De: Domingos Antero da Silva (Limeira, SP)
Segunda-feira, 1º de agosto de 2022 às 12:57:50
Quando lemos na Bíblia sobre Moisés, alguns pontos nos chamam a atenção.
No caso da sarça em chamas, "Deus fala com Moisés" e ordena que ele vá libertar o povo hebreu que estava escravizado no Egito. Também na entrega dos 10 mandamentos, por duas vezes, pois na primeira vez Moisés destrói as tábuas da lei, também Deus fala com Moisés.
Sabendo da imensidão do Universo e que Deus é muito maior, como a Doutrina Espírita explica estes contatos; era Deus mesmo?
Domingos
Resposta do Editor:
O saudoso professor J. Herculano Pires, em seu livro Visão Espírita da Bíblia, examinou as questões suscitadas pelo prezado leitor.
Segundo seu pensamento, Jeová era o Espírito protetor de Israel, que se apresentava como Deus, porque a mentalidade dos povos do tempo era mitológica e os Espíritos eram considerados deuses.
Sobre o episódio da sarça ardente, ele lembra o que está registrado no livro de Atos: “A estas palavras, Moisés fugiu. E esteve como estrangeiro na terra de Madiã, onde teve dois filhos. Passados quarenta anos, apareceu-lhe no deserto do monte Sinai um anjo, na chama duma sarça ardente.” (Atos 7:29-30)
A respeito da recepção do Decálogo, Herculano escreveu: “As leis morais da Bíblia podem ser resumidas nos Dez Mandamentos. Mas esses mandamentos nada têm de transcendentes. São regras normais de vida para um povo de pastores e agricultores, com pormenores que fazem rir o homem de hoje. Por isso, os mandamentos são hoje apresentados em resumo. O Espírito que ditou essas leis a Moisés, no Sinai, era o guia espiritual da família de Abrão, Isaac e Jacob, mais tarde transformado no Deus de Israel. Desempenhando uma elevada missão, esse Espírito preparava o povo judeu para o monoteísmo, a crença num só Deus, pois os deuses da antiguidade eram muitos.” (Visão Espírita da Bíblia, capítulo 4.) |
|
|
De: André Luís Medeiros de Paiva (Recife, PE)
Domingo, 31 de julho de 2022 às 19:41:30
Há na literatura médica relato de pacientes transplantados que adquiriram habilidades do doador. Sei que a memória está no perispírito. Mas como se pode transferir habilidades de um ser para um outro por um órgão?
André Luís
Resposta do Editor:
Desconhecemos a existência de estudos espíritas confiáveis que nos permitam responder à pergunta formulada pelo leitor. Caso algum estudioso espírita tenha a resposta, esta revista estará aberta para publicá-la. O contato com a redação desta revista pode ser feito por este e-mail: aoofilho@gmail.com |
|
|
De: Airton Schmidt de Azevedo (Navegantes, SC)
Sábado, 30 de julho de 2022 às 16:36:16
Li, no jornal Mundo Maior, a crônica que faz referência ao CAOS. Realmente, eu, no meu parco conhecimento, passo a pensar que a notícia nos traz e com muita sabedoria, nos levando a pensar que o planeta está sem controle. Ali nos mostra, com dados e muito boa colocação, que não enxergamos uma luz no fim do túnel. Guerra à vista, o descontrole do ser humano, aumento de armas nucleares por quem só pensa em destruição e por aí vai. Parabéns por quem editou o comentário.
Airton |
|
|
De: Antonius - Jardinagem do Bem (Belo Horizonte, MG)
Domingo, 31 de julho de 2022 à 00:51:53
Boa noite!
Agradeço pelas profundas reflexões e esclarecimentos do artigo “O emblema do trabalho do Criador”, nos estimulando a desempenhar uma finalidade da encarnação: a de pôr o Espírito em condições de cumprir sua parte na obra da Criação (O Livro dos Espíritos - questão n. 132).
“Além do trabalho-obrigação que nos remunera de pronto, é necessário nos atenhamos ao prazer de servir. [...] O trabalho-ação transforma o ambiente. O trabalho-serviço transforma o homem.” (Pensamento e Vida - Chico Xavier, Espírito Emmanuel - capítulo 7 - O trabalho).
Antonius
Jardinagem do Bem
Música espírita (canal no YouTube) |
|
|
De: João Aparecido Ribeiro (Rio de Janeiro, RJ)
Domingo, 31 de julho de 2022 às 18:00:40
Agradeço a atenção em responder à minha mensagem. Entretanto, talvez não tenha sido claro em minha sugestão: propor ao autor, ou vocês, gerarem um complemento, participando o falecimento do Celso Martins, que já faleceu.
Assim procedendo, vocês ficarão com o brilhante artigo (Apelo fraterno) completo e atualizado.
Mais uma vez, minha gratidão, pela generosa atenção.
João Aparecido Ribeiro
Resposta do Editor:
A sugestão feita pelo leitor foi anotada. Em sendo possível, ela será atendida. |
|
|
De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)
Terça-feira, 2 de agosto de 2022 às 08:01
Assunto: Experiências espirituais são mais comuns do que se pensa
Olá! Bom dia!
Tudo bem com você? Espero que esteja!
A Universidade São Paulo, em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde, da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, publicou um estudo sobre a prevalência de experiências espirituais e religiosas na população.
Leia agora: www.bit.ly/Experiencias
Segundo os pesquisadores, embora muitas pesquisas internacionais tenham encontrado significativa prevalência dessas experiências, as taxas entre os brasileiros são especialmente altas, independentemente da filiação religiosa dos participantes.
Vale muito conhecer esse trabalho. Aproveite a leitura!
Até a próxima,
Izabel Vitusso
Editora Correio Fraterno |
|
|
De: IEEAK - Instituto de Estudos Espíritas "Allan Kardec" (Mirassol, SP)
Segunda-feira, 1º de agosto de 2022 às 12:46
Assunto: Gazeta IEEAK de agosto de 2022
Irmãos, irmãs, da lide espírita...
Anexo, nosso Informativo Espírita Mensal, relativo a AGO/22, para nossas reflexões sobre os recados deixados pela espiritualidade amiga, na obra espírita, bem como de outros grandes escritores e pensadores diversos...
Favor repassá-lo aos teus contatos, como forma de divulgarmos a
Doutrina Espírita...
Para baixar o periódico, gratuitamente, basta clicar neste link
Abraços fraternos,
Sérgio Bernardi |
|