Cinco-marias

por Eugênia Pickina

 

Pais podem ajudar o processo da alfabetização


Inteligência mais caráter, essa é a meta da verdadeira educação
. Martin Luther King


A alfabetização é um processo importante para a criança e os pais, em casa, podem apoiá-la. Apontamos, aqui, algumas sugestões:

Leia para seus filhos

Ler histórias e livros para os filhos é um hábito saudável e atitude que tanto aproxima afetivamente pais e filhos quanto introduz, desde cedo, o prazer envolvido na leitura.

Pais leigos podem cooperar com a escola

É tarefa da escola ensinar a criança a ler e escrever, No entanto, os pais podem estimular a leitura e supervisionar as tarefas escolares, respeitando, é claro, o tempo de aprendizagem de cada criança.

A criança pode inventar histórias

Uma forma interessante de ajudar na alfabetização é incentivar o uso da imaginação. Peça ao seu filho que lhe conte uma história. Você pode, por exemplo, escrever a história que ele lhe contou e, depois, mostrar a ele algumas palavras que se repetem, que se destacam, que tenham sons parecidos...

Ensine os nomes das letras e seus sons

Óbvio que o ensino formal das letras é feito na escola. Contudo, há muitos jogos, brinquedos, livros etc. que ajudam a criança aprender a discernir nomes de letras e seus sons. Você pode solicitar também sugestões de jogos, livros etc. à escola.

Ouça seu filho ler

Quando seu filho começar a levar livros para casa, peça que ele leia para você. Se a leitura tiver erros, peça para ele ler novamente – e diga isso de uma forma tranquila. Você pode alternar, lendo alguns trechos para ele. A leitura oral repetida, é sabido, torna os alunos melhores leitores.

Incentive a escrita

Ter livros e revistas disponíveis em casa ajuda a despertar o interesse pela leitura. Escrever bilhetes, cartões, criar histórias – tudo isso promove a escrita e ajuda o processo de alfabetização na escola.

Leitura como um hábito familiar

Faça da leitura uma parte da vida cotidiana familiar. Desliguem TV, nada de Internet e se dediquem a ler. Isso estimulará a criança a incorporar os livros como parte integrante da sua vida.


 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita