita no cap. 10 da Segunda Parte do livro Paulo e Estêvão, de Emmanuel, psicografia de Chico Xavier. Segundo Emmanuel, Paulo de Tarso preparou a casa onde Pedro pudesse alojar-se com a família, dotando-a dos objetos e utensílios de uso doméstico necessários. A casa que ele alugou ficava junto à Porta Lavernal, perto dos cemitérios israelitas da Via Ápia. Na chegada de Pedro à capital do Império, Paulo, Lucas e Timóteo, junto de outros cooperadores, o recepcionaram.

Conforme relatos aceitos pela Igreja Católica, Pedro viveu realmente em Roma, onde, segundo a tradição, foi morto por ordem de Nero, no ano 67 da Era Cristã. Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, segundo seu desejo, pois não considerava digno de morrer como seu mestre. Caso queira o leitor conferir esta informação, clique aqui.

Sugerimos também aos interessados que leiam sobre o assunto os textos abaixo, publicados em nossa revista:

O Natal do apóstolo (Irmão X) - clique aqui-2

Para onde vamos? (Celso Martins) - clique aqui-3

Quo Vadis? (Marcus Vinicius Azevedo Braga) - clique aqui-4 

 

De: Antonio Nazareno Favarin (São José dos Campos, SP)

Quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022 às 14:39:22

Assunto: Edição 758 – Quando a própria religião se torna um mal

Partindo da brilhante mensagem do papa Francisco a respeito de nossa perfeição, com muita sabedoria soube o autor José Reis Chaves tecer ponderações sobre este magnífico tema, culminando com a apresentação de provas comprobatórias sobre a Reencarnação e nossa libertação do fanatismo religioso. Compartilhei-o, citando o nome do autor e o deste excelente órgão de divulgação espiritualista.

Antonio 

 

De: Carlos Barros (João Pessoa, PB)

Segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022 às 17:32

Assunto: Jornal do Pensador

Amigo.

Boa tarde.  Segue link para leitura e compartilhamento com amigos nas redes sociais: clique aqui-2

Confirme, por gentileza, o recebimento desta edição. Muito obrigado por sua colaboração.

Uma ótima semana de trabalho e com a família.

Carlos Barros, editor 

 

De: Wanderlei Santos (São Paulo, SP)

Domingo, 13 de fevereiro de 2022 às 23:54

Olá, caros amigos. 

Saudações Kardequianas.

O movimento espírita segue com força total. A divulgação do Espiritismo tem que ser levada aos 4 cantos do mundo. E a compreensão da finalidade da vida. Aos divulgadores do Espiritismo, sigamos fortes na divulgação.

O avanço das doutrinas materialistas do nada, do apóstolo da destruição Nietzsche, propõe a “ausência de sentido”. Eles surgem a partir da “Morte de Deus”.

Sigamos, amigos. A luta é incessante. Não esqueçamos que somos homens ricos. Os grandes inimigos do Espiritismo vivem no mundo espiritual. Não devemos parar a roda do progresso, que gira. 

O mundo atualmente é um capinzal seco. Não existe mais a Santa Inquisição a queimar nas fogueiras. A morte das ideologias. Um mundo vazio, onde o número de suicídios aumenta de forma estrondosa.

Amigos. Sigamos unidos no ideário espírita. A luta segue para os fortes em amor.

*** 

Estamos trazendo esta semana a obra de Ernesto Bozzano - Les Phénomènes de Hantise (1920). Em português, Os Fenômenos de Assombração. 

Com alguma experiência e certa dose de paciência tudo se encontra nos sebos; para onde refluem os livros velhos que, num passado distante ou mais recente, foram novos e até causaram impactos consideráveis. Às vezes, somos premiados com uma raridade esquecida e preciosa, como, por exemplo, o exemplar de “Les Phénomènes de Hantise”, de Ernesto Bozzano, em tradução de Charles de Vesme (Librairie Féllx Alcan, Paris, 1920) que enseja esta apreciação.

Para acessar, clique aqui-1 

A luta segue.

Wanderley 

 

De: Donizete Pinheiro (Marília, SP)

Segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022 às 17:05

Assunto: Ação Espírita n. 137

Boa tarde.

Segue link para baixar a edição 137 do Ação Espírita: Ação 137

Abraço fraterno

Donizete

 

De: Clovis Bezerra (João Pessoa, PB)

Quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022 às 10:47:51

Bom dia.
Na biblioteca virtual espírita há uma relação completa de livros de Chico Xavier. Tenho aproveitado o tempo da pandemia para ler esta coleção. Mas alguns livros não têm o botão clique para baixar. São eles: 300 - Vida além da vida; 301 - Lar - oficina, esperança e trabalho; 305 - Roseiral de Luz; 374 - Pingo de Luz; 393 - Novos Horizontes; 400 - Traços de Chico Xavier.

Um abraço a todos.

Clovis


Resposta do Editor
:

Agradecemos ao prezado leitor pela colaboração, visando ao aprimoramento do nosso trabalho. Vamos verificar e certamente corrigir a falha apontada. 

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita