Entrevista

por Orson Peter Carrara

Nascida no interior do Rio de Janeiro, editora expande sua atuação

Natural de Campos dos Goytacazes/RJ, onde também reside, Murilo Viana (foto) é bacharel em Direito e graduado em Marketing. Trabalha como editor na editora Letra Espírita, em que é responsável pelo setor de marketing. Nesta entrevista, ela nos fala sobre sua experiência editorial.

Como se tornou espírita?

Nasci em lar espírita, então tive contato com o Espiritismo desde que nasci. Para mim é tudo muito natural em virtude disso.

Como foi chegar a uma editora?

É um universo totalmente novo e diferente, mas que fui descobrindo junto com a equipe do Letra Espírita. Eu já trabalhava no Letra Espírita na área de comunicação quando surgiu a inspiração pelos amigos espirituais de que era a hora de iniciarmos o trabalho como editora e me foi concedida a responsabilidade de ficar à frente deste projeto para trazê-lo à tona no plano terreno. Com auxílio de parceiros diversos, fomos recebendo as orientações e esclarecimentos necessários para a concretização deste projeto, e, em paralelo, fui estudando, pesquisando e aprendendo por conta própria. Todo o trabalho editorial inicialmente era terceirizado e somente eu trabalhava neste setor, até então novo no Letra Espírita, que já atuava há quase duas décadas como clube de assinatura de livros. Agora, estamos nos consolidando e possuo uma equipe que trabalha comigo, passando com isso todo o trabalho da editora a ser realizado inteiramente por uma equipe própria, dentro do Letra Espírita.

Como profissional de uma editora, o que mais lhe chama atenção nessa atividade?

A complexidade que consiste na publicação e distribuição de um livro. Do original até a obra final que chega ao leitor é um processo extremamente complexo e com inúmeras etapas, inimagináveis para o público leitor. Todo esse processo engloba análises doutrinárias, revisões, ajustes diversos, diagramação, impressão, publicação, distribuição, dentre outras etapas. É realmente surpreendente acompanhar tudo isso e ver como uma pedra bruta que é o original se transforma em um diamante, que é o livro publicado.

Com a retração do mercado editorial, como você enxerga essa mudança de panorama, inclusive com a redução do hábito de ler?

Com a pandemia realmente houve uma retração grande no mercado editorial como um todo (espírita e não espírita) quanto ao lançamento de obras impressas em virtude do fechamento das livrarias, e um maior investimento em tiragens por demanda e e-books. Estas mudanças e adaptações ocorrem com frequência e toda editora precisa estar aberta a rever suas estratégias e posicionamento no mercado. A adaptação a novas realidades é essencial e para isso é preciso ter um olhar técnico e profissional atento a novas perspectivas. Quanto a uma redução do hábito da leitura, pode ter ocorrido no mercado como um todo, mas no mercado espírita, ao contrário, neste período de tanto sofrimento, entendo que houve uma maior busca pela espiritualidade e pela leitura espírita; pelo menos esta é a percepção que tenho tido até o presente momento.

De autores e títulos, o que gostaria de destacar?

A editora Letra Espírita tem como característica o lançamento de novos autores no mercado. Nomes como Evelyn Freire de Carvalho, Gabrielle Biondi e Geane Oliveira Lanes participaram do projeto Novos Autores, lançado pela nossa editora e já se tornaram referências na literatura atual. Evelyn foi uma das autoras mais vendidas do ano de 2020 e a obra Doutrina Espírita Sem Segredos, que inicia a série literária Conhecendo o Espiritismo, ganhou repercussão internacional, sendo lançada em inglês no ano de 2021. Gabrielle com seu lançamento Despindo a Morte bateu recorde de vendas em pleno pico da pandemia, sendo considerada por muitos leitores como uma “nova promessa” dos romances espíritas, comparada a autoras de grande sucesso como Zíbia Gasparetto, ganhando uma legião de leitores. Já Geane teve uma excelente repercussão com seus romances Metamorfose e Para Sempre Irmãos, que, apesar de histórias independentes, fazem parte de um mesmo universo literário incrivelmente desenvolvido pelo autor espiritual Agnel.

Além deste projeto a editora buscou autores renomados para participar da equipe, como, por exemplo, José Lázaro Boberg, Eliane Macarini, Roberto de Carvalho e Fátima Moura, cujo lançamento Alguém Me Viu Aqui foi tão bem aceito que irá ser adaptado para peça de teatro a partir deste ano de 2022.

O trabalho em conjunto de autores novos e consagrados deu muito certo e no ano de 2021, em seu segundo ano de atividades, a Letra Espírita se consolidou como a editora com maior número de obras lançadas e a segunda com maior número de livros impressos no país, dentro do nicho espírita. A incrível repercussão dos nossos livros tem chamado atenção do mercado não espírita e ajudado a levar o Espiritismo para as massas.

Nos contatos com autores, o que mais lhe chama atenção?

Cada relação é única e com suas particularidades, mas algo que todos os autores possuem em comum é o desejo de realizar um bom trabalho para a divulgação espírita e a responsabilidade que possuem para com os conteúdos doutrinários da obra. A confiança que depositam na editora também é algo que nos deixa muito satisfeitos e felizes, uma vez que possuem receptividade para as orientações doutrinárias, quando necessárias.

Nos contatos comerciais com distribuidores, inclusive de conteúdos espíritas, o que gostaria de destacar?

Não é um trabalho tão fácil quanto parece ser, infelizmente. Tantos distribuidores espíritas quanto não espíritas possuem suas burocracias e as negociações são bastante complexas e demanda, por vezes, meses. Inúmeras reuniões, acordos e contratos são necessários para podermos conseguir ter a oportunidade de colocar o livro para vender em qualquer lugar que seja. Dentro do movimento espírita há uma forte resistência a novas obras, autores e editoras, barreira esta que tentamos quebrar buscando parcerias e apoio de centros espíritas e federativas, mas infelizmente não é tão fácil conseguir estes apoios. Vivemos um ciclo de sempre ler, estudar e divulgar as mesmas obras, dos mesmos autores. Precisamos continuar a estudar os clássicos da literatura, mas abrir espaço para novas ideias e novos ensinamentos que estejam adequados com a codificação. Um autor clássico um dia foi um novo autor, com isso, não há motivo de não valorizar o novo autor, porém, a editora Letra Espírita está disposta e aberta a ajudar e a se engajar com o movimento espírita brasileiro para ampliar e fortalecer a divulgação da Doutrina no Brasil e no mundo.

Desejamos verdadeiramente ter a oportunidade de obtermos a abertura para isso, basta desejarem nos ter como parceiros. Além disso, buscamos também trabalhar junto à massa não espírita para orientá-la e ensinar para quem deseja e não está inserido dentro de nossa bolha, e temos aos poucos e com muita luta conseguido parceria com distribuidores não espíritas para quebrar a barreira do preconceito que o livro espírita sofre, em prol da edificação da humanidade por meio dos ensinamentos que os amigos espirituais nos trazem. Nós temos uma missão orientada pela Espiritualidade e seguiremos buscando trabalhar por ela.

O que sua experiência editorial lhe diz especificamente sobre a literatura espírita?

A literatura espírita é um manancial de luz e sabedoria. O livro espírita é mais que um material impresso (ou digital), é consolo, é orientação. Recebemos com regular frequência relatos emocionantes dos assinantes do Clube do Livro Letra Espírita, nos quais contam histórias de como o recebimento dos livros os ajudou a superar alguma dificuldade. Em virtude disso, o nosso atual nosso slogan, lançado no aniversário de 21 anos do Letra Espírita, é: iluminando almas e transformando vidas.

Das lembranças desses anos de experiência, o que ficou de mais marcante?

Uma das experiências mais interessantes foi quando nos veio a inspiração para lançar a editora Letra Espírita. Lançamos então a primeira campanha novos autores, e neste mesmo período a Evelyn Freire estava buscando uma editora porque recebeu a inspiração de que era hora de publicar o seu primeiro livro. Nós, do interior do Rio de Janeiro buscando um autor e ela do Amazonas, buscando uma editora, desconhecidos que se encontraram com objetivos que se cruzavam e ambos orientados pela Espiritualidade, simultaneamente. Nasceu então a editora Letra Espírita com o lançamento de Doutrina Espírita Sem Segredos, e, incrivelmente, todo o processo deu-se em menos de 6 meses. Desde nosso primeiro contato até a publicação da obra. Um tempo recorde e todas as questões que surgiam, apareciam as soluções por meio da inspiração dos amigos espirituais.

Outra experiência interessante que tivemos foi quando uma colaboradora de nossa equipe, que é médium, nos descreveu uma experiência que teve ao visitar a sede espiritual do Letra Espírita. Na ocasião ela conversou com trabalhadores espirituais que trabalhavam na arrumação de um novo título, ela então questionou que aquele livro não havia sido lançado, bem como questionou que estava tudo um tanto diferente no Letra Espírita. Eles então responderam que espiritualmente a sede era mais avançada do que a que atualmente temos no plano físico e que aquela obra, que lá já se encontrava, seria por nós trabalhada dentro de algum tempo, mas já estava em pronta no plano espiritual. No momento oportuno seria a hora de trazermos ao plano terreno, por meio do autor que seria preparado para isso.

Outro relato emocionante foi de um espírito amigo, que foi socorrido pela equipe do Letra Espírita durante reuniões de socorro espiritual, que, após recuperado, enviou uma mensagem agradecendo pelo auxílio recebido e que iria passar a ser um trabalhador espiritual do Letra Espírita. Ele nos informou, de forma muito grata, que recebeu o tratamento necessário e estava participando de grupos de estudos sobre o Espiritismo e que todas as nossas lives, estudos e encontros realizados pela internet pelos canais do Letra Espírita, eram “retransmitidos” para turmas de espíritos no plano espiritual, que se reuniam em salas de aulas e nos assistiam por uma espécie de tela, equiparando-se a aulas telepresenciais e que nossos livros também eram distribuídos e estudados em turmas de estudo.

Suas palavras finais.

Gostaria de imensamente agradecer a oportunidade e o convite de brevemente comentar sobre meu trabalho e sobre o projeto da editora Letra Espírita. Que Jesus possa nos abençoar a todos e que unidos possamos trabalhar em prol do Evangelho do Cristo Redivivo por meio do Espiritismo.

 
 

 

     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita