Na reencarnação,
o corpo é sempre
outro e novo
Pela Bíblia, é o
Espírito que
ressuscita e não
o corpo.
“Semeia-se corpo
animal,
ressuscita o
corpo
espiritual” (1
Coríntios
15:44).
Sem querer
ofender os
teólogos antigos
e os que os
seguem, concordo
com Kardec: “A
ressurreição é a
própria
reencarnação do
espírito” (“O
Evangelho
Segundo o
Espiritismo”,
capítulo 4, item
4). Também os
judeus do tempo
de Jesus, como
vemos na Bíblia,
entendiam a
ressurreição
como a
reencarnação. É
por isso que, no
Concílio
Ecumênico de
Constantinopla,
em 553,
convocado e
dirigido pelo
imperador
Justiniano, a
reencarnação foi
condenada. Na
verdade, foi
condenada a
preexistência do
espírito antes
da concepção do
corpo no ventre
materno. Mas sem
a preexistência
do espírito, não
pode haver a
reencarnação. E
assim, a
reencarnação
ficou também
condenada. Será
que foi por
cochilo dos
teólogos?
Jeremias
defendeu essa
preexistência da
alma ou
espírito.
“Jeremias, antes
que eu te
formasse no
ventre materno,
eu te conheci, e
antes que
saísses da
madre, te
consagrei e te
constituí
profeta às
nações”
(Jeremias 1: 5).
Outra passagem
muito conhecida
do Novo
Testamento diz
que o povo
pensava que
Jesus fosse a
ressurreição
(reencarnação)
de João Batista,
Elias, Jeremias
ou de qualquer
outro dos
antigos profetas
(Lucas 9: 18
e19). Ora, o
corpo de Jesus
não era o corpo
de nenhum desses
profetas. Logo,
a volta de
qualquer um
deles era
reencarnação...
Nela, como já
vimos, chamada
entre os judeus
de ressurreição,
o corpo é mesmo
sempre outro. E
é isso que
caracteriza a
ressurreição
como sendo uma
reencarnação (palingenesia)
entre eles nos
tempos de Jesus
e dos apóstolos,
o que, aliás, é
uma verdade
hoje. Outro
exemplo: Jesus
estava muito
falado, pois
eram admiráveis
os chamados
milagres que Ele
fazia. E Herodes
disse que Jesus
deveria ser João
Batista
‘ressuscitado’
que ele mandou
degolar (São
Mateus 14: 1 e
2).
Reflitam comigo,
meus queridos
leitores e
minhas queridas
leitoras. Na
visão de Herodes
sobre a
ressurreição, o
corpo de João
Batista estava
enterrado no
cemitério, e
foi, pois, o
espírito dele
que ressuscitou
noutro corpo, ou
seja, o corpo de
Jesus, o que
confirma o que
dissemos: na
reencarnação, o
corpo em que
ressurge o
espírito é
sempre outro
corpo e não
aquele anterior
em que o
espírito esteve
encarnado.
Herodes estava
errado, pois,
Jesus não era
reencarnação de
João Batista,
mas estava certo
por pensar que a
reencarnação ou
a ressurreição
do espírito é
sempre em outro
corpo, o que
quer dizer que a
ressurreição,
como a
reencarnação, é
do espírito na
carne, e não da
carne, como diz
um dogma que
respeitamos, mas
que não é
verdade. Ora, se
Herodes entendia
assim a
ressurreição
como sendo
reencarnação, os
judeus
contemporâneos
dele deveriam
também assim
entendê-la...