Cinco-marias

por Eugênia Pickina

 

Brincar ao ar livre...


Brincar é condição fundamental para ser sério
. Arquimedes


Nas férias, as crianças podem brincar livremente. Exercitar, de maneira leve, imaginação e para testar habilidades, alegria, diversão. Ademais, explorar a natureza e brincar no quintal, no pátio do condomínio, no parque ou na pracinha do bairro também são práticas essenciais para interagir com o meio e desenvolver criatividade, autonomia…

Para ajudar a criança a explorar a natureza, reunimos aqui 10 sugestões divertidas de brincadeiras para treinar ao ar livre:

1-Cabo de guerra

Para brincar de cabo de guerra são necessárias, no mínimo, duas crianças. Mas a brincadeira fica mais divertida se tiver mais gente. A turma é dividida em dois grupos iguais, onde cada grupo segura de um lado da corda e puxa. Ganha o time que puxar mais a corda para o seu lado em determinado período de tempo ou até ultrapassar uma marca determinada no chão…

2-Esconde-esconde

Brincadeira simples e capaz de divertir todas as idades. Ela pode ser também uma boa alternativa para os dias chuvosos…

3-Pega-pega

Uma das brincadeiras mais conhecidas, o pega-pega dispensa apresentações…

4-Barquinho de papel

Brincadeiras na água são uma ótima pedida para o verão. Fazer barquinhos de papel é uma atividade que une pais e filhos. Os pais podem ensinar os filhos a construir e personalizar o barquinho e depois testar os inventos no tanque ou na piscina. É diversão garantida.

5-Banho de chuva

No verão, os dias de chuva podem ser divertidos ao ar livre. Quando a chuva é leve, sem raios, e não está frio, as crianças podem brincar na chuva sem problemas, e sempre com a supervisão de um adulto.

6-Subir em árvore

Subir em uma árvore é uma grande aventura para a criança. E isso incentiva força, equilíbrio e coordenação motora. Depois do objetivo atingido, a criança ainda sentirá, no mínimo, orgulho e satisfação.

7-Cabra-cega

Na cabra-cega, uma das crianças, de olhos vendados, dá vários giros para dificultar sua orientação, enquanto as outras ficam ao redor. Em seguida, a criança vendada deve tentar tocar alguém. Quem ela tocar, será a próxima cabra-cega e assim a brincadeira continua.

8-Pular corda

Pular corda é muito divertido. Conforme se ganha prática, a criança aumenta a velocidade e o grau de dificuldade fica cada vez mais desafiador.

9-Andar de bicicleta

Ter uma bicicleta ainda é uma alegria para a maioria das crianças. No parque, na pracinha, no pátio do condomínio, andar de bicicleta é, além de uma ótima brincadeira, um antídoto ao sedentarismo.

10-Jogos de bola

Toda criança gosta de bola… No parque, no quintal, na pracinha… jogar bola diverte e também ensina, por exemplo, habilidades de coordenação e capacidade de reação...


 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita