Cinco-marias

por Eugênia Pickina

 

Atividade física e saúde


A verdadeira educação é aquela que vai ao encontro da criança para realizar a sua libertação
. Maria Montessori


Criança precisa fazer atividade física? Sim – e muito! A lista de benefícios é extensa, basta recordar aqui a prevenção da obesidade e noites de sono mais tranquilas…

Bola ou balé?

É importante investir em atividades de que a criança goste e, de outro lado, como se trata da infância, precisamos ter cautela. Por isso,  é salutar  contar com o auxílio de um profissional ou conversar com o pediatra do seu filho, pois desse modo os exercícios serão seguros e proporcionarão benefícios à vida da criança. A vida urbana hoje tende a estimular o sedentarismo. Quando consideramos a saúde da criança, é óbvio que praticar exercícios desde cedo ajudará o seu filho a ser mais resiliente na vida adulta.

Separei alguns benefícios para que você entenda a importância de incentivar o exercício físico na infância. Confira:

1-Estimula o crescimento e desenvolvimento

A prática de atividade física para criança permite o fortalecimento da coordenação motora, ajuda a melhorar a concentração, a autoestima e a interação social.

2-Os exercícios ajudam na prevenção da obesidade (na infância e na vida adulta)

Segundo informações da Sociedade Brasileira de Pediatria, a atividade física para crianças contribui para o enfrentamento da obesidade infantil por, pelo menos, três motivos: a) previne a obesidade infantil e doenças relacionadas a ela; b) jovens ativos tendem a se tornar adultos ativos, o que aumenta o gasto energético durante toda a vida, e c) crianças e adolescentes que se movimentam têm menor chance de desenvolver obesidade depois de crescidos.

3-Aprimora a cognição

Crianças e adolescentes fisicamente ativos têm o raciocínio estimulado, o que se reflete em um melhor desenvolvimento cognitivo. Por exemplo, durante um jogo, o jovem precisa tomar decisões rápidas e fazer várias atividades e movimentos ao mesmo tempo. Há estudos que demonstram uma melhora da plasticidade cerebral daqueles que não são sedentários

4-Estimula a convivência em grupo

O esporte é um importante fator de integração na idade infantil. Durante a prática de atividades coletivas, as crianças vão vivenciar momentos em que precisam vencer a timidez e se posicionar frente ao grupo, por exemplo.

5-Ensina a respeitar regras

Ao praticar esporte, a criança e o adolescente aprendem a lidar com regras e a respeitá-las. Se a modalidade for coletiva, eles também terão de conviver com hierarquia, nas figuras do técnico e do capitão de equipe, por exemplo. Além disso, os valores éticos e morais envolvidos permitem a aquisição de juízo crítico.

Por fim, e não menos importante, fazer exercícios ou praticar esportes com regularidade tem o poder de reproduzir algumas situação que as crianças terão de enfrentar fora do ambiente de treino, isto é, disputar, ganhar, perder, seguir lutando mesmo quando há adversidade. Tudo isso prepara para lidar com frustrações, contribuindo para o amadurecimento da criança enquanto indivíduo.


 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita