Demônios são
irmãos nossos
pouco evoluídos
Por que será que
a palavra
bíblica grega
“daimon” (“daimones”
no plural), alma
ou espírito, com
o tempo, passou
a significar
espírito mau?
E era confuso o
Espírito Santo
Trinitário.
Muitos o tinham
como uma
centelha divina
que habita em
nosso corpo, mas
também, sem
negar a presença
da alma ou
espírito santo
que ela é
igualmente no
seu corpo.
Os trinitaristas
usavam, às
vezes, contra a
Bíblia, o artigo
definido ‘o’
diante de
Espírito Santo
para dizerem que
Ele era um só.
Já os contrários
a isso
empregavam antes
do Espírito
Santo o artigo
indefinido ‘um’
(não existente
em grego, mas
obrigatório para
as traduções que
o têm), conforme
o sentido
bíblico, para
darem a ideia de
que Ele não é um
só Espírito, mas
o conjunto de
todos os
espíritos
humanos, o que
nos leva a crer
que esse era
também o sentido
aceito por Paulo
em 1 Coríntios
3: 16; e 6:19,
quando afirmou
que o Espírito
de Deus habita
em nós (com o
sentido de posse
de nosso
espírito por
Deus e não da
sua própria
identidade
divina). E isso
significa mesmo
que o Espírito
Santo paulino ‘é
de Deus’, mas no
sentido de posse
e não da sua
própria
identidade
divina, mesmo
porque Paulo não
conheceu o
trinitário.
(Recomendamos
Pastorino em sua
monumental obra
de 8 volumes
“Sabedoria do
Evangelho”. E
corrobora também
essa ideia o
fato de Deus
estar presente
em todo lugar e,
de modo
especial, em
nosso corpo.)
Assim, pois, no
pensamento de
Paulo, quando
ele diz que
somos templos do
Espírito Santo,
ou de Deus, ele
queria dizer
mesmo é que
somos templos de
‘um’ espírito
santo e não de o
Espírito Santo
Trinitário,
mesmo porque
este só foi
criado cerca de
300 anos depois
de Paulo. Muitos
entendem assim
que é o da
Terceira Pessoa
Trinitária. Mas
o significado
mais certo é que
Ele é uma
espécie de
substantivo
coletivo
significando os
nossos
espíritos, com
cada um tendo
sua própria
identidade. E no
princípio da
criação da
Santíssima
Trindade, Ele
era entendido
por muitos como
sendo também
Deus, e até hoje
há os que assim
creem,
igualando-o com
Cristo
(declarado Deus
no Concílio
Ecumênico de
Niceia em 325).
O cristianismo
tem que ter a
coragem de
acabar com essa
confusão que o
faz capengar e
estimula o
crescimento do
materialismo...
E a ideia errada
de que os
demônios
(espíritos
humanos) são de
outra categoria
não humana tem
por causa esse
confuso e errado
significado do
Espírito Santo
Trinitário de
que ele não é o
conjunto dos
espíritos
humanos, como
ensina o
Espiritismo.
E vêm-nos à
mente duas
perguntas: se os
demônios fossem
mesmo de outra
categoria de
espíritos não
humana,
consequentemente,
Deus os teria
criado já maus
para eles
azucrinarem a
nossa vida
espiritual
sempiterna? E,
então, que Deus
seria esse?