De: Leo Martins (Gravataí, RS)
Quarta-feira, 23 de agosto de 2023 às 20:18:13
Em uma Casa Espírita, a qual tem devidamente sua diretoria formada, a quem cabem as mudanças de trabalho a ser realizado em prol dos consulentes que ali se fazem presentes: os membros da diretoria devidamente eleita ou algum dos Mentores ou Entidade espirituais? Ex: -Mudança de dia e horário de atendimento. O que cabe realizar a equipe de trabalhadores.
Na expectativa de suas manifestações a respeito, antecipadamente agradeço.
Leo
Resposta do Editor:
É evidente que cabe aos encarnados definir os dias e os horários do atendimento a ser prestado na Casa Espírita, bem como o regulamento do trabalho a realizar. Isso não impede que, em algum caso especialíssimo, seja consultado o mentor espiritual do grupo de trabalho. Mas a decisão final será do diretor do grupo ou casa espírita. |
|
|
De: Alice Veloso (São Paulo, SP)
Terça-feira, 22 de agosto de 2023 às 15:40
Assunto: Intolerância religiosa: nova mensagem de mãe de Larissa Manoela vem à tona
Nas últimas semanas o Brasil tem acompanhado constantes notícias sobre a relação da atriz Larissa Manoela e seus pais. O último desdobramento dessa história são os prints da conversa entre mãe e filha, em que Silvana, mãe da atriz, faz um comentário de tom preconceituoso sobre a religião do atual noivo de Larissa e de sua família.
O número de denúncias de intolerância religiosa no Brasil aumentou 106% em um ano, para 1,2 mil em 2022, média de três por dia. Falas como a da mãe da Larissa Manoela são mais comuns do que se imagina.
Obrigada pela atenção.
Alice
Resposta do Editor:
A intolerância religiosa, como toda manifestação de preconceito, seja de qual natureza for, é inaceitável e não existem atenuantes para atitudes desse tipo. Se partir de alguém que se diz adepto do Cristianismo, mais lamentável será, porque não foi isso que Jesus nos ensinou. |
|
|
De: Luiz Carlos Formiga (Rio de Janeiro, RJ)
Quarta-feira, 23 de agosto de 2023 às 17:19
Assunto: Indriso sobre sexualidade e mediunidade
Quando sexualidade rima com mediunidade? (*)
Ambas também rimam com espiritualidade!
A lição do Grande Médium deixa saudade!
O sensitivo da letra da música também agradece ao Criador.
No sexo e na mediunidade, ande sempre num caminho em flor.
Mas, para dar e receber carinho, só se entregar a um grande amor.
A pineal é quem preside os fenômenos nervosos da emotividade. (**)
Na sexualidade deve-se ser tão responsável quanto na mediunidade.
Referências:
(*) Luiz Carlos D. Formiga: clique em Link-1
(**) Mainha Tinha Razão: clique em Link-2
Saudações.
Luiz Carlos Formiga |
|
|
De: Jornal de Estudos Espíritas (Campinas, SP)
Domingo, 20 de agosto de 2023 às 19:47
Assunto: Novo artigo publicado no JEE
Olá, todos,
O Jornal de Estudos Espíritas (JEE) acaba de publicar o artigo "Um ensaio teórico sobre a estabilidade de grandes construções espirituais" de nossa autoria (Alexandre Fontes da Fonseca). Esse artigo passou por vários pareceristas em vista do tema ser controverso e de grande interesse do movimento espírita.
Há no meio espírita, uma importante controvérsia em torno da existência, manutenção e estabilidade das chamadas colônias ou cidades espirituais. Sem fechar o assunto, o presente artigo analisa um dos impasses em torno da questão, qual seja o fato (afirmado por Kardec) dos objetos fluídicos serem tão efêmeros quanto o pensamento. Se são efêmeros, como pode uma construção fluídica de grande porte perdurar por anos ou mais? O artigo apresenta uma solução para esse impasse e mostra, em Kardec e na Ciência, que é possível haver e se manter por tempos indeterminados construções fluídicas de grande porte no mundo espiritual. O artigo faz uso de conceitos e resultados de experimentos na área de Neurociência e Psicologia envolvendo pensamentos e processos mentais ditos inconscientes.
Qual seria o outro impasse? A solução do impasse acima comprovaria a existência do conceito de "cidades espirituais"? Ela daria suporte a interpretações funcionais das construções fluídicas? Leia o artigo, estude-o com atenção e descubra. Para acessar o artigo, clique aqui
O artigo pode ser lido no browser ou baixado para o seu computador, celular ou tablet (clique em PDF na janela que se abrir). Embora o acesso seja gratuito, os direitos autorais são do Autor. Portanto, qualquer reprodução, em parte ou em todo, requer sua autorização.
Excelentes estudos a todos!
Alexandre Fontes da Fonseca
Editor do Jornal de Estudos Espíritas |
|
|
De: Ricardo Alves Pereira (São Paulo, SP)
Sexta-feira, 18 de agosto de 2023 às 14:45:43
Assunto: Especial 443 - As diversas Colônias e Postos de Auxílio no mundo espiritual
Excelente!
Muito obrigado.
Ricardo |
|
|
De: Airton Schmidt de Azevedo (Navegantes, SC)
Sábado, 19 de agosto de 2023 às 10:11:03
Agradeço os esclarecimentos.
Um abraço.
Airton |
|
|
De: Wanderlei Santos (São Paulo, SP)
Domingo, 20 de agosto de 2023 às 16:16
Olá, caros amigos.
Saudações Kardequianas
Atualização do site:
Estamos trazendo esta semana, de Allan Kardec, ”O que é o Espiritismo”. Obra basilar para compreensão do Espiritismo, lançada em 1859 com o título “Qu'est-ce que le Spiritisme”.
Sinopse:
Esta obra encerra, de forma compacta, uma introdução aos conceitos do Espiritismo e ao conhecimento do mundo invisível, um resumo da Doutrina Espírita, além de esclarecimentos em relação às principais dúvidas e objeções mais comuns que se levantam em relação à Doutrina Espírita.
Divide-se em 3 capítulos: o primeiro, sob a forma de diálogos com um crítico, um céptico e um padre, traz respostas àqueles que desconhecem os princípios básicos da Doutrina, bem como apropriadas refutações aos seus contraditores; o segundo capítulo expõe partes da ciência prática e experimental, caracterizando-se como um resumo de “O Livro dos Médiuns”; no terceiro capítulo é publicado o resumo de “O Livro dos Espíritos”, com a solução, apontada pela Doutrina Espírita, de problemas de ordem psicológica, moral e filosófica. O volume inclui também a biografia de Allan Kardec, por Henri Sausse.
Para acessar o livro, clique aqui-1
Vale a pena assistir:
1) Entrevista sobre a 5ª Edição de “A Gênese”, com Bruno Tavares & Adair Ribeiro, Carlos Seth, Luciana Farias.
Para acessar, clique aqui-2
2) Entrevista sobre a Liga do Ensino, O Apostolado e O Espírito Jerônimo de Praga, com Bruno Tavares e Charles Kempf.
Para acessar, clique aqui-3
A luta segue.
Wanderlei |
|