Livros - Lançamentos

por José Carlos Munhoz Pinto

Esta página é meramente informativa. Nem todos os livros aqui divulgados seguem, com rigor, os princípios e ensinamentos da Doutrina Espírita.

As descrições, comentários ou críticas de cada livro foram obtidas nos sites das editoras responsáveis e, por isso, não refletem nossa opinião a respeito deles.

Esta revista não os referencia nem os desaconselha e deixa que o leitor atento os avalie com imparcialidade e espírito crítico.


Personalidades Enfermas
Um modelo espírita dos transtornos mentais
De Chrystian Barroso Chaves, Ely Edison da Silva Matos e Ricardo Baesso de Oliveira
Editora Virtual O Consolador
Publicado em 25 de maio de 2022 pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, esta obra é de autoria de três estudiosos espíritas vinculados ao movimento espírita da cidade de Juiz de Fora, na zona da mata mineira.
Chrystian Barroso Chaves, psicólogo, é colaborador da comunidade virtual espirita.info e do Instituto de Difusão Espírita de Juiz de Fora.
Ely Matos, profissional na área de Tecnologia da Informação na Universidade Federal de Juiz de Fora, é fundador do website http://espirita.info e coautor do livro Jesus segundo o Espiritismo.
Ricardo Baesso de Oliveira, médico, membro do Conselho Editorial da revista O Consolador, é autor do e-book O sentido da reencarnação, publicado pela EVOC e coautor dos livros Breve história de todos nós, Que somos nós e Jesus segundo o Espiritismo.
As últimas décadas têm-se caracterizado por grande movimento de ideias referentes ao estudo dos transtornos mentais. Muitos conceitos estão sendo revistos, considerando as recentes descobertas das neurociências. Os estudos de imagem do sistema nervoso central, a genética comportamental, a psicologia evolucionária e a psicofarmacologia renovaram paradigmas e mudaram profundamente o entendimento sobre as enfermidades da mente.

O estudo apresentado neste livro tem por objetivo oferecer um texto que entrelace as ideias já consagradas pela Doutrina Espírita aos modernos conceitos de psicopatologia, buscando uma síntese que satisfaça o nosso desejo de melhor compreensão desse tema.

Os autores examinam particularmente elementos que não são ainda reconhecidos pela ciência oficial, mas se valem dela, para dar ao estudo dos transtornos mentais um caráter ampliado, esclarecedor e consolador.

A mensagem principal deste estudo é esta: os transtornos mentais devem ser entendidos como o resultado da interação complexa de um Espírito com tendências instintivas disfuncionais, corporificado em um dado contexto físico, ambiental e espiritual.

Na conclusão, os autores discutem as possíveis críticas feitas ao Modelo biopsicossocioespiritual e buscam mostrar como uma proposta de vida ética, sadia, justa e generosa pode contribuir na prevenção e na resolução desses transtornos, tanto quanto a amorosidade, a perseverança e a fé podem auxiliar aqueles que assumiram a difícil tarefa de cuidar das personalidades enfermas.
 
 


 

 


Iniciação à Doutrina Espírita 4
ASPECTO FILOSÓFICO DO ESPIRITISMO
De Astolfo Olegário de Oliveira Filho
Editora Virtual O Consolador

Publicado no dia 28 de abril de 2022, o e-book “Iniciação à Doutrina Espírita: 4 – Aspecto Filosófico do Espiritismo” é de autoria de Astolfo Olegário de Oliveira Filho, diretor de redação do jornal espírita “O Imortal” e da revista espírita O Consolador.

São do mesmo autor os e-books “20 Lições sobre Mediunidade” e “Lições para ontem, hoje e amanhã”, bem como os volumes 1, 2 e 3 da série “Iniciação à Doutrina Espírita”, todos publicados pela EVOC – Editora Virtual O Consolador.

O e-book ora publicado, que é o 4º volume da série “Iniciação à Doutrina Espírita”, é formado por 30 capítulos.

Na obra são focalizados inúmeros temas e questões diretamente relacionados com o chamado aspecto filosófico do Espiritismo. Entre esses temas e questões, são objeto de capítulos específicos no livro, entre outros:

- A existência de Deus

- Materialismo e panteísmo

- Formação dos mundos e dos seres vivos

- Pluralidade dos mundos habitados

- Inteligência e instinto

- Escala espírita

- Erraticidade

- Ocupações e missões dos Espíritos

- Reencarnação e suas provas

- Perturbação espiritual depois da morte

- As penas eternas na visão espírita

- Determinismo e fatalidade

- Livre-arbítrio

- A infância.

A capa da obra foi gentilmente concebida e elaborada pela artista plástica Cláudia Rezende Barbeiro, de Londrina (PR), a quem agradecemos.
 
 


 

 


Morro do Pai Inácio
De: Isadino José dos Santos
Editora: Letra Espírita

Em razão da arrogância desenfreada e dominado pelo ciúme, Bartolomeu arquitetou um plano que acabou por ceifar, pelas mãos do ganancioso Coronel Tertuliano, a vida de sua esposa, Mariana, bem como a do filho que ela carregava. Aturdido e desequilibrado, também interrompe, ainda que não intencionalmente, a vida de seu próprio pai. Como esperado, após a desencarnação, Bartolomeu vagou por regiões trevosas durante várias décadas, nas quais enfrentou sofrimentos terríveis. Entretanto, o nosso Criador, em Sua misericordiosa e justa bondade, ofertou-lhe a oportunidade de uma nova reencarnação, agora como Inácio, na condição de escravizado, para que tivesse outra chance de se redimir com aqueles espíritos a quem outrora infligiu tantas dores. Ambientada no sertão baiano, Morro do Pai Inácio nos ensina que todo ato praticado contra a Lei Divina provoca um desequilíbrio que precisa ser reparado. No entanto, as penalidades não são eternas, pois o objetivo é apenas restabelecer o equilíbrio, e o cumprimento de tais penas fica subordinado ao livre-arbítrio de cada um, podendo ser abreviado pelo sincero arrependimento e pelo desejo de reparação.


Recordações de um quase morto
De Umberto Fabbri
Espírito: Gabriel Fernandes

Editora: Letra Espírita

Uma luz no fim do túnel, uma parte de si suspensa no alto da sala, consciência de tudo ao redor, a vida sendo lembrada tal qual um filme, o próprio corpo deitado numa cama de hospital... Essas e outras situações representam narrativas comuns a todos que tiveram uma experiência de quase-morte (também conhecida como EQM). O que não é comum é a continuidade dessas sensações, mesmo após a alta médica e o retorno do “quase morto” ao lar. Enzo acabara de passar por uma EQM e voltou para casa, mas as coisas não estavam normais para ele. O que estaria acontecendo com Enzo? Estaria mesmo vivo? Qual a explicação para tudo o que sentia e experimentava? Podemos nos sentir satisfeitos com aquilo que a ciência humana nos diz? Quantas estratégias haverá para reconhecermos que a evolução espiritual é permanente e necessária? Descubra com Enzo, essa personagem viva e fascinante, que a vida encontra caminhos para nos conduzir à superação e à seara divina, mesmo quando os nossos passos transitem por dimensões que estão além dessa nossa existência terrena.


Felicidade é um problema sério
De: Dennis Prager
Editora:
Caso dos Espíritos
Não estamos completamente satisfeitos com coisa alguma. É pequena a correlação entre as circunstâncias da vida das pessoas e quão felizes elas são. Este é um manual de reparo da natureza humana que nos deveria ser oferecido já no nascimento. Quando você pergunta às pessoas sobre os valores que lhes são mais caros, “felicidade” está sempre no topo da lista. Contudo, a infelicidade não parece ser a exceção hoje em dia — aliás, está mais para ser considerada a regra. Por quê? Porque a natureza humana é insaciável! A fim de sermos felizes, primeiramente temos de batalhar contra nossas próprias inclinações. Felicidade é uma obrigação — que você deve a si próprio e aos outros. Não somente temos o direito, mas também o dever de sermos felizes. Nossa felicidade influencia a vida de todos ao nosso redor e, ainda, é capaz de criar um ambiente propício para que progridam e, igualmente, sejam felizes.

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita