Livros - Lançamentos

por José Carlos Munhoz Pinto

Esta página é meramente informativa. Nem todos os livros aqui divulgados seguem, com rigor, os princípios e ensinamentos da Doutrina Espírita.

As descrições, comentários ou críticas de cada livro foram obtidas nos sites das editoras responsáveis e, por isso, não refletem nossa opinião a respeito deles.

Esta revista não os referencia nem os desaconselha e deixa que o leitor atento os avalie com imparcialidade e espírito crítico.


Os Animais: percepções, manifestações e evolução
De Paulo da Silva Neto Sobrinho
Editora Virtual O Consolador

Publicado no dia 3 de fevereiro de 2023, o e-book Os animais: percepções, manifestações e evolução é de autoria do escritor e estudioso espírita Paulo da Silva Neto Sobrinho, mais conhecido nas lides espíritas como Paulo Neto.

Natural de Guanhães (MG), ele é formado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas pela Universidade Católica (PUC-MG) e reside em Belo Horizonte (MG).

Aposentado como Fiscal de Tributos pela Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais, participa do movimento espírita desde julho de 1987, sendo um dos mais atuantes divulgadores do Espiritismo em nosso país, por meio, principalmente, de artigos e livros.

Titular do site www.paulosnetos.net, tem 35 livros publicados, sendo oito no formato impresso e 27 no formato virtual, 22 deles publicados pela EVOC, incluindo o e-book ora lançado.

O autor é um dos articulistas da revista O Consolador e integra também a equipe responsável pelas edições da EVOC, da qual é, desde 24 de junho de 2020, o Coordenador Editorial.

Várias são as dúvidas quanto aos animais, desde a possibilidade de sua alma, via evolução, transmigrar para a espécie humana, bem como se eles sobrevivem à morte corpórea, se permanecem algum tempo no mundo espiritual e, por fim, se podem manifestar-se após a morte.

O primeiro ponto pode ser observado positivamente nas obras da Codificação Espírita, enquanto os outros são negados, ainda que nelas se possa encontrar algo a respeito.

O objetivo do autor nesta obra é apresentar ao leitor as fontes que sustentam o primeiro e fornecer fatos que demonstram a possibilidade do segundo ponto.
 
 


 

 


Conhecereis a verdade e ela vos libertará
De Astolfo Olegário de
Oliveira Filho
Editora Virtual O Consolador

O e-book "Conhecereis a verdade e ela vos libertará" é o mais novo lançamento da EVOC - Editora Virtual O Consolador

Seu autor, Astolfo Olegário de Oliveira Filho, é diretor de redação do jornal espírita “O Imortal” e da revista espírita O Consolador, fundada em 18/4/2007 por ele e seu colega José Carlos Munhoz Pinto.

É autor dos livros “20 Lições sobre Mediunidade” e “Lições para ontem, hoje e amanhã”, bem como dos 5 volumes que compõem a série “Iniciação à Doutrina Espírita”, todos publicados no formato digital pela EVOC – Editora Virtual O Consolador.

Fundou e dirigiu a Editora Leopoldo Machado e é atualmente diretor da EVOC - Editora Virtual O Consolador, de Londrina (PR), sendo também editor do blog Espiritismo Século XXI. Para acessá-lo, clique aqui

O título da obra foi inspirado nesta frase de Jesus anotada pelo evangelista João: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." (João, 8:32.)

A palavra do Mestre, bastante conhecida, é clara e segura. Mas, alguém certamente perguntará, a que verdade Jesus se referiu?

A questão foi examinada no livro Fonte Viva, obra psicografada pelo médium Chico Xavier, em que no capítulo 173, intitulado “Ante a luz da verdade”, Emmanuel diz que “a verdade libertadora é aquela que conhecemos na atividade incessante do Eterno Bem”.

E, na sequência, acrescenta: “Penetrá-la é compreender as obrigações que nos competem. Discerni-la é renovar o próprio entendimento e converter a existência num campo de responsabilidade para com o melhor. Só existe verdadeira liberdade na submissão ao dever fielmente cumprido. Conhecer, portanto, a verdade é perceber o sentido da vida. E perceber o sentido da vida é crescer em serviço e burilamento constantes.”

Constituída de 60 capítulos, a obra apresenta-nos temas diversos tratados à luz do conhecimento espírita, cuja proposta é ajudar o leitor a perceber qual é, de fato, o sentido da vida e, em consequência disso, libertar-se do erro, buscar o crescimento espiritual e seguir com firmeza no caminho que o conduzirá ao objetivo final de nossa presença no mundo.

A capa da obra foi gentilmente concebida e elaborada pela artista plástica Cláudia Rezende Barbeiro, de Londrina (PR), a quem agradecemos.
 
 


 

 


Sinal Verde
De: Chico Xavier
Espírito: André Luiz

Editora: CEC
De forma figurada, pode-se dizer que esta obra é um manual de trânsito moral. Se no trânsito material das ruas e estradas o sinal verde tem hora certa para acender, no trânsito moral do espírito se pode permanecer sempre certo. Em nosso íntimo não dependemos de um sinaleiro exterior, mas da nossa própria vontade. E o sinaleiro da vontade é manobrado por um anjo mudo. André Luiz é um verdadeiro técnico do trânsito moral: ele não prega, ensina; não faz sermões, adverte. E sua linguagem é concisa e direta, como as flechas do trânsito. Através de seus textos e frases, encontramos a segurança necessária para transitar com serenidade e harmonia pelos caminhos da vida.

Léon Denis fala aos jovens
De Adeilson Salles
Editora: Intervidas

Léon Denis, Apóstolo do Espiritismo, é um dos grandes pensadores espíritas, continuador e consolidador da obra de Allan Kardec. Adeilson Salles é a referência maior no meio espírita para abordar temas da juventude. Nesta obra, objetiva e ao mesmo tempo tocante, encontram-se as respostas a importantes questionamentos íntimos dos jovens. A linguagem leve e moderna conjugada com o belo e jovial projeto gráfico permite que o conhecimento de Denis seja ainda mais compreensível à juventude atual. Afirma no prefácio da obra o famoso jornalista, professor e escritor André Trigueiro: “Não conheço ninguém que se comunique melhor com a garotada. Adeilson aborda com absoluta naturalidade temas sensíveis às novas gerações como sexo, drogas, redes sociais, solidão, suicídio, entre outros assuntos. Ele se apropria do pensamento de Léon Denis para construir saborosas reflexões. É banquete para todos os paladares, com pitadas de humor, generosas porções de sabedoria, e amor à gosto. Recomendamos essa nutritiva degustação aos jovens de todas as idades, para ajudá-los a crescer e fazer da vida uma aventura que valha a pena.” Adeilson concretiza em “Léon Denis Fala aos Jovens” a máxima do Apóstolo do Espiritismo: “Instruamos a juventude, esclareçamos sua inteligência; mas, antes de tudo, falemos ao seu coração”.


Coragem
De: Chico Xavier
Espírito: Diversos
Editora: CEC
Páginas de esperança, reconforto, acenos de luz e uma seta a indicar o rumo certo dos objetivos. Mensagens consoladoras que habilitam a superar tanto os obstáculos quanto as sombras que se interpõem nos caminhos. São palavras que fortificam diante das lutas e provas que nos são necessárias ao burilamento próprio, porque ainda mesmo quando sitiados, em todas as direções, por dificuldade e desarmonia, débito e sofrimento, haverá sempre um caminho de refazimento e libertação que a esperança nos descerra, ante a misericórdia de Deus.

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita