Entrevista

por Orson Peter Carrara

A diretora da Editora Allan Kardec fala-nos sobre a editora e seus desafios

Natural de Campinas (SP), onde reside, Maristela Succi Bosso (foto) é formada em Matemática, mas direcionou posteriormente sua atuação profissional para a área de Administração e Controladoria. Vinculada ao Centro Espírita Allan Kardec, tradicional instituição na cidade, exerce a função de 1ª Secretária da Diretoria Executiva. Com larga experiência – cerca de 35 anos – na área doutrinária, onde também colabora, está atualmente responsável pela direção da Editora Allan Kardec. Entrevistamo-la sobre sua vivência espírita, especialmente considerando sua atuação junto à editora:


Como se tornou espírita? E quando?

Me tornei espírita no ano de 1986, quando estava na faculdade e conheci uma pessoa que era espírita e que me falou dos cursos que o CEAK – Centro Espírita Allan Kardec oferecia sobre os princípios da Doutrina Espírita. Fiquei interessada e começamos o curso no domingo de manhã. Lá conheci duas pessoas que muito me influenciaram no trabalho na Doutrina Espírita: Therezinha Oliveira, que coordenava a Área Doutrinária - com quem aprendi sobre a doutrina e tenho grande admiração pelo conhecimento e postura espírita; e D. Daisy Jurgensen Machado, que foi presidente de nossa Casa e uma grande inspiradora no trabalho espírita para mim. Interessante é que a pessoa que me levou para a Casa Espírita só fez o primeiro ano de estudo e seguiu outros caminhos, mas eu gostei tanto do que ouvi, das pessoas que conheci e do lugar, que nunca mais saí de lá!

E como foi o envolvimento com editoração?

Bem, todo o meu trabalho no CEAK, depois que conclui os cursos da Casa, sempre foi na área doutrinária. Hoje estou como dirigente de 3 turmas do Curso “Iniciação ao Espiritismo”, que acontecem no Núcleo Vila Nova (Educandário Eurípedes) há mais de 20 anos, e de 2 turmas do curso “Estudos Espíritas do Evangelho” há pelo menos 7 anos. Mas, da Editora Allan Kardec eu me aproximei em 2020, pois, com a pandemia, a Editora Allan Kardec passou por um momento muito difícil, em função do fechamento temporário das Casas Espíritas, das Distribuidoras, das Federações Espíritas. Para vencermos esse período, foi preciso rever processos, realizar um saneamento profundo dos custos da Editora, pensar novas alternativas para divulgação das obras. A diretoria executiva do CEAK optou por dirigir a Editora e, como havia outras frentes urgentes de trabalho e a necessidade de uma presença mais constante na Editora, eu acabei sendo direcionada para esse trabalho. Foi um desafio e tanto!

Atuando numa instituição muito respeitada, como sente o processo de avaliação para publicação das obras?

Sinto que, como tudo que o CEAK faz, há muito cuidado e responsabilidade. A missão da Editora Allan Kardec é ser uma referência no mercado nacional, reconhecida pela disseminação do Espiritismo por meio da produção e oferta de conteúdos que primam pela fidelidade doutrinária e qualidade gráfica e editorial, que gerem recursos para as obras sociais mantidas pelo Centro Espírita Allan Kardec. Assim, os amigos espirituais têm-nos orientado para que não voltemos os nossos interesses apenas para o lado mercantilista, mas que “todas as obras por ela publicadas guardem em seu bojo o mais profundo compromisso com a doutrina”. Por isso a nossa Casa é tão cuidadosa, no momento de fazer a programação dos títulos que serão publicados anualmente e que passarão a fazer parte do nosso catálogo.

Quantos títulos a editora tem publicados? Qual estilo prevalece no acervo? E quantos autores, em média?

A Editora é muito nova! Foi fundada em 1999, completará 24 anos e por isso tem atualmente 98 títulos que abordam gêneros variados da Doutrina Espírita, como: ABC do Espiritismo, Científico, Crônicas/Meditações, Cura e Auto Cura, Dia a dia do Centro Espírita (preparação do trabalhador para a Casa Espírita), Dissertações sobre a Doutrina, Educação na visão Espírita, Estudo do Evangelho, Filosófico, Infantil, Mediunidade, Reencarnação, Romance e o tema Suicídio. Os títulos são de autores renomados no Movimento Espírita, como: Therezinha Oliveira (a maioria dos títulos publicados são de autoria dela), Daisy Jurgensen Machado, Zalmino Zimmermann, Hebe Langhe de Sousa, Regis de Morais, Emanuel Cristiano (médium), Clayton Levy (médium), Clara Lila Gonzalez de Araújo, Ademar Lopes Jr (obras infanto/juvenil), Nubor Facure, Abel Sidney, Teddy Nilson, Lincoln Vieira Tavares, Manoel Cândido e Silva e Helton Monteiro. A maioria dessas obras também estão disponíveis em e-book e cerca de 20 títulos estão disponíveis no idioma inglês e 1 no idioma italiano.

O que mais chama atenção nesse processo de avaliação, aprovação, editoração, publicação e divulgação da obra?

O que nos move e nos encanta neste trabalho é a razão da existência da Editora, que é levar o conhecimento essencial da Doutrina Espírita para que as pessoas tenham um roteiro de renovação, contribuir para a edificação espiritual e colaborar para a construção de um mundo justo e solidário.

E na diversidade de autores e temas, o que é mais marcante?

Os nossos autores se destacam por serem grandes estudiosos do Espiritismo e a maioria são pessoas que trabalharam/trabalham há muitos anos em nossa instituição e pela divulgação da Doutrina.

Os lançamentos das obras constituem grande momento para os autores e a própria editora. Quais os aspectos que se destacam?

Sim, é um momento muito especial, porque junto com o autor trabalhamos para a concretização do seu trabalho, das suas ideias, da sua criação, que levará a luz da doutrina espírita para as pessoas. É um momento em que colocamos muita energia, porque até a conclusão do processo muitas pessoas contribuem e muitas atividades acontecem ao mesmo tempo desde o alinhamento com o autor na questão da cessão dos direitos autorais, a revisão doutrinária e ortográfica, criação de capa, diagramação do texto, a impressão, o plano de divulgação da obra, sem contar o dia para o lançamento do livro. Mas, tudo é conduzido com muito carinho e é muito gratificante quando vemos a obra disponível para os leitores.

Quais as maiores dificuldades de uma editora?

No momento em que vivemos, em que vemos grandes livrarias encerrando as atividades no nosso país, o nosso maior desafio é perseverar no trabalho de editar obras que tragam conteúdo condizente com os princípios doutrinários, levar as obras espíritas não só para o meio espírita, mas ampliar este horizonte buscando novos grupos para disseminar a ideia da imortalidade da alma, a comunicabilidade dos espíritos, da bondade e justiça de Deus, da importância da ação no bem, da esperança num futuro  melhor, por exemplo,  e despertar novas consciências. Também é preciso lembrar que uma boa administração faz toda diferença para que ela cresça cada vez mais e cumpra o seu compromisso também com a espiritualidade. O espírito Gustavo Marcondes, fundador da nossa Casa, em mensagem que consta no livro “O Zelo da tua Casa”, falando sobre a Editora Allan Kardec, nos diz: “Do ponto de vista espiritual, há uma vasta programação para o envio de obras que só poderão ser materializadas e publicadas no mundo por meio de um selo absolutamente comprometido com a verdade”.

E quais as maiores alegrias colhidas?

No momento onde há incertezas econômicas, transbordamos de alegria ao saber que já atravessamos um momento muito difícil, mas que, aos poucos, com o trabalho e dedicação de muitos amigos, estamos retornando à normalidade das nossas atividades, cumprindo o nosso objetivo. Mas, também o retorno gratificante dado pelos nossos leitores e pelos grupos de estudos que utilizam nossas obras para o aprendizado da Doutrina, que se demonstram satisfeitos com o trabalho dos nossos autores, fornecedores e da equipe EAK. O espírito Gustavo Marcondes, em outra mensagem no mesmo livro, nos diz: “Quando sustentamos corpos (materialmente), nem sempre alimentamos as almas, mas se nutrirmos o espírito com as verdades espirituais, os corpos estarão assegurados pela lei da caridade. O livro espírita desperta ideais e leva esclarecimentos capazes de transformar mentes e corações motivando-os à benemerência.” A nossa alegria é saber que o nosso trabalho vai muito além do que vemos materialmente (edição do livro).

Cite para os leitores o site da editora e também os contatos disponíveis.

Livraria virtual: clique aqui

WhatsApp: (19) 99537-9953

Instagram: @editoraallankardec

Facebook: Editora Allan Kardec

Suas palavras finais.

A nossa gratidão a você Orson e à Revista Eletrônica Consolador por disponibilizar um espaço para falarmos e divulgarmos um departamento tão importante do Centro Espírita Allan Kardec, que é a Editora Allan Kardec de Campinas-SP.


 
 

 

     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita