De: Marcos Nascimento (Natal, RN)
Quarta-feira, 23 de março de 2022 às 7:46:21
Assunto: Sonambulismo
O sonambulismo, ato de andar durante o sono e realizar tarefas, é o mesmo abordado no magnetismo, em que, em transe, as pessoas faziam diagnósticos, por vezes suplementados pela ação espiritual, como também o que é tratado em O Livro dos Médiuns, item 160?
Eles são um só, ou há o sonambulismo que consiste em andar e realizar tarefas durante o sono, e o outro, estando em vigília e com ou sem ação espiritual, seria o desdobramento espiritual, que tanto pode ou não haver intervenção espiritual no fenômeno, caracterizando-o em anímico ou mediúnico?
Marcos
Resposta do Editor:
O tema sonambulismo é tratado por Kardec nas questões 425, 426, 432 e 455 d´O Livro dos Espíritos, que adiante resumimos.
No sonambulismo, o Espírito está na posse plena de si mesmo. Os órgãos materiais, achando-se de certa forma em estado de catalepsia, deixam de receber as impressões exteriores. Esse estado se apresenta principalmente durante o sono, ocasião em que o Espírito pode abandonar provisoriamente o corpo, por se encontrar este gozando do repouso indispensável à matéria.
Quando se produzem os fatos do sonambulismo, é que o Espírito, preocupado com uma coisa ou outra, se aplica a uma ação qualquer, para cuja prática necessita de utilizar-se do corpo. Serve-se então deste, como se serve de uma mesa ou de outro objeto material no fenômeno das manifestações físicas, ou mesmo como se utiliza da mão do médium nas comunicações escritas
Os fenômenos do sonambulismo natural se produzem espontaneamente e independem de qualquer causa exterior conhecida. Contudo, em certas pessoas dotadas de especial organização podem ser provocados artificialmente, pela ação do agente magnético. Esse estado, que se designa pelo nome de sonambulismo magnético, difere do sonambulismo natural apenas porque é provocado, enquanto o outro é espontâneo.
Na visão espírita, o sonambulismo é mais do que um fenômeno psicológico. Segundo Kardec, “é uma luz projetada sobre a Psicologia. É aí que se pode estudar a alma, porque é onde esta se mostra a descoberto”.
Quando o sonâmbulo descreve o que se passa a distância, ele vê, não com os olhos do corpo, mas com as percepções da alma, que se transporta, então, ao lugar que ele descreve. O sonambulismo natural e artificial, tanto quanto o êxtase e a dupla vista, são efeitos variados que derivam de uma mesma causa, que é a capacidade que tem a alma de se emancipar, de se desprender do corpo físico, mesmo durante a encarnação.
Complementando as informações sobre o assunto, Kardec ensina, nos itens 172 a 174 d´O Livro dos Médiuns, que o sonambulismo pode ser considerado uma variedade da faculdade mediúnica, ou melhor, trata-se de duas ordens de fenômenos que se encontram frequentemente reunidas. O sonâmbulo age sob a influência do seu próprio Espírito: é sua alma que, no momento de emancipação, vê, ouve e percebe fora dos limites dos sentidos. Os médiuns são, por sua vez, instrumentos de uma inteligência estranha e, como instrumentos passivos, o que dizem não provém deles. Mas o Espírito que se comunica por um médium pode muito bem fazê-lo por meio de um sonâmbulo. O estado de emancipação da alma, durante o sonambulismo, torna essa comunicação mais fácil e aí então podemos considerá-lo um médium sonâmbulo ou um sonâmbulo-médium. |
|
|
De: Leo Martins (Gravataí, RS)
Quarta-feira, 23 de março de 2022 às 17:27:50
Assunto: Consequências do suicídio
Em caso do encarnado tirar sua própria vida, com um tiro na cabeça, ao reencarnar ele virá com alguma deficiência?
Na expectativa da resposta, desde já agradeço.
Leo
Resposta do Editor:
O tema suscitado pelo leitor já foi tratado nesta revista na edição 216, que o leitor pode acessar clicando aqui
Entrevistado certa vez na cidade de Goiânia, Chico Xavier atribuiu a Emmanuel a informação de que a pessoa que dá um tiro na cabeça necessitará de duas ou mais encarnações para reparar o cérebro perispiritual lesado. O indivíduo encarnar-se-á então com problemas pertinentes à zona do cérebro – retardamento mental, paralisia, mudez, cegueira etc. – conforme a lesão produzida por seu ato. A reencarnação funcionaria, assim, como uma espécie de cirurgia reparadora que não custa dinheiro, mas requer sacrifício, resignação, paciência, tudo por causa de uma tolice perfeitamente evitável. |
|
|
De: Glauce Dantas da Cunha (Brasília, DF)
Segunda-feira, 21 de março de 2022 às 16:14:58
Assunto: Vida no planeta Marte
Caros irmãos, a par de cumprimentá-los, sirvo-me do presente para endereçamento de uma dúvida. Li um artigo de Paulo da Silva Neto Sobrinho: Mensagem de Georges sobre os Espíritos puros, e suas considerações assaz pertinentes.
Também eu tive certa estranheza ao ler o artigo publicado na Revista Espírita de outubro 1860 sobre Marte do mesmo autor espiritual. Nele Georges afirma ser Marte um planeta inferior à Terra. Em contrapartida, no livro “Cartas de uma morta”, de Maria João de Deus/Chico Xavier, é dito que Marte é superior em relação à Terra.
Qual a opinião dos irmãos?
Achei mais verossímil o relato de Maria João de Deus, por se aproximar do que sabemos na atualidade através das sondas para lá enviadas.
Fiquem em paz.
Glauce
Resposta do Editor:
A questão proposta pela leitora tem sido suscitada por vários leitores, visto que existe clara divergência de informações entre o que Kardec publicou em sua obra e o que alguns autores desencarnados escreveram por meio de Chico Xavier.
Na Revista Espírita há referências a quatro planetas do sistema solar. Vênus e Júpiter seriam mundos mais adiantados do que a Terra; Mercúrio e Marte, inferiores ao nosso planeta. As referências a Marte aparecem no volume de 1858 (pp. 70 e 71) e no volume de 1860 (pp. 332 a 334), em que Marte é descrito como um mundo bem inferior à Terra, onde os seres, embora tendo a forma humana, são rudimentares e sem nenhuma beleza.
Duas obras recebidas por Chico Xavier, assinadas por Humberto de Campos e Maria João de Deus, trazem informações diferentes. Por que a contradição? Não sabemos responder. O que podemos, sim, é afirmar que as informações relacionadas com as condições de vida e com a natureza dos habitantes dos diferentes planetas não constituem, no momento, assunto pertinente à Doutrina Espírita, visto que elas não atendem ao critério da universalidade do ensino e à possibilidade de comprovação.
Como sabemos, no âmbito da Ciência as opiniões relativas à existência ou não de vida em outros mundos são divergentes. Há cientistas que creem nessa possibilidade, mas a maioria pensa de forma diferente.
Devemos entender, pois, como opiniões pessoais ou como revelações singulares o que Kardec consignou em sua obra e os dois Espíritos citados escreveram. O consenso universal, ou seja, a concordância entre as várias comunicações obtidas por meio de médiuns diversos em diferentes lugares, é um dos critérios que definem se determinado ensinamento de natureza mediúnica faz parte ou não da Doutrina Espírita. Em O Evangelho segundo o Espiritismo, Introdução, item II, Kardec trata com clareza desse assunto.
Ora, havendo divergências tão claras como as aqui citadas e, portanto, ausência de consenso, a matéria foge ao corpo doutrinário do Espiritismo e, por isso, não deveria merecer nenhuma atenção de nossa parte. |
|
|
De: Erika Silveira (São Paulo, SP)
Terça-feira, 22 de março de 2022 às 16:51
Assunto: 1º Mês Espírita Mundial
Boa tarde, amigos, tudo bem?
Compartilho a notícia sobre a realização do 1º Mês Espírita Mundial durante o mês de abril, com participação de 36 países e mais de 120 palestrantes e estudiosos do Espiritismo representando diferentes culturas.
Um evento on-line inédito e gratuito, com mais de 20 horas de conteúdos produzidos em mais de 10 idiomas e legendados em: Espanhol, Francês, Inglês e Português.
Um espaço aberto que tratará sobre temas atuais e de grande relevância para a sociedade à luz do conhecimento espírita, em um encontro único e repleto de grandes aprendizados e trocas de experiências, muito além das fronteiras geográficas.
Temas: A reencarnação mata a morte?; Morte, para onde vou depois?; Suicídio: O que os espíritos dizem; Deus existe? O que dizem os espíritos?; O legado de Kardec para o Mundo; Depressão e ansiedade segundo os espíritos; Covid e espiritualidade; Guerra e Conflito; Conhece-te a ti mesmo- o segredo de ser feliz; 5G e a espiritualidade terrena; apocalipse e espiritualidade, entre outros assuntos abrangentes e de interesse global serão abordados.
A organização e apoio na divulgação do 1º Mês Espírita Mundial conta com instituições como a Fundação Espírita André Luiz, Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior, TV Esperanza Uruguay; Iberoamérica Espírita, British Union of Spiritist Societies, Mouvement Spirite Francophone, Frater TV e outras instituições parceiras.
Países: Brasil; África do Sul; Alemanha; Angola; Argentina; Austrália; Bélgica; Bielorrússia; Bolívia; Colômbia; Dinamarca; El Salvador; Equador; Espanha; Finlândia; França; Guatemala; Honduras; Irlanda; Itália; Japão; Lituânia; México; Moçambique; Nova Zelândia; Paraguai; Porto Rico; Portugal; Reino Unido; República Dominicana; Romênia; Suécia; Uganda; Uruguai; USA e Venezuela.
O evento será transmitido pelo canal do youtube da TV Mundo Maior.
Cadastro pelo site para receber todas as informações, curiosidades do evento e a programação completa. Para acessar, CLIQUE AQUI
Abraços.
Erika Silveira |
|
|
De: Raimundo Moreira Lima Neto (São José de Ribamar, MA)
Sexta-feira, 18 de março de 2022 às 22:19:11
Assunto: O caso Phineas Gage
Continuo na dúvida: hoje sou espírita e vivo normalmente com a família: um tiro no cérebro pode me tornar materialista (exemplo Phineas Gage)? Onde estarei eu (sou um espírito) depois disso? Não serei eu? Fico preocupado.
Aproveito o ensejo para dizer que desejo assinar esta revista.
Raimundo
Resposta do Editor:
Para quem desconhece o caso citado pelo leitor, e deseja dele inteirar-se, clique neste link
O caso de Phineas Gage tem sido considerado como uma das primeiras evidências científicas que apontam que lesões nos lóbulos frontais sejam capazes de alterar as emoções, interações sociais e até mesmo a personalidade de um indivíduo.
A análise desse tema pertence, porém, à esfera científica. Do ponto de vista espírita, em cuja doutrina aprendemos que existe íntima correlação entre corpo e alma, o que podemos dizer é que, na essência, quando liberto da influência corporal, o Espírito continuará sendo tal qual era antes da ocorrência da lesão cerebral, não havendo na vida de nenhum Espírito retrocesso em sua caminhada rumo à meta para a qual fomos criados.
Quanto à assinatura desta revista, esclarecemos que não adotamos esse sistema, visto que o acesso às nossas publicações é livre e gratuito. Basta que a pessoa acesse nosso website – www.oconsolador.com |
|
|
De: E. M. (Campo Novo do Parecis, MT)
Sexta-feira, 18 de março de 2022 às 14:44:47
Boa tarde!
Peço intercessão da equipe espiritual me auxiliar, pois minha casa está em desequilíbrio, muita briga, e sinto que estou com meu caminho fechado. Me ajudem a ser servidora de Jesus. Quero doar o que de graça recebi. Não quero nada; só quero ajudar, consciente e protegida, para que Deus me conceda tranquilidade que não tenho
E. M.
Resposta do Editor:
Esta revista não é vinculada a nenhuma casa espírita, que é o local onde problemas como os citados pela leitora podem ser equacionados, recebendo a pessoa a orientação e o apoio de que necessita. Sugerimos, portanto, que a leitora busque apoio numa casa espírita de sua cidade, onde certamente receberá a atenção que seu caso merece.
Caso não exista centro espírita em sua cidade, busque ajuda em qualquer outra instituição em que os ensinamentos de Jesus estejam presentes, não importa a denominação religiosa que ela ostente.
Além disso, não podemos deixar de enfatizar a importância da prece diária e da realização do culto do Evangelho no Lar, pelo menos uma vez na semana. Adotada essa prática, a harmonia no lar será mera consequência. Em caso de dúvida quanto a essa prática, clique aqui |
|
|
De: Londrina Pazeando (Londrina, PR)
Segunda-feira, 21 de março de 2022 às 16:02
Assunto: Livro Pazeando 2022
Sua redação e ou desenho pode fazer parte do Livro Pazeando 2022, virtual e se selecionado do Livro Impresso também.
INSCREVA sua ESCOLA, fale com seu diretor(a):
O que você faz pela Sustentabilidade do Planeta?
Como podemos reduzir o aquecimento Global?
Ficha de inscrição no Word preenchida pelo e-mail londrinapazeando@gmail.com
REGULAMENTO: clique aqui
Gente, VEJA QUE LEGAL … a Turma da Mônica está ajudando a divulgar os ODS e a AGENDA 2030.
Você pode e deve ler o material deles e trabalhar para que sua redação fique ainda melhor. Se diverte, aprende, e se torna um “pacificador e ativista” contribuindo para que Nosso Planeta fique cada vez melhor para habitarmos.
LEIA OS GIBIS NO SITE DELES www.impactaods.org.br
Um abraço, com desejo de Paz.
Luis Claudio Galhardi |
|
|
De: M. P. (Alto Araguaia, MT)
Quinta-feira, 17 de março de 2022 às 14:40:11
Assunto: Especial 382 - Kardec não antecipou Darwin
Temos vários planetas habitados por humanoides...
Não podemos afirmar que Deus criou as estrelas somente para recrear as vistas do ser racional...
A própria vida é incrível. Quando você morrer e não tiver alcançado méritos para evoluir mais diante o cosmo, você terá que nascer de novo para tentar progredir novamente...
M. P. |
|
|
De: Wanderlei Santos (São Paulo, SP)
Domingo, 20 de março de 2022 às 12:29
Olá, caros amigos.
Saudações Kardequianas.
Estamos trazendo esta semana o PROJETO ALLAN KARDEC.
Após a Morte da Madame Rivail no ano de 1883, o grande acervo de manuscritos de Kardec ficou na posse de Pierre Leymarie. Após a dissolução da S/A em 1896, Leymarie levou os manuscritos de Kardec e fundou a Librairie et Editions Leymarie na 42, rue Saint-Jacques, Paris, France no ano de 1897. Estas 3 grandes coleção de manuscritos vieram desta loja de Paris. (A Coleção Forestier, Coleção AKOL, Coleção Canuto Abreu).
APRESENTAÇÃO DO PROJETO ALLAN KARDEC.
O projeto tem por principal objetivo permitir o acesso do público em geral e de pesquisadores a centenas de manuscritos e documentos originais de Allan Kardec, que nunca haviam sido divulgados e editados. Assim, o projeto pretende se tornar referência para fontes históricas primárias ligadas ao pensador francês.
O projeto começou a partir de um convênio entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Fundação Espírita André Luiz (FEAL). A FEAL, que sedia o Centro de Documentação e Obras Raras (CDOR), é responsável pela manutenção do acervo físico e sua digitalização, enquanto a UFJF se responsabiliza pelo armazenamento digital, publicação e análise. O trabalho de transcrição e tradução é feito em parceria pela UFJF e FEAL, contando com a ajuda de pesquisadores de diversas instituições.
Três grandes coleções compõem atualmente o grosso do acervo do projeto Allan Kardec: a coleção Canuto Abreu, a coleção AKOL e a coleção Forestier.
1) Projeto Allan Kardec – A Coleção AKOL
Engenheiro naval e pesquisador espírita, Adair Ribeiro começou a adquirir sua coleção particular de documentos originais do Espiritismo a partir de 2018, garimpando sites de casas de antiquários, sendo a maior parte comprada da célebre Livraria Leymarie, então sob a direção de Philipe Chigot — que adota o sobrenome Leymarie, a exemplo de seu pai (Michel Chigot, dito Michel Leymarie) que comprou a livraria do sócio de Paul Leymarie nos anos 1970. Essa coleção é composta de obras clássicas sobre o Espiritismo e manuscritos e documentos de Kardec, dentre os quais, principalmente cartas, breves anotações e reflexões, bilhetes, transcrição de mensagens com Espíritos, psicografias, algumas destas recebidas na Sociedade Parisiense ou a ela enviadas de diversos outros centros espíritas da Europa, fotografias e pinturas originais.
Para acessar, clique em LINK-1
Ver apresentação da Coleção AKOL. Clique em LINK-2
2) Projeto Allan Kardec – A Coleção Forestier
Outra grande coleção do projeto vem da França e leva o nome de um memorável discípulo do Espiritismo da segunda geração: Hubert Forestier (1901-1971), o sucessor do filantropo espírita Jean Meyer na liderança do movimento espírita francês e demais regiões da Europa. Foi ele quem, na iminência de um saque dos nazistas — que de fato se deu em 1940 — se encarregou de evacuar a Maison des Spirites, levando parte dos documentos kardequianos para sua casa de campo no Sul da França, durante a II Guerra Mundial, e, após seu falecimento, ficando preservados esses documentos sob a tutela de seu filho, Jean Forestier, que em 2007 os entregou a Roger Perez, importante liderança espírita na Europa na passagem do século XX para o seguinte; depois disso, seu principal sucessor, Charles Kempf fez com que essa coleção fosse compartilhada com o Projeto Allan Kardec da UFJF, da qual constam, dentre outros documentos, cartas de Kardec (da época do Prof. Rivail e depois da de codificador espírita), cartas de Madame Kardec, diplomas de Kardec, documentos pessoais (passaporte, alistamento militar etc.)
Para acessar, clique em LINK-3
Ver apresentação do Acervo Forestier. Clique em LINK-4
3) Projeto Allan Kardec - Coleção Canuto Abreu:
Silvino Canuto Abreu (1892-1980) foi um advogado, farmacêutico e médico, além de um notável pesquisador espírita e atuante divulgador do Espiritismo. Entre outras obras, destaca-se O Livro dos Espíritos e sua tradição Histórica e Lendária. Atraído pelo forte interesse nos registros históricos acerca dos fenômenos espirituais, metapsíquicos e paranormais, ele viajou esmiuçando bibliotecas e museus de diversas partes do mundo, especialmente o Museu Britânico, o Museu do Vaticano e a Biblioteca Nacional da França, coletando dados, adquirindo peças e assim formou uma riquíssima biblioteca pessoal. Seus herdeiros então idealizaram a fundação de um instituto para preservar a sua memória e a sua obra — o Instituto Canuto Abreu. O empréstimo dessa coleção chegou a ser negociado com a Federação Espírita Brasileira para ser disposta num Museu Espírita em São Paulo, todavia esse planejamento não resultou em efetividade, vindo enfim a alcançar êxito com o acordo firmado com a FEAL, até chegar à parceria com o projeto da UFJF.
Essa coleção compreende uma biblioteca, contendo obras clássicas sobre o Cristianismo, o Magnetismo Animal, o Sonambulismo e o Espiritismo, manuscritos e documentos de Canuto Abreu e manuscritos e documentos de Kardec, dos quais constam principalmente de cartas e rascunhos de resposta a correspondências diversas, de breves anotações e reflexões, de preparações de preces e de evocações, algumas destas provavelmente utilizadas nas constantes sessões mediúnicas da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas ou em sessões mediúnicas particulares.
Para acessar, clique em LINK-5
Ver apresentação da Coleção CANUTO ABREU. Clique em LINK-6
A luta segue.
Wanderlei |
|