Cartas

Ano 17 - N° 817 - 2 de Abril de 2023

De: Marta Maria de Oliveira Alves (Rio de Janeiro, RJ)

Quinta-feira, 23 de março de 2023 às 8:17:21

Bom dia. Há alguma bibliografia que possam me indicar que fale sobre o calvário, crucificação e ressurreição de Jesus à luz do espiritismo, sem ser a apostila do EADE ou o livro Boa Nova?

Desde já, agradeço.

Marta Maria


Resposta do Editor
:

Como espírita, entendemos que a melhor explicação para a chamada ressurreição de Jesus encontra-se no livro A Gênese, cap. XV, itens 61 e 62, autoria de Allan Kardec. Morto o corpo, ele desprendeu-se dos liames que prendiam sua alma à matéria e apresentou-se em Espírito aos seus discípulos. É por isso que, conforme registra João, Maria Madalena, que o conhecia tão bem, não o reconheceu assim que o viu fora do túmulo. O fato constitui, portanto, um simples caso de aparição em que o Espírito se vale do seu corpo espiritual ou perispírito, algumas vezes tangível, outras vezes somente vaporoso, caso em que não é possível tocá-lo.

Outra obra que trata do assunto é O Redentor, de Edgard Armond, publicada pela Editora Aliança, de São Paulo (SP), na qual o autor traz uma interessante informação sobre o que ocorreu com o corpo físico de Jesus. 

 

De: Maria Ester Silva Rodrigues Caetano (Rio de Janeiro, RJ)

Quinta-feira, 23 de março de 2023 às 15:10:42

Sempre rezo pelos Anjos da Guarda de minha família e o meu. Minha mãe faleceu este ano. Devo continuar rezando pelo Anjo da Guarda dela? Agradeço antecipadamente pelo esclarecimento.

Saúde e paz.

Maria Ester


Resposta do Editor
:

Orar pelos Anjos de Guarda ou aos Anjos de Guarda é uma prática que muitos espíritas adotam, mas o ideal é que oremos a Deus, nosso Pai, como Jesus propôs ao ensinar seus discípulos a orar. Evidentemente, não há mal em nos dirigirmos aos prepostos do Pai, se essa for a preferência da pessoa que ora. 

 

De: Leo Martins (Gravataí, RS)

Quinta-feira, 23 de março de 2023 às 14:29:40

Sabemos das nossas fases, acredito que os cachorros encontram-se na fase hominal, é verdade? E na próxima fase, tornam-se humanos?

No aguardo de suas habituais respostas, desde já agradeço.

Leo


Resposta do Editor
:

O adjetivo hominal refere-se ao homem. No meio espírita diz-se que nós, seres humanos, nos encontramos na chamada fase hominal da evolução, que será sucedida pela fase da angelitude. Daí a poética frase que aparece em uma linda canção espírita: “Um dia nós seremos anjos”.

Obviamente, os cães não pertencem à fase hominal e, para chegarem a ela, suas almas deverão percorrer um longo caminho na estrada da evolução.

 

De: Marcos Nascimento (Natal, RN)

Terça-feira, 28 de março de 2023 às 7:30:31

Bom dia.

Uma dúvida que surge a partir de uma leitura da obra “Pensamento, força da alma”, de Donizete Pinheiro, Editora EME. Teria como o Espírito, individualização do princípio inteligente, ter acesso a arquivos de informações de etapas anteriores a essa individualização? Poderia, por exemplo, acessar reminiscência de algum estágio no reino animal, portanto anterior ao hominal, bem como outros?

Como isso poderia dar-se, uma vez que nalgumas experiências anteriores estão sendo elaborados a fixação de memória e até mesmo o pensamento, uma vez que no reino animal o pensamento é fragmentário, descontínuo?

Isto poderia dar-se: o Espírito acessar arquivos de experiências anteriores do princípio inteligente, que na verdade nem é ele, mas antes a sua elaboração, uma vez que só a partir da individualização tem-se o nascimento do Espírito?

A seguir transcrevo o trecho que suscitou tais dúvidas, página 30, capítulo 6, Mente: “A compartimentação do cérebro em três regiões espalha a organização e a memória conquistados pelo princípio inteligente nos reinos mineral e vegetal, refletindo a estrutura da própria mente, que arquiva os registros de suas vivências na ordem dos acontecimentos, em camadas, de modo a serem eventualmente acessados.”

Marcos


Resposta do Editor
:

A pergunta formulada pelo leitor deveria ser feita ao autor da obra por ele mencionada.

Não temos conhecimento de que o assunto tenha sido examinado por alguma obra espírita séria, razão pela qual o bom senso nos impede, evidentemente, de emitir qualquer opinião a respeito do tema.

 

De: Domingos Zandonadi (Niterói, RJ)

Quarta-feira, 29 de março de 2023 às 17:31:11

Assim como citado na obra "Sexo e Destino", há referência ao alcoolismo em outro livro, cujo nome não recordo no momento. O fato é que nessa outra obra do mesmo autor espiritual, André Luiz, atuam micro-organismos no interior do corpo da pessoa, acentuando, no alcoólatra, os sintomas de abstinência e de quando está bêbado. Os senhores podem esclarecer melhor e apontar qual é o livro de André Luiz que contém esta narrativa?

Agradeço pelo atendimento.

Atenciosamente,

Domingos Zandonadi


Resposta do Editor
:

Não conhecemos a informação contida na mensagem acima, nem a obra de André Luiz em que ela estaria registrada, lembrando que o tema alcoolismo também foi examinado pelo citado autor no livro Nos Domínios da Mediunidade.

Sem ter à mão a narrativa exata a respeito do assunto, não nos é possível compreendê-la e, obviamente, exprimir o que pensamos sobre a questão proposta. 

 

De: Antonius (Belo Horizonte, MG)

Sábado, 25 de março de 2023 às 21:45:24

Boa noite!

Gratidão pelas benéficas reflexões no artigo "A prova da riqueza".

"[...] a prosperidade, ausente da reta conduta, não passa de apropriação indébita e é como roupa brilhante cobrindo chagas ocultas, que exigem a formação de reflexos contrários aos enganos que as originaram, a fim de que a prosperidade legítima, a expressar-se em serviço e cultura, amor e retidão, confira ao Espírito o reflexo dominante da luz." (Pensamento e Vida - Chico Xavier, Emmanuel - Capítulo 19 - Prosperidade)

Antonius

Jardinagem do Bem - Músicas espíritas 

 

De: SEF - Sociedade Espírita Fraternidade (Niterói, RJ)

Domingo, 26 de março de 2023 às 15:35

Assunto: Lançamento “Atalaia Cristã”, novo livro de Francisco Paula Vítor, psicografado pelo médium J. Raul Teixeira

Olá amigos,

O benfeitor Francisco de Paula Vitor conhece bem a situação atual do nosso mundo e escreveu textos diretos, bem densos e fortes, trazendo temas de muita importância para nossas vidas.

O livro exalta as lições de Simão Pedro, a quem nosso Padre Vítor chama de Atalaia Cristã, remetendo aos profetas do antigo testamento que eram chamados atalaias de Deus, por serem responsáveis por vigiar e alertar o povo. Pedro, nos dias de hoje, é nosso sentinela de Cristo, incumbido desse alerta à nossa sociedade dispersa.

Precisamos encontrar o rumo do Cristo imediatamente, viver diariamente seus ensinamentos, e este livro é um farol para nos iluminar nessa jornada.
Fraternalmente,
Sociedade Espírita Fraternidade
 

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Terça-feira, 27 de março de 2023 às 08:03

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que sim!

Resgatamos na atual edição para o Foi Assim um fato que ocorreu com Eurípedes Barsanulfo.

Era comum ele entrar em transe mediúnico, no curso de uma aula. Quando voltava, explicava aos alunos o que havia feito naqueles instantes.

Imagine a cena: Eurípedes, em desdobramento, auxiliando em um parto.

“Prestem atenção. Acabo de estar em uma residência, atrás da igreja do Rosário, fazendo um parto difícil. O marido não sabe que já é pai e está a caminho daqui...”, comentou ele com seus alunos.

Acesse a matéria clicando aqui: www.bit.ly/FuiEmEspirito

Boa leitura! Você vai gostar de conhecer os detalhes e como terminou essa história.

Um abraço,

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita