Cartas

Ano 17 - N° 831 - 9 de Julho de 2023

De: Andrea Mello Pinheiro (Carangola, MG)

Terça-feira, 4 de julho de 2023 às 8:43:02

Após ler o texto na revista "Reformador" "alergia e obsessão", peço por gentileza que esclareçam com mais profundidade sobre a substância "H" atuando em nossas radiações mentais.

Gratidão, paz e bênçãos.

Andrea


Resposta do Editor
:

O assunto citado pela leitora foi tratado pelo Dr. Francisco de Menezes Dias da Cruz (autor espiritual), que foi distinto médico e denodado batalhador do Espiritismo, na mensagem intitulada “Alergia e obsessão”, transmitida psicofonicamente por intermédio de Chico Xavier e publicada no cap. 19 do livro Instruções Psicofônicas.

Reproduzida na edição 59 desta revista - clique aqui - destacamos da mensagem o trecho em que o autor espiritual se refere à substância “H”:

A medicina moderna, analisando a engrenagem do fenômeno, admite que a ação do anticorpo sobre o antígeno, na intimidade da célula, liberta uma substância semelhante à histamina, vulgarmente chamada substância «H», que agindo sobre os vasos capilares, sobre as fibras e sobre o sangue, atua desastrosamente, ocasionando variados desequilíbrios, a se expressarem, de modo particular, na dermatite atípica, na dermatite de contacto, na coriza espasmódica, na asma, no edema, na urticária, na enxaqueca e na alergia sérica, digestiva, nervosa ou cardiovascular.

Evitando, porém, qualquer preciosismo da técnica científica e relegando à medicina habitual o dever de assegurar os processos imunológicos da integridade física, recordemos que as radiações mentais, que podemos classificar por agentes «R», na maioria das vezes se apresentam, na base de formação da substância «H», desempenhando importante papel em quase todas as perturbações neuropsíquicas e usando o cérebro como órgão de choque.

Esperamos que estas informações esclareçam a dúvida da prezada leitora. 

 

De: Washington Bergamo Ruiz (Piracicaba, SP)

Domingo, 2 de julho de 2023 às 18:33:10

Atualmente em nossa reunião mediúnica seguimos os "Estudos de Técnicas da Mediunidade" do Pastorino e Walter Carvalho sobre a constituição da mesa mediúnica onde são intercalados os médiuns com os não médiuns para evitar a corrente parasita. Gostaria de saber se realmente esta intercalação é necessária? A minha pergunta é em razão de Allan Kardec não ter feito nenhuma referência quanto a isto.

Atenciosamente,

Washington


Resposta do Editor
:

A ideia da intercalação é interessante e pode realmente ajudar na condução dos trabalhos. Se o grupo adotar, por exemplo, a prática das comunicações simultâneas, a proximidade dos médiuns constituirá um problema para a compreensão dos diálogos entre o esclarecedor e a entidade comunicante. Se na equipe houver quatro médiuns psicofônicos, o bom senso sugere, por razões óbvias, que eles sejam colocados distantes uns dos outros. Como não existe nas obras de Kardec nenhuma instrução a respeito do tema, a decisão cabe à própria equipe mediúnica e seu objetivo é que a harmonia e a serenidade do trabalho sejam asseguradas. 

 

De: Luciene Silva dos Santos (Caxias do Sul, RS)

Sexta-feira, 30 de junho de 2023 à 00:45:17

No trabalho de irradiação, o público pode participar? Ou são os trabalhadores? Na casa que frequento começaram a fazer uma irradiação coletiva onde o público participa, mas nunca tinha ouvido ou estudado nas obras básicas ou complementares sobre isto! Estou procurando respostas!

Obrigada desde já pela atenção.

Luciene


Resposta do Editor
:

Ignoramos se existe sobre a questão proposta alguma orientação contida em obra espírita séria. Mas, pessoalmente falando, não vemos nenhum problema em que o público se associe ao trabalho de irradiação feito em favor de alguém. 

 

De: Elizabeth Duarte Cavalcante (Manaus, AM)

Quarta-feira, 5 de julho de 2023 às 21:10:22

Assunto: Especial 471 - Teodora teria matado 500 prostitutas? (Parte 1)

Muito obrigada pelo seu artigo. Há algum tempo tenho refletido nosso, pois os dois - Justiniano e Teodora - foram realmente importantes ao fincarem as bases do Estado de Direito moderno. Nada podemos dizer, por enquanto, sobre as intenções que a moveram. Sem dúvida, era uma mulher além de seu tempo.

Elizabeth


Resposta do Editor
:

Sobre a Imperatriz Teodora e a Reencarnação no Cristianismo Primitivo, foi publicado em 26 de junho de 2023 pelo Jornal de Estudos Espíritas, de Campinas (SP), um interessante artigo de autoria de Adolfo de Mendonça Junior, que a leitora poderá acessar clicando aqui 

 

De: IEEAK - Instituto de Estudos Espíritas "Allan Kardec" (Mirassol, SP)

Domingo, 2 de julho de 2023 às 11:26

Assunto: Gazeta IEEAK de julho de 2023

Irmãos e irmãs da lide espírita...

Anexo, nosso Informativo Espírita Mensal ref. julho de 2023, com diversos assuntos que poderão nos trazer algum auxílio no nosso dia a dia... Favor repassá-lo aos teus contatos, a fim divulgarmos mais a Doutrina Espírita...

A Gazeta IEEAK pode ser acessada e lida por meio do nosso Blog. Para acessar, clique aqui

Abraços fraternos,

Sérgio Bernardi

IEEAK - Instituto de Estudos Espíritas "Allan Kardec" 

 

De: Maria Amelita Almeida Rios (Várzea Grande, MT)

Domingo, 2 de julho de 2023 à 00:14:29

Assunto: Especial 308 – Casamento e divórcio

Bom dia. Gratidão! Entre os outros que pesquisei este foi o que me norteou para preparar uma preleção sobre o tema “Não separe o que Deus juntou”. Gostei muito, muito bem esclarecido.

Maria Amelita 

 

De: Wanderlei Santos (São Paulo, SP)

Domingo, 2 de julho de 2023 às 17:38

Olá, caros amigos.

Saudações kardequianas.

Estamos trazendo materiais sobre a LA SOCIÉTÉ MAGNÉTIQUE DE FRANCE que foi fundada em 1877 e ligada ao Movimento Espírita Mundial. 

Com a dissolução da União Espírita Francesa em 1891, o Espiritismo ficou órfão de órgãos de divulgação. Como o movimento magnético estava em ascensão, acabou albergando através do seu órgão Journal du Magnétisme a divulgação do Espiritismo.

Hector Duville, fundador da escola prática de magnetismo e de massagem, teve a excelente ideia de fundar uma Universidade dos Altos Estudos, que era composta de três Faculdades, inteiramente independentes: Faculdade das Ciências Magnéticas, Faculdade das Ciências Herméticas, Faculdade das Ciências Espíritas. A Faculdade das Ciências Espíritas foi dirigida por Gabriel Delanne; os cursos eram ministrados às terças-feiras, às 9 horas da noite, na sede da Federação Espírita, na Rua Château-d’Eau, 55.

No dia 20 de março, primeiro dia da primavera, teve lugar o primeiro Banquete da Imprensa Espírita, num dos salões do restaurante Philippe, no Palais-Royal. As três escolas estiveram representadas por cinquenta convidados, senhoras e senhores: escola hermética, escola espírita e escola magnética. O Dr. Encausse (Papus), o Sr. Gabriel Delanne e o Sr. Hector Durville trouxeram cada um dos convidados de sua escola. Durante todo o jantar, nunca deixaram de reinar a mais sincera cordialidade e o mais perfeito bom humor.

Com champanhe, o Sr. Hector Durville levantou-se e, após ter dialogado com o Sr. Gabriel Delanne, falou-nos da fotografia dos eflúvios escapando do corpo humano, que obteve com a ajuda e colaboração do Sr. Majewski, médium curador, presente no jantar, ao mesmo tempo que um bom efluviógrafo amador. As provas foram colocadas sob o olhar dos assistentes.  (Journal du Magnétisme, 2º trimestre de 1898, p. 446.)

Para saber mais sobre LA SOCIÉTÉ MAGNÉTIQUE DE FRANCE, clique aqui-1

Chamamos a atenção para os eventos abaixo:

1) 4º Encontro Nueshe, 29/6/2023 - Angeli Torteroli e o Espiritismo Nascente no Brasil, com participação de Adair Ribeiro. Para acessar, clique aqui-2

2) Live com Bruno Tavares e Leonardo Marmo Moreira: A Inteligência Artificial e Os Ajustes de "A Gênese". Para acessar, clique aqui-3

A luta segue.

Wanderlei

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita