Cinco-marias

por Eugênia Pickina

 

Estimule a criatividade do seu filho


Criar uma criança é fácil, basta satisfazer-lhe as vontades. Educar é trabalhoso
. Içami Tiba


Crianças têm, naturalmente,  curiosidade  e uma ampla variedade de interesses. Se o seu filho quer tocar piano, desenhar e explorar o fundo do mar, e tudo ao mesmo tempo, não se preocupe pela atenção difusa. Use isso a favor dele, pois, na infância, quanto mais experiências distintas as crianças têm, melhor.

Embora sejamos produto de uma cultura que não valoriza o erro, desprezando o valor da experiência, sempre que puder, tente levar as crianças a museus de arte, história natural e astronomia ou, ainda,  mostrar a elas os seus filmes preferidos. Além disso, viajar em família, buscando comentar sobre a arquitetura da cidade,  as características das arvores e dos animais  por ali. Sim, apresentar o mundo ao seu filho é essencial para continuar motivando inteligência, criatividade.

Sabemos que é impossível não se preocupar com os filhos e querer guiá-los quando são pequenos, e isso é indispensável para o crescimento deles. Mas, cuidado com a superproteção, pois ela tende a castrar a criatividade da criança, impedindo-a de crescer em direção  a uma autonomia robusta e saudável.


Duas dicas para estimular a criatividade do seu filho

1- Rotina é bom, mas, às vezes, quebrá-la pode ser estimulante. E não é preciso tirar férias para longe: um piquenique em um parque, uma ida ao teatro, um evento aberto da sua cidade… já é mais do que suficiente. A sugestão  é aproveitar momentos como o final de semana em que há mais tempo livre.

2- Criatividade e arte andam juntas. Estimule seu filho para as distintas linguagens artísticas: desenho, pintura, encenação, canto, poesia… A arte e a criatividade sempre estão ligadas e trabalham todos os sentidos, além de estimular a expressão. Veja algumas sugestões: deixe sempre à mão folhas e um estojo com giz de cera, lápis de cor, canetinhas. Livros com desenhos já prontos para colorir são ótimas opções para carregar na bolsa da família ou na mochila da criança; evite a tentação de dar o celular ou o tablet para seu filho, pois passar o dia em frente à telinha ou à telona não é o ideal. Prefira brinquedos criativos, que desafiem e estimulem a inteligência do seu filho: jogos de lógica e brinquedos que fujam do convencional são uma boa pedida, pois já são criados com o intuito de estimular a criança.


Notinhas

No dia a dia procure não embaraçar a curiosidade do seu filho. Para que ele possa ser criativo, é fundamental que seja também curioso. Estimule o questionamento, respondendo as perguntas feitas. Quando não souber a resposta, busque a solução juntamente com seu filho. Dê o exemplo e mostre que a sede pelo aprendizado também é algo vivo dentro de você.

 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita