Cartas

Ano 16 - N° 789 - 11 de Setembro de 2022

De: Martha Cueto (Barranquilla, Colômbia)

Quinta-feira, 1º de setembro de 2022 à 0:56:09

Assunto: Especial 410 – Ectoplasma - Parte 1

Sobre el ectoplasma de las plantas, puede ser utilizado para la materializacion de un espíritu desencarnado?

Gracias.

Martha Cueto


Resposta do Editor
:

Sim, na materialização de espíritos, as energias tomadas à Natureza terrestre compõem também o material necessário ao efeito físico desejado, conforme é dito com clareza na obra Nos Domínios da Mediunidade pelo instrutor Aulus, a saber:

- Aí temos o material leve e plástico de que necessitamos para a materialização. Podemos dividi-lo em três elementos essenciais, em nossas rápidas noções de serviço, a saber – fluidos “A”, representando as forças superiores e sutis de nossa esfera; fluidos “B”, definindo os recursos do médium e dos companheiros que o assistem, e fluidos “C”, constituindo energias tomadas à Natureza terrestre. (Nos Domínios da Mediunidade, cap. 28, obra de André Luiz, psicografia de Chico Xavier.)

 

De: Leo Martins (Gravataí, RS)

Segunda-feira, 5 de setembro de 2022 à 0:24:57

Seria possível, quando confirmada uma gestação, o espírito desistir quanto à sua reencarnação?

Ficando no aguardo, desde já agradeço.

Leo


Resposta do Editor
:

Depois de iniciada a gestação, é evidente que o Espírito reencarnante não tem como desistir da reencarnação, o que não o impede de buscar a cessação do processo por meio de um aborto espontâneo ou, depois de nascer, por meio de suicídio. 

 

De: José Airton Cardoso (Fortaleza, CE)

Sábado, 3 de setembro de 2022 às 8:10:11

O Espírito puro precisa ser individualizado?

José Airton


Resposta do Editor
:

Os seres designados pela doutrina espírita como Espíritos são, sem exceção, individualizados, independentemente de sua condição evolutiva. Ora, situado no ápice da evolução espiritual, o Espírito puro é, evidentemente, um ser individualizado. 

 

De: Francisco Antonio Roxo dos Santos (São Paulo, SP)

Segunda-feira, 5 de setembro de 2022 às 4:36:23

Bom dia!

Como receber através de mensagem ou e-mail O CONSOLADOR?

Obrigado pela atenção e informação!

Fraternal abraço a todos.

Francisco


Resposta do Editor
:

Não adotando esta revista o sistema de assinatura, o acesso às nossas edições é livre e gratuito. Para ler, pois, a revista basta acessar nosso website – www.oconsolador.com

Em face disso, não temos por norma o hábito de enviar mensagens ou e-mails aos nossos leitores. 

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Terça-feira, 6 de setembro de 2022 às 20:53

Assunto: Brasil renovado

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook: Jornal no facebook

Acesse o site do Jornal Mundo Maior -website mundo maior - e leia mensagens como esta que adiante transcrevemos:

“A respeito do país onde vivemos, têm-se ouvido as referências mais diversas.

Há os que o consideram simplesmente um país de Terceiro Mundo e buscam, com rapidez, outras paragens. Emigram para a Europa ou América do Norte e afirmam ser felizes.

Há os que apontam os erros gritantes, as injustiças sociais, a corrupção todos os dias, em todas as horas. Contudo, nada fazem para melhorar a situação e às vezes até se servem de todas essas condições para seu próprio existir.

Há os que pregam a divisão do imenso gigante, os que desejam modificar os símbolos nacionais, os que propõem novos versos e melodia para o Hino Nacional.

Com certeza nosso país tem problemas. Mas o que necessita não é de queixas, reclames e críticas. Precisa e com urgência de que cada um de seus filhos principie a trabalhar para a construção do melhor.

E o melhor começa na mente, na emissão dos pensamentos. Observa-se que, quando o governo realiza um pronunciamento, estabelece novas leis, apresenta novos projetos, logo surgem os que clamam em coro que aquilo não vai dar certo.

Mesmo antes de experimentar, de tentar, exatamente como a criança que olha para o prato de comida e afirma: Não gosto. E não quer provar.

A soma de pensamentos negativos, derrotistas têm derrubado bons projetos, impedido ou adiado a sua concretização. Porque se o homem é o que pensa, a nação é a somatória dos pensamentos dos seus filhos.

E os pensamentos positivos, idealistas devem se corporificar na responsabilidade, no dever bem cumprido, nas obrigações atendidas. Da mente para as mãos.

*   *   *

Será que já paramos para pensar, um dia ao menos, o que é que determinou nosso nascimento neste país? Ou a sua adoção posterior?

Ninguém nasce no local errado. Portanto, as condições que a Pátria do Cruzeiro nos oferece são as de que necessitamos para o nosso crescimento.

Miséria, fome, desemprego, corrupção são desafios que devemos nos empenhar para vencer. Não foi de outra forma, vencendo desafios, que o homem saiu da Idade da Pedra para a moderna tecnologia.

Grandes mudanças se operam com a iniciativa individual ou comunitária. Basta se observe a abnegação de uns poucos em prol dos meninos de rua, das crianças carentes, dos idosos desamparados.

Eliminar o analfabetismo, ilustrar mentes, libertar as criaturas do comodismo, conscientizando-as do quanto valem, deve ser preocupação prioritária de cada um.

O Brasil tem jeito. Basta que nos empenhemos.

Brasil, o Coração do Mundo, deve pulsar forte, acenando esperanças porque o organismo terrestre não pode viver sem um coração saudável.

Pensemos nisso.” (Redação do Momento Espírita)

Atenciosamente,

Editor do Jornal Mundo Maior 

 

De: Kit Evangelho (Rio de Janeiro, RJ)

Terça-feira, 6 de setembro de 2022 às 16:34

Assunto: Curso completo com 36 aulas

Você sabia que os livros do Kit Evangelho fazem parte de um super curso de 36 aulas, ideais para sua evangelização!

Gostaria de saber mais? Baixe nosso E-book gratuito.

Confira o Kit do Mês, A Lei do Trabalho. Ideal para ensinar as crianças a importância de trabalhar e não procrastinar.

Quer assinar e ainda tem dúvidas?

Envie-nos uma mensagem: WhatsApp (21)920028050

Editor do Kit Evangelho 

 

De: Cristiane Aparecida Feltrim (Araraquara, SP)

Terça-feira, 6 de setembro de 2022 às 13:09:05

Gostaria de saber se tem algum lugar que recebe cartas de pessoas (parentes) que já partiram deste mundo.

Cristiane


Resposta do Editor
:

Não dispomos da informação solicitada pela leitora, que poderá eventualmente obtê-la num dos centros espíritas de sua cidade. 

 

De: José Olívio Paranhos Lima (Alagoinhas, BA)

Quinta-feira, 1º de setembro de 2022 às 17:04:07

Há anos acompanhei O Consolador, retirando mensagens para leitura no Doutrinário do centenário Centro Espírita União e Caridade fundado em 11.12.1918.

Cordelista, publiquei físico e também em e-book: A Terceira Revelação, Joanna de Ângelis, a mentora das Américas e Divaldo Franco, o baiano que virou cidadão do mundo. Publicados pela Scortecci Editora e disponíveis nas plataformas virtuais Amazon, Magalu, Americanas e outras.

O retorno para o autor, pelo menos no meu caso, é pífio, praticamente não existe.

Já ganhei edições da Universo Espírita que me fez duas remessas de milhares de exemplares, todos distribuídos nas feiras e/ou nos centros espíritas da região agreste do litoral norte - Alagoinhas-BA.

O que desejo é ampliar a divulgação através desse cordel A Terceira Revelação, pois já é fato comprovado que ele puxa adeptos para conhecer a Boa Nova. E, possivelmente, fazermos uma publicação em e-book que possa ser disponibilizada para todos. A maior caridade que se faz à doutrina não é a sua divulgação?!

José Olívio 

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita