Cinco-marias

por Eugênia Pickina

 

Amor pela leitura?


O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado
. Mario Quintana


As experiências vividas pelas crianças influenciam fortemente no seu desenvolvimento – e a leitura é uma delas. Essa prática contribui para a alfabetização, a formação do vocabulário na infância e o amor pelos livros na vida adulta.

Óbvio. O hábito da leitura deve começar com os pais, que necessitam criar rotinas para essa atividade. É recomendado, por exemplo, que mães leiam para o filho ou a filha mesmo na gravidez, pois isso colabora para que o bebê reconheça a voz da mãe e crie laços emocionais com ela.

No começo da vida, livros com muitas cores, desenhos, fantoches e elementos lúdicos são essenciais para desenvolver a cognição dos futuros leitores.

Em casa, os pais ou quem cuida da criança podem estimular a curiosidade e disposição para a leitura das crianças criando brincadeiras com perguntas como: ”Qual o nome dessa cor?”, “Qual é o nome desse animal?”, “Onde ele vive?” etc. As crianças são curiosas por natureza, e fomentar essa curiosidade ajudará a cativar a atenção e o interesse pelos livros.

No dia a dia, procure sempre dar o livro na mão da criança e para que ela o reconheça também como um brinquedo importante.

Veja, agora, algumas dicas que podem motivar o amor pela leitura e na infância:

A) Escolha livros adequados a cada faixa etária

De 0 a 3 anos, por exemplo, ofereça livros de pano ou que possam ser levados para o banho… O conteúdo deve implicar gravuras e texturas. Dos 3 aos 6 anos, os livros podem conter ilustrações, breves enredos e repetição de palavras…  Dos 6 aos 8 anos, é uma fase oportuna  para inserir, por exemplo, histórias em quadrinhos, que são ilustradas e têm diálogos simples. A partir dos 9 anos, as imagens perdem a importância e cada indivíduo começará a comunicar sua personalidade e preferências.

B) Torne a leitura um hábito

Como qualquer outra atividade, a leitura é um hábito. Os pais precisam ser persistentes e, por isso, buscar destinar momentos do dia para a leitura. Com o tempo, será a criança quem pedirá por uma nova história. Ainda, é importante ler para o filho antes de dormir, e a história será um momento dedicado ao relaxamento e à imaginação. Procure ler interpretando e faça vozes para cada personagem — certamente, a criança ficará fascinada por essa apresentação.

C) Crie em casa um cantinho de leitura

Criar espaços, dentro de casa, destinados à leitura também facilita o amor pelo livro. O importante é que a criança em casa, e de modo cotidiano, tenha acesso aos livros, formando pouco a pouco, com a ajuda dos pais, uma interessante biblioteca.

D) Mostre que a leitura vai além dos livros

A leitura nasce nos livros, mas ela se difunde e repercute no cotidiano da criança. Na rua, leia placas; em casa, leia rótulos de alimentos e receitas para preparar pratos divertidos ou o bolo preferido. Assim, elas começarão a se acostumar com fonemas, palavras e farão facilmente conexões no momento da sala de aula. Ainda, busque mostrar à criança que a leitura se conecta com outras áreas, como, por exemplo, os filmes inspirados em livros…

E) Visite bibliotecas e livrarias

Visitar bibliotecas e livrarias costuma impulsionar o amor pelos livros. Muitas livrarias têm cantinhos de leitura, contação de histórias. Além disso, tal hábito ajuda a valorizar a importância dos livros de papel, brinquedo na infância e amigo expressivo na vida adulta.

Sem dúvida, incentivar a leitura é uma relevante tarefa que deve começar a ser construída desde cedo. Os pais são os principais responsáveis pelo estímulo e precisam criar hábitos e rotinas que auxiliem nessa missão e para desenvolver, no filho, na filha, o amor pela leitura.

 

Notinhas

Benefícios da leitura: a leitura traz diversos benefícios às crianças: vocabulário mais rico; cérebro mais saudável; diversão; liberdade e criatividade; autoestima; fortalecimento do vínculo com os pais; poder de análise e crítica; desenvolvimento da linguagem oral; desenvolvimento da atenção e concentração; estímulo da curiosidade.


 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita