Cartas

Ano 16 - N° 793 - 9 de Outubro de 2022

De: Ana Moraes (Rio de Janeiro, RJ)

Quarta-feira, 5 de outubro de 2022 às 9:23

Assunto: Vem aí o 10º Congresso Espírita Mundial

Nos dias 14, 15 e 16 de outubro será realizado o 10º Congresso Espírita Mundial, organizado em conjunto pelo Conselho Espírita Internacional (CEI) e pela União Espírita Francesa e Francófona (USFF).

O evento será transmitido pela internet, sem taxa de inscrição.

Tendo por tema central “A Transformação Interior”, as exposições doutrinárias tratarão dos seguintes assuntos: o processo da reforma íntima, a renovação da esperança e o fortalecimento da fé e do amor e, principalmente, na busca pelo perdão.

A abertura do congresso ocorrerá no dia 14 de outubro, às 19h, com palestra a cargo de Divaldo Franco sobre o tema central. Em seguida, Jorge Ellarat abordará o tema: “Reforma Íntima ao longo da história presente nas três revelações”. A primeira mesa-redonda versará sobre o tema “Por que sofremos? A necessidade de uma reforma íntima”, encerrando assim o primeiro dia de atividades.

No dia seguinte, 15 de outubro, Richard Buono (França) falará sobre o tema “Conheça-se a si mesmo: O ponto de partida da Reforma Íntima”. A segunda exposição será de Jussara Korngold (EUA) sobre a “Reforma íntima no sermão da montanha”. As mesas-redondas do segundo dia versarão sobre os temas: “A reforma íntima na vida quotidiana do século XXI”, “A reforma íntima na educação moral dos jovens e das crianças” e “A reforma íntima e a mediunidade”.

No encerramento do evento, marcado para o dia 16 de outubro, Edwin Bravo (Guatemala) falará sobre “Reforma íntima e obsessão”. As últimas mesas-redondas de 2022 focalizarão os temas “A reforma íntima da Humanidade: A vinda do Reino dos Céus” e “A reforma íntima e a lei do progresso”. Na sequência, concluindo as atividades, Divaldo Franco falará sobre o tema “A reforma íntima”.

O congresso será transmitido pelos canais do YouTube do CEI, USFF e FEBtv.

Acesse o site oficial clicando aqui

Ana Moraes 

 

De: Ivon Iglesia Adamucci (São Paulo, SP)

Domingo, 2 de outubro de 2022 às 13:49:23

Assunto: Uma dúvida

No capítulo 21 do livro "Nos Domínios da Mediunidade" aparece o termo "nume protetor".

Pergunto: O que significa “nume” nessa frase?

Ivon


Resposta do Editor
:

Nume ou númen (do latim numen) significa: um ser divino, um ser sobrenatural, um Espírito que se acredita acompanhar o homem para o inspirar ou proteger. Em face disso, nume protetor é uma forma elegante de se designar o anjo de guarda ou o protetor espiritual que vela por nós, como nos é ensinado pelo Espiritismo. 

 

De: Pedro Sansoldo (Rio de Janeiro, RJ)

Domingo, 2 de outubro de 2022 às 6:30:23

Olá, bom dia.

Gostaria de saber se existe uma tradução para o inglês do livro “Boa Nova”, de Humberto de Campos por Chico Xavier.

Acabei de ler o livro e achei realmente incrível a mensagem. Só tive acesso a ele, entretanto, porque baixei a versão digital em ebook no site de vocês, pelo que agradeço. Pensei então que poderia ser bom ter também uma versão em inglês dele, para que outros irmãos que não falem português também pudessem ter acesso como eu tive.

Caso não haja tradutores disponíveis para fazê-lo, posso ajudar na tradução com o conhecimento que tenho da língua inglesa, apesar de não ser um tradutor oficial.

Muito obrigado.

Atenciosamente,

Pedro


Resposta do Editor
:

O livro “Boa Nova”, citado pelo leitor, já foi traduzido para o idioma inglês por uma equipe coordenada por Vanessa Anseloni e está na FEB para ser publicado. Pode ser até que já esteja editado, o que é possível saber acessando o website FEB Publisher. Basta, para isso, clicar neste LINK 

 

De: Vera Lucia de Oliveira Garcia (Volta Redonda, RJ)

Terça-feira, 4 de outubro de 2022 às 17:50:28

Assunto: Especial 464 - Evolução do princípio inteligente

Excelente reflexão e referência para aprofundar o estudo dessa questão. Não há referência às considerações contidas na obra de J. B. Roustaing, Tomo I, n. 56 em diante, que também trata da questão. Alguma razão? Independente dessa referência fiquei feliz em tomar conhecimento do seu estudo e o usarei para aprofundar minhas reflexões.

Muita Paz!

Vera Lucia


Resposta do Editor
:

Só o autor do artigo, confrade Eurípedes Kühl, pode responder à dúvida exposta pela leitora. Imaginamos que as fontes mencionadas no artigo tenham sido por ele consideradas suficientes. 

 

De: Instituto Brasileiro de Educação Moral (Rio de Janeiro, RJ)

Terça-feira, 4 de outubro de 2022 às 10:31

Assunto: Cursos livres de qualificação pela internet

O IBEM Educa, organização não governamental sem fins lucrativos, disponibiliza cursos para professores, pedagogos, gestores, pais e educadores em geral. Venha estudar conosco!

O IBEM oferece a melhor escolha em cursos a distância: aulas no notebook, tablet, celular; videoaulas e conteúdos em dobro; fórum para tirar dúvidas; download de materiais exclusivos e acesso a conteúdos personalizados.

Escolha seu curso pela área de interesse: Educação, Cultura da Paz, Escola, Gestão, Comunicação, Coordenação, Família, Pais e Filhos e Relacionamento.

FAÇA JÁ SUA MATRICULA AQUI: Whatsapp 21 96470-2436

Marcus De Mario

Diretor Geral

 

De: Site Espírita Irmãos W. (São Paulo, SP)

Domingo, 2 de outubro de 2022 às 17:48

Olá, caros amigos.

Saudações Kardequianas.

Estamos trazendo esta semana um personagem de grande relevância dentro da historiografia do Espiritismo: Maurice Lachâtre (1814-1900), amigo de Allan Kardec, o Iluminista, o Livreiro-editor, protagonista do Auto de Fé de Barcelona.

Este trabalho foi realizado através da colaboração de diversos sites:

1) Ery Lopes (Luz Espírita – Espiritismo em Movimento),

2) Irmãos W. (Autores Espíritas Clássicos),

3) Jáder dos Reis Sampaio (Espiritismo Comentado), 

4) Adair Ribeiro (Allankardec.Online),

5) Carlos Seth (CSI do Espiritismo).

Sinopse da obra “Maurice Lachâtre e o Espiritismo - Entre a publicidade e as controvérsias”:

Maurice Lachâtre é comumente lembrado pelo movimento espírita por sua participação no famoso episódio do Auto de Fé de Barcelona (1861), tendo sido ele o livreiro para quem Allan Kardec havia enviado a remessa de obras confiscadas pelo bispo daquela cidade espanhola e então queimadas em praça pública em nome da Santa Inquisição da Igreja Católica. Mas nosso personagem em questão é de uma relevância muito maior para o desenvolvimento do Espiritismo nascente na Europa, conforme o relato apresentado neste trabalho de pesquisa profundo e esclarecedor, que vem contribuir para um melhor entendimento sobre o contexto no qual teve origem o Espiritismo.

Lançamento:

1) Luz Espírita - Espiritismo em Movimento (Maurice Lachâtre e o Espiritismo: entre a publicidade e as controvérsias)

Para acessar, clique aqui-1

2) Autores Espíritas Clássicos (materiais completos)

Para acessar, clique aqui-2

A luta segue.

Irmãos W.

 

De: Luiz Carlos Formiga (Rio de Janeiro, RJ)

Terça-feira, 4 de outubro de 2022 às 18:44

Assunto: Indriso: Infância, a melhor idade

Infância. A Melhor Idade  

Lideranças do Mal também sabem,

Na infância, recém-reencarnados absorvem

Aprendizagem: o Bem e Mal se movem.

Progenitores delegam tarefa à escola,

O que é missão dos pais aqui e agora. (1)

Qualquer negligência pode levar à degola. (2)

Atuando em tenra idade o Mal atrasa a “Iluminação”. (3)

Sabem que a educação da alma é a alma da educação. (4) 

Referências:

1. Vacinação contra as drogas - LINK-1

2. Maternidade boa não tem preço - LINK-2

3. Cristo interno - LINK-3

4. Educação da alma - LINK-4

Saudações.

Luiz Carlos Formiga 

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Terça-feira, 4 de outubro de 2022 às 21:20

Assunto: Vamos orar pelo Brasil

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook: Jornal no facebook

Acesse o site do Jornal Mundo Maior -website mundo maior - e leia mensagens como esta que adiante transcrevemos:

“POEMA DIVINO

Pai nosso, que estás no céu, na terra, no fogo, na água e no ar. Pai nosso, que estás nas flores, no canto dos pássaros, no coração a pulsar; que estás na compaixão, na caridade, na paciência e no gesto de perdão.

Pai nosso, que estás em mim, que estás naquele que eu amo, naquele que me fere, naquele que busca a verdade. Pai nosso, que estás naquele que caminha comigo e naquele que já partiu, deixando-me a alma ferida pela saudade.

Santificado seja o Teu nome por tudo o que é belo, bom, justo e gracioso, por toda a harmonia da Criação. Sejas santificado por minha vida, pelas oportunidades tantas, por aquilo que sou, tenho e sinto e por me conduzir à perfeição.

Venha a nós o Teu reino de paz e justiça, fé e caridade, luz e amor. Reino que sou convocado a construir através da mansidão de espírito, reflexo da grandeza interior.

Seja feita a Tua vontade, ainda que minhas rogativas prezem mais o meu orgulho do que as minhas reais necessidades.

Ainda que muitas vezes eu não compreenda mais do que o silêncio em resposta às minhas preces, não Te ouvindo assim dizer: Filho aguarda, tua é toda a eternidade.

O pão nosso de cada dia me dá hoje e que eu possa dividi-lo com meu irmão. As condições materiais que ora tenho de nada servem se não me lembro de quem vive na aflição.

Pão do corpo, pão da alma, pão que é vida, verdade e luz. Pão que vem trazer alento e alegria: é o Evangelho de Jesus.

Perdoa as minhas ofensas, os meus erros, as minhas faltas. Perdoa quando se torna frio meu coração; quando permito que o mal se exteriorize na forma de agressão.

Que, mais do que falar, eu saiba ouvir. Que, ao invés de julgar, eu busque acolher. Que, não cultivando a violência, eu semeie a paz. Que, dizendo não às exigências em demasia, possa a todos agradecer.

Perdoa-me, assim como eu perdoar àqueles que me ofenderem, mesmo quando meu coração esteja ferido pelas amarguras e dissabores da ingratidão.

Possa eu, Senhor da Vida, lembrar de que nenhuma mágoa é eterna e de que o único caminho que me torna sublime é a humilde estrada da reconciliação.

Não me deixes cair nas tentações dos erros, vícios e egoísmo, que me tornam escravo de minha malevolência.

Antes, que Tua luz esteja sobre mim, iluminando-me, para que eu te encontre dentro de minh’alma, como parte que és de minha essência.

E livra-me de todo o mal, de toda violência, de todo infortúnio, de toda enfermidade. Livra-me de toda dor, de toda mágoa e de toda desilusão.

Mas ainda assim, quando tais dificuldades se fizerem necessárias, que eu tenha força e coragem de dizer: Obrigado, Pai, por mais esta lição! 

* * *


Tudo o que nos cerca é poesia Divina. Há um traço de Deus em cada ser da Criação.

Busquemos por Ele no desabrochar das flores, no correr das águas, no canto do vento, no cintilar das estrelas.

Mas, acima disso, busquemos por Ele em nosso interior. Basta que, por um instante, fechemos os olhos e O sintamos: lá Ele está dando rima aos versos de nossas vidas...” (Redação do Momento Espírita.)

Saudações.

Editor do Jornal Mundo Maior 

 

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita