Cartas

Ano 16 - N° 808 - 29 de Janeiro de 2023

De: Graziela Maia de Gouveia (Ituiutaba, MG)

Quinta-feira, 19 de janeiro de 2023 às 19:37:52

O médium que incorpora pode aplicar o passe? Pode aplicar após ter passado por incorporações?

Graziela


Resposta do Editor
:

Conforme aprendemos com os autores espíritas especializados na matéria, não existem motivos para que o médium passista esteja mediunizado quando ministra o passe. Em tal momento deve ele estar lúcido e consciente da tarefa que realiza. É evidente que em determinados casos o mentor espiritual pode, incorporado ao médium, ministrar passe ao enfermo que disso estiver necessitado. Mas a regra é que, no serviço habitual do passe, os médiuns passistas não estejam mediunizados. No livro Diretrizes de Segurança, em resposta à pergunta 69, Divaldo Franco, ao tratar do assunto, nos dá esta orientação.

Na sessão mediúnica, findos os trabalhos, a recomendação dada por André Luiz em sua obra Desobsessão, cap. 52, é que os passistas do grupo ministrem passe aos demais companheiros que dela houverem participado, sejam médiuns ou não.

Eis a explicação dada por André Luiz:

Semelhante prática deve ser observada regularmente, de vez que o serviço de desobsessão pede energias de todos os presentes e os instrutores espirituais estão prontos a repor os dispêndios de força havidos, através dos instrumentos do auxílio magnético que se dispõem a servi-los, sem ruídos desnecessários, de modo a não quebrarem a paz e a respeitabilidade do recinto.” (Desobsessão, cap. 52.) 

 

De: José Paulo de Freitas (Rio de Janeiro, RJ)

Segunda-feira, 23 de janeiro de 2023 às 21:28:45

Sempre que necessito, utilizo o link "O Evangelho com busca aleatória" para uma leitura e reflexão. Faz algumas semanas que minhas tentativas de acesso são frustradas, devido a mensagem "Erro do provedor '80004005', Erro não especificado, /conexao.asp, linha 5".

Diante do exposto, gostaria de saber se o problema é eventual ou optaram por retirar o acesso ao link.

Antecipadamente, agradeço por sua atenção.

José Paulo


Resposta do Editor
:

Realmente, por questões de natureza técnica, o acesso ao Evangelho com busca aleatória ficou temporariamente interrompido, mas já nesta semana o serviço voltou à normalidade. Pedimos a todos que nos leem desculpas pelo transtorno que a interrupção do serviço houver causado. 

 

De:  Rafael Campos (Euclides da Cunha, BA)

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2023 às 8:52:25
Senhores, o link do Evangelho com busca aleatória não está funcionando. O que aconteceu? Nós gostamos muitíssimo!

Rafael


Resposta do Editor
:

Realmente, por questões de natureza técnica, o acesso ao Evangelho com busca aleatória ficou temporariamente interrompido, mas já nesta semana o serviço voltou à normalidade. Pedimos a todos que nos leem desculpas pelo transtorno que a interrupção do serviço houver causado. 

 

De: Izabel Cristina Borges da Silva (Schroeder, SC)

Quinta-feira, 19 de janeiro de 2023 às 19:01:27

Gostaria de ter acesso à revista “O Consolador”, se possível, é claro.

Obrigada por sua atenção.

Izabel Cristina


Resposta do Editor
:

Como esta revista não tem formato impresso, não adotamos a prática de enviá-la aos leitores, porque a estes basta incluir em Favoritos o website da revista e, desse modo, acessá-la diretamente, sem custo algum. 

 

De: Site Espírita Irmãos W. (São Paulo, SP)

Sábado, 21 de janeiro de 2023 às 17:42

Olá, caros amigos. 

Saudações Kardequianas. 

Primeiramente. Conheça o trabalho da Fundação Maria Virgínia e Herculano Pires, do Grupo Espírita Cairbar Schutel e da Editora Paideia, três instituições diretamente ligadas a uma das maiores personalidades do Espiritismo no Brasil: José Herculano Pires.  José Herculano Pires e a preservação de seu acervo, obra e memória: para acessar,  clique aqui 

Atualização do Site:

Estamos trazendo esta semana Ernesto Bozzano (1862-1943) conhecido como o grande cientista do invisível. Obra rara traduzida de Ernesto Bozzano – “Guerras e Profecias” (1948), tradução feita por Carla Cristina Duarte Costa, prefácio e revisão de Dairson Azambuja Gonçalves, diretor da área da Mediunidade da FERGS no período 2014-2015 e vice-presidente da Sociedade Espírita Allan Kardec. A formatação da obra foi feita por Alexandre R. Distefano. 

Para acessar o livro “Guerras e Profecias” (1948), clique aqui-1 

Diversão para o final de semana: 

1) Vídeos com Dairson Azambuja Gonçalves:

Dormiria o Cristo ou dormimos nós? Despertar no exercício do bem - clique aqui-2 

Mediunidade e obsessão, desafios e ajustes - clique aqui-3 

Mediunidade: Ferramenta para a transição - clique aqui-4 

O Espiritismo Esclarece - clique aqui-5 

Exposição doutrinária - Em busca da iluminação interior - clique aqui-6 

2) Entrevista de Chico Xavier a Herculano Pires: 

Em 1972, por ocasião do primeiro aniversário do então bem-sucedido programa No Limiar do Amanhã, dirigido pelo grande filósofo espírita José Herculano Pires e transmitido pela Rádio Mulher de São Paulo, Francisco Cândido Xavier foi consultado sobre a possibilidade de participar de uma edição especial, como entrevistado, ou melhor, como integrante do proposto bate-papo. Tendo recebido a aprovação de seu mentor espiritual, Emmanuel, o médium então recebeu, na sua cidade residente, Uberaba, o amigo paulista e toda a equipe que cuidaria daquela transmissão: Paulo José, Renato Melo, Jamil Najib e Antônio Brandão - clique aqui-7 

A luta segue.

Irmãos W. 

 

De: José Maria Alves (Jussara, GO)

Segunda-feira, 23 de janeiro de 2023 às 9:28:45

Vou estudar a obra “Diálogo com as Sombras” e gostaria de saber se vocês não têm um resumo dos capítulos para estudo.

José Maria


Resposta do Editor
:

Infelizmente, por não dispormos do que o leitor nos solicita, não podemos ajudá-lo, como geralmente procuramos fazer em situações semelhantes.

 

De: Valderêdo Borba de Sousa (João Pessoa, PB)

Domingo, 22 de janeiro de 2023 às 07:24

Assunto: Domingueiras

Queridos Amigos e Amigas

22 de Janeiro de 2023

“Retiremos, dos nossos olhos, as vendas do preconceito para que possamos enxergar a vida em toda a sua grandeza. Então, entenderemos muito bem a assertiva de Jesus de que é preciso ter olhos de ver e ouvidos de ouvir. E, com olhos de ver e ouvidos de ouvir, mais e mais encontraremos Deus em nossas vidas. A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original, lecionou Albert Einstein.”

Na vida temos uma certeza única que nos iguala mais que qualquer coisa neste planeta ainda de provas e expiações, que é a MORTE..., grifada em letras garrafais, para acender em todos nós a convicção de que ninguém dela escapa. Mas somos tão diferentes uns dos outros, que alguns querem apressá-la, outros querem prolongá-la indefinidamente, entretanto poucos se preparam para recebê-la tranquilamente, o que parece ser uma lição de sabedoria, deixada por muitos sábios, senão pelo próprio Mestre Jesus.

Aprendamos e reflitamos neste texto do MOMENTO ESPÍRITA:

VIVENDO UM TANTO MAIS...

Você deseja viver longamente sobre a Terra?

Quem não o deseja?

Apesar de dizermos, quase constantemente, que este é um planeta de dores e desilusões, de nos afirmarmos cansados das tantas lutas, não há quem não deseje retardar um tanto mais sua partida para o Além.

Pobres, ricos, afortunados ou não, todos pensam em ficar por aqui um pouco mais. E mais um pouco. A prova disso é que sempre que a morte chega afirmamos que ela se apresentou antes do tempo.

Ele era tão jovem!

Logo agora, na flor da idade!

Que pena, justo no momento em que ele iria começar a desfrutar a aposentadoria!

E assim por diante.

Talvez seja por isso que as Universidades de Harvard e Cambridge publicaram um estudo com vinte conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida, de forma prática e habitual.

Vários deles se referem à alimentação, como tomar diariamente um copo de suco de laranja, para aumentar o teor de ferro no organismo e repor a vitamina C.

Ou salpicar canela no café, o que auxilia a manter baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue.

Ou ainda desfrutar de uma xícara de chá ao dia. Uma xícara diária desta infusão, afirmam, diminui o risco de doenças coronárias.

Outros itens aconselham realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam a memória, como quebra-cabeças, palavras cruzadas.

Ou ainda aprender uma habilidade nova, aprender um idioma, ler um livro e memorizar parágrafos.

Rir é recomendado. Cem a duzentas gargalhadas equivalem a dez minutos de corrida, baixando o estresse e acordando células naturais de defesa do organismo e os anticorpos.

As relações afetivas também estão na lista das Universidades.

Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantêm um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem pressão alta, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.

Com certeza, não foi em vão que Deus criou o ser humano para viver em sociedade.

Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vida mais saudável do que as pessoas solitárias, ou que somente têm contato com a família.

Ter um animal de estimação é saudável. As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico, regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University.

Os mascotes têm o dom de fazer as pessoas se sentirem ótimas, relaxadas e isso atua, diminuindo a probabilidade de desenvolver pressão arterial elevada.

Os cães são os melhores mascotes, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado.

Finalmente, a regra extraordinária diz que a pessoa deve se conhecer. Os que se conhecem e priorizam o ser sobre o ter têm 35% de possibilidades de viver mais tempo.

O estudo das Universidades é recente e os conselhos estão sendo abraçados por muito…

Deus nos abençoe. Obrigado. Muita paz!

Valderêdo Borba de Sousa

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita