De: Leo Martins (Gravataí, RS)
Terça-feira, 29 de março de 2022 às 11:47:07
Quando temos uma bela mediunidade, cuja matéria tem um magnífico mentor, o qual usa a matéria para realizar trabalhos, mas a matéria não tem comportamentos ou atitudes enquadrados nos desígnios divinos, qual o comportamento do mentor? Ele se afasta?
No aguardo de suas habituais respostas, desde já agradeço.
Leo Martins
Resposta do Editor:
A resposta dada à questão 495 d´O Livro dos Espíritos elucida bem a pergunta formulada pelo leitor. Kardec indagou se pode o Espírito protetor abandonar seu protegido por este mostrar-se rebelde aos seus conselhos. Os instrutores espirituais responderam: “Afasta-se, quando vê que seus conselhos são inúteis e que mais forte é, no seu protegido, a decisão de submeter-se à influência dos Espíritos inferiores. Mas não o abandona completamente e sempre se faz ouvir. É então o homem quem tapa os ouvidos. O protetor volta desde que este o chame.”
A explicação fica ainda mais clara com a leitura das questões 496, 497 e 498 do mesmo livro.
Quanto ao procedimento adotado pelos mentores dos médiuns, dá-se o mesmo, mas aí entra um outro fator, que é a necessidade de sintonia entre o comunicante e o medianeiro. Se este passa a ter uma vida desregrada, é óbvio que a comunicação se torna inviável.
O livro Trilhas da Libertação, psicografado por Divaldo Franco, publicado em 1995, apresenta-nos um caso assim, no qual o Espírito se afastou da tarefa, em face do comportamento lamentável que o médium passou a ter em determinada fase de sua vida. Para quem não conhece essa obra, informamos que ela foi objeto de estudo metódico e sequencial em nossa revista. Para ver a primeira parte desse estudo, clique aqui |
|
|
De: Roberto Luiz Coelho (Rio de Janeiro, RJ)
Segunda-feira, 28 de março de 2022 às 17:33:00
Kardec nos orienta que a mediunidade é inerente ao homem (o homem reencarna mais ou menos médium). Pergunto: A mediunidade acompanha o homem em todas as reencarnações no Planeta Terra? Gostaria muito ser orientado neste sentido.
Desde já agradeço.
Muita paz.
Roberto Luiz Coelho
Resposta do Editor:
No e-book Médiuns são somente os que sentem a influência dos Espíritos?, publicado na última quarta-feira pela EVOC (a Editora da revista O Consolador), Paulo Neto nos lembra que Allan Kardec classifica o médium em duas categorias: médium no sentido amplo e médium no sentido restrito. O download do e-book, como ocorre com todas as publicações da EVOC, é livre e gratuito. Para baixá-lo, clique aqui
É provável que mediunidade no sentido amplo seja algo comum nas sucessivas existências que todos venhamos a ter neste planeta.
Quanto à mediunidade no sentido restrito, é bom termos em mente a resposta dada pelos Espíritos no item 226 (1ª pergunta), do capítulo XX, d’ O Livro dos Médiuns, em que é dito que “a faculdade propriamente dita se radica no organismo; independe do moral”.
Pode ser, pois, que determinado médium não tenha numa futura existência as mesmas condições orgânicas para que venha a atuar na área mediúnica, o que é salutar, visto que no processo evolutivo, a caminho da ciência do infinito, é preciso que nos exercitemos nas mais diferentes áreas do conhecimento e do trabalho no mundo em que vivermos. |
|
|
De: Maurivan Dias Marinho (Marabá, PA)
Segunda-feira, 28 de março de 2022 às 20:33:26
Assunto: Jogos de azar
Boa noite, tudo joia?!
Gostaria de saber mais a respeito do jogo de azar como loteria, algo que me preocupa muito. Sou espírita desde 1987.
Muito agradeço.
Maurivan Dias Marinho
Resposta do Editor:
Como muitos sabem, Paulo de Tarso advertiu-nos em conhecida epístola que tudo na vida nos é lícito, mas nem tudo nos convém.
Os jogos de azar geram uma série de efeitos negativos, tanto naqueles que costumam ser contemplados com a chamada sorte no jogo, como naqueles que despendem nessa prática recursos vultosos desviados do orçamento doméstico, fato que chega, em muitos casos, a levá-los à ruína econômica e financeira.
O tema jogos de azar já foi examinado nesta revista, especialmente na edição 506, cuja leitura recomendamos ao leitor e a todos que se interessem pelo assunto. Para acessar o texto então publicado, clique aqui |
|
|
De: Marinei F. Rezende (Londrina, PR)
Quinta-feira, 24 de março de 2022 às 11:14
Assunto: Divulgação de posts espíritas pelo WhatsApp
Estimados amigos.
Que a paz de Jesus esteja sempre presente em seu lar e em sua vida.
Pensando na importância do estudo espírita, pois sabemos que consolam corações, principalmente nos dias de hoje, criei um grupo no WhatsApp cujo objetivo é a divulgação em tempo real de posts espíritas, com diversos temas doutrinários.
Caso você possa colaborar nessa divulgação e integrar o mencionado grupo, clique aqui: Link-1
Ciente do seu interesse na divulgação dos ensinos espíritas, peço-lhe - além de sua integração no grupo - que transmita este pedido às pessoas de suas relações que igualmente entendam a importância da disseminação da doutrina que tanto bem faz a todos nós.
Muito obrigado desde já por sua atenção e pelo acolhimento a este pedido.
Marinei F. Rezende |
|
|
De: Luiz Carlos Formiga (Rio de Janeiro, RJ)
Quarta-feira, 30 de março e 2022 às 16:37
Assunto: Amar e volitar
Amar e Volitar
Um De-Lírio ou sonho desejado?
Imagine-se voando como ser alado
Não sabe volitar? Não fique revoltado!
Após a morte, pouco evoluídos, não conseguimos voar.
Muitos usam o aeróbus para poder se transportar.
O segredo é evoluir e em Espírito de Luz se transformar.
A porta do sucesso se abre com o verbo Amar, disse Ele.
O modelo e guia que dividiu o tempo. Antes e depois Dele.
(Leia mais: Recanto das Letras - clique aqui.)
Luiz Carlos Formiga |
|
|
De: Daisy Catarina de Jesus (Santos, SP)
Quarta-feira, 30 de março de 2022 às 3:32:07
Assunto: Especial 399 - Fisiologia da reencarnação - Parte 2 e final
Caro Sr. Ricardo Baesso de Oliveira.
Meu muito obrigado pelo esclarecimento que recebi através desta matéria.
Jesus te abençoe sempre!
Daisy Catarina de Jesus |
|
|
De: Raimundo Moreira Lima Neto (São José de Ribamar, MA)
Segunda-feira, 28 de março de 2022 às 22:19:01
Assunto: Caso Phineas Gage
Continuei pesquisando sobre Phineas Gage e pude entender fazendo comparação com o sistema de computador do carro: quando um sensor fica danificado todo o carro fica estranho. Tudo indica que o "sensor" - uma área do cérebro - foi danificada e tudo ficou desorganizado. Pela resposta d’O Consolador é algo parecido. Parece ser uma questão de isoorfismo dos sistemas.
Agradeço a resposta d'O Consolador e vou continuar estudando. Nossa vida é instruir-se, tornarmos melhores humanos E NOS espiritizarmos.
Raimundo Moreira Lima Neto |
|
|
De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)
Terça-feira, 29 de março de 2022 às 21:24
Assunto: O subconsciente e os sonhos
Curta o Jornal Mundo Maior no Facebook: Jornal no facebook
Acesse o site do Jornal Mundo Maior -website mundo maior - e leia mensagens como esta que adiante transcrevemos:
“Ninguém espere milagres de ocasião, no que diz respeito à programação da própria vida, cada qual respira, no clima onde reside, o ar que elabora.
A mudança psíquica de uma paisagem perniciosa, para outra de qualidade superior, demanda tempo e esforço, algumas vezes, durante a reprogramação, ocorrem as invasões das ideias-hábitos, interferindo negativamente e desviando o centro de atenção que se quer preservar.
Amorosamente, deve-se retornar ao pensamento inicial motivador da experiência em desenvolvimento, até criar novos padrões de conduta mental, que se estabelecem naturais, fomentando o equilíbrio psíquico e emocional.
Dessa forma, poder-se-á, parafraseando o velho ditado popular, assegurar:- "Dize-me o que sonhas e eu te direi quem és e qual futuro terás."
É necessário, portanto, tomar conhecimento da mente, aprofundar recordações, eliminar temores e angustias, corrigir a preferência de modelos, ser positivo, afeiçoando-se ao ético e ao saudável.
Cada um é o construtor da sua realidade, afirmando-se e desembaraçando-se das amarras prejudiciais a que se deixou atar.
Esse trabalho de libertação tem início no pensamento, sob a ação do desejo continuado, vitalizado pela certeza do êxito próximo.
Para a superação dos limites, autossatisfação e realizações felizes, é que o Espírito se reencarna na terra, crescendo a esforço pessoal com tenacidade e valor moral.” (Redação do Jornal Mundo Maior)
Fraternalmente,
Editor do Jornal Mundo Maior |
|
|
De: Airton Schmidt de Azevedo (Navegantes, SC)
Domingo, 27 de março de 2022 às 11:08:49
Bom dia, que a paz esteja conosco com o fim da guerra.
Meu amigo, ao ler a edição da revista, concordei com as colocações do Sr. Marcus De Mario quanto à denominação e tratamento que são dados à doutrina espírita. Quando tratam a doutrina de Kardecista, estão querendo, no meu entendimento, separar a doutrina das religiões Afro. Há poucos dias, um pastor fez algumas críticas a Chico Xavier com as colocações de Espiritismo kardecista, aonde ele aborda o livro "O que é o Espiritismo" demonstrando que desconhece toda a essência que a diferencia das demais religiões, que são confundidas pelo fato de elas praticarem a mediunidade.
Um abraço.
Airton Schmidt de Azevedo |
|