De: Yghor Luiz Muzy (Magé, RJ)
Domingo, 1º de outubro de 2023 às 15:14:17
Olá, minha pergunta refere-se a uma questão social: como o espírita atual interpretaria a realidade material (com bases evangélicas, claro) sem que o idealismo atrapalhasse em sua observação?
Sinto, nas respostas e argumentações nossas, evadir do material e ter como concepção o mundo espiritual, gerando certo dogmatismo e olhar desapercebido de elementos da vida corpórea.
Agradeço, com votos de amor e paz, a resposta tão bem esperada, abraços!
Yghor
Resposta do Editor:
O planeta em que vivemos é, por enquanto, um mundo de provas e expiações e nele, como é fácil compreender, encarnam Espíritos imperfeitos em processo de desenvolvimento e, por isso mesmo, sujeitos a provas e resgates decorrentes de seus atos anteriores.
É por essa razão que na Terra ainda impera o mal em todas as suas faces e vertentes, como a violência, a vingança, a criminalidade, a corrupção, as traições, os preconceitos, as desigualdades sociais e os variados tipos de vícios e dependências, que concorrem para que o planeta não seja o reino de paz e amor que todos nós, espíritas ou não, almejamos.
Em que pese tudo isso, o espírita de verdade tem de entender que nossa presença no mundo, como é colocado de forma objetiva na questão 132 d’ O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, tem como finalidade não apenas o nosso melhoramento individual, mas também o melhoramento do mundo em que vivemos, cabendo-nos fazer, ao longo da vida, a parte que nos toca na obra da Criação.
Isolar-se dos problemas, afastar-se do mundo, como era frequente nos milhares de mosteiros erguidos no mundo, é um equívoco que o espírita não pode cometer, porque o Espiritismo nos ensina que seremos pessoalmente responsáveis não apenas pelo mal que fizermos, mas também pelo mal que resultar do bem que podíamos ter feito e, no entanto, não fizemos.
Na parte final de um de seus livros, Allan Kardec escreveu:
“A bandeira que desfraldamos bem alto é a do Espiritismo cristão e humanitário, em torno da qual já temos a ventura de ver, em todas as partes do globo, congregados tantos homens, por compreenderem que aí é que está a âncora de salvação, a salvaguarda da ordem pública, o sinal de uma era nova para a Humanidade.” (O Livro dos Médiuns, capítulo XXIX, item 350.) |
|
|
De: Graça Pinheiro (Miracema do Tocantins, TO)
Segunda-feira, 2 de outubro de 2023 às 22:39:07
Assunto: Especial 315 - Espírito e matéria ante a lei de evolução
Saudações!
Átomos permanentes e perispírito são a mesma coisa?
Agradeço antecipadamente por atender essa questão.
Fraternalmente,
Graça
Resposta do Editor:
O perispírito é, na concepção espírita, o invólucro semimaterial da alma depois de sua separação do corpo. Nos encarnados, serve de laço ou intermediário entre a alma e o corpo físico. Ele é mais ou menos sutil ou grosseiro, segundo a natureza de cada globo. Embora de natureza etérea, a substância do perispírito é suscetível de certas modificações que o tornam perceptível à nossa vista. Diz Allan Kardec, codificador da doutrina espírita, que ao conjunto alma e perispírito é que se dá o nome de Espírito.
O termo átomo permanente não faz parte da terminologia espírita conforme estabelecida nas obras de Allan Kardec e de seus continuadores, como Léon Denis, Gabriel Delanne e outros.
Segundo Stylianos Atteshlis, no seu livro “A Prática Esotérica”, o átomo permanente “situa-se no coração etérico de cada corpo simultaneamente e registra as emoções, os pensamentos, as reações e as experiências, conforme ocorrem nos mundos da existência”, uma informação estranha aos ensinos espíritas.
Para saber mais sobre o assunto, clique aqui |
|
|
De: Denia de Jesus Vasques de Carvalho (La Chaux-de-Fonds, Neuchâtel, Suíça)
Sábado, 30 de setembro de 2023 às 4:27:50
Bom dia, irmãos e irmãs, estou à procura de centro espírita aqui. Como posso encontrar?
Denia
Resposta do Editor:
Não sabemos se existe centro espírita na localidade onde reside a estimada leitora, que poderá obter essa informação acessando o website da União dos Centros de Estudos Espíritas na Suíça (UCESS, sigla em francês). Para acessar, clique aqui: https://ucess.ch/ |
|
|
De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)
Terça-feira, 3 de outubro de 2023 às 08:11
Assunto: A ciência já aceita a existência da alma?
Olá! Bom dia!
Tudo bem com você? Espero que esteja!
Por que tem tanta gente que não acredita ainda que existem espíritos? O que falta para se admitir essa realidade?
A dúvida de uma leitora nos fez pesquisar e entrevistar o físico Alexandre Fontes da Fonseca, da Unicamp, para nos auxiliar na resposta. Também encontramos um artigo de Silvio Seno Chibeni, professor de Filosofia da Ciência, que defende um novo paradigma.
“A preocupação em comprovar a alma usando conceitos ou ferramentas de outras ciências tem efeito negativo para o espiritismo. É como se o movimento espírita demonstrasse, com exemplos de tentativas superficiais, que valoriza mais as disciplinas científicas materiais do que o próprio Espiritismo e seus métodos”, destacou Fonseca.
É importante que, como espíritas, conheçamos melhor esses assuntos tão desafiadores.
Para acessar a matéria, clique aqui: www.bit.ly/ExistenciaDaAlma
Um abraço,
Izabel Vitusso |
|
|
De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)
Terça-feira, 3 de outubro de 2023 às 20:02
Assunto: Espiritualizar-se
Curta o Jornal Mundo Maior no facebook: clique aqui
Acesse o site do Jornal Mundo Maior - eis o link - e leia mensagens espíritas, como esta que adiante transcrevemos:
“Quando se fala em pessoa espiritualizada, quase sempre o que vem à mente é alguém que desperta orando, faz meditação e somente tem falas amenas, doces.
Mas a vida nos exige trabalho, ação. Então, dizemos que nunca seremos uma pessoa espiritualizada. Será assim mesmo? Lembremos de Jesus, o Divino Amigo. Alguém mais espiritualizado do que Ele, que se afirmou o Caminho da Verdade e da Vida? Ele comungava de tal forma com Deus, que dizia: Eu e o Pai somos um. Mas viveu entre os homens um pouco além de três décadas.
Pessoa espiritualizada é uma pessoa boa. Boa mãe, bom pai, bom vizinho, bom cidadão. É uma pessoa que entendeu como fazer o bem e aplica isso todos os dias em suas relações.
Fazer o bem não é apenas deixar de fazer o mal. Podemos afirmar que não agredimos as pessoas, não maltratamos ninguém. Isso não é fazer o bem. É somente não praticar o mal.
Fazer o bem também não se trata apenas de dar coisas, de limpar os armários e passar adiante o que não nos serve, o que enjoamos de tanto usar, o que está tomando lugar nas prateleiras e nos cabides.
Fazer o bem é uma escolha que acontece todos os dias, a todo instante. É algo que exige uma mudança de comportamento e uma intenção seguida de uma ação.
Podemos despertar pela manhã e começar cumprimentando o dia, que se renova para nós. Providenciar alguns grãos para os amigos alados que sobrevoam o ar ou se aninham na árvore próxima.
Podemos lembrar de colocar um recipiente com água para que saciem a sua sede, depois dos trinados da madrugada.
Ao transitarmos de carro, permitir que o veículo que vem por outra rua, mesmo que estejamos na preferencial, possa entrar em nossa frente. Uma gentileza para ele não ter que esperar e esperar para adentrar a via principal.
E, enquanto estamos levando nossas saudades a passear, cumprimentemos quem passa por nós. Pode ser que alguns nem respondam. Não importa. Nós lhes enviamos nossas melhores vibrações.
São muitas e pequeninas coisas que podemos fazer nas horas diárias. Coisas que dirão de como estamos nos importando com nosso próximo, com tudo que nos cerca. Ou seja, trabalhando a nossa Espiritualidade. Lembrando que somos todos seres espirituais, em uma jornada de alguns anos, neste mundo.
Uma excelente oportunidade de criar laços de simpatia, de amizade, para os reencontrar, quem sabe, quando sairmos desta para a outra vida.
Realizar uma tarefa doméstica, sorrir para alguém, fazer uma declaração de amor a quem está conosco, todos os dias, ano após ano. Algo breve, espontâneo, que brota da intimidade: Amo você! Você é muito importante em minha vida! Você coloca luz nas minhas horas! E não economizar elogios. Verdadeiros. Elogios a pessoas, ao animal doméstico que nos homenageia com seus olhos de felicidade, com faceirice nos gestos, como a dizer: Estou aqui. Gosto de você.
Elogios à criatividade divina que a cada dia mostra uma nova tela nos céus, coloca diferentes cores na vida e compõe uma inédita sinfonia com a passarada, nas manhãs de luz.
Pessoa espiritualizada. Comecemos hoje nosso ensaio.” (Redação do Momento Espírita)
Saudações.
Jornal Mundo Maior |
|
|
De: Kit Evangelho (Rio de Janeiro, RJ)
Terça-feira, 3 de outubro de 2023 às 13:29
Como é a vida de uma rainha no mundo espiritual?
Você já se perguntou sobre os segredos que envolvem a desencarnação? Prepare-se para uma jornada de descoberta e esclarecimento que vai além das fronteiras do nosso mundo!
No livro “Rainhas, reinas, queens”, de Luis Hu Ribas, mergulhamos no universo da psicografia de Chico Xavier, onde ele desvendou os mistérios por trás da desencarnação de uma rainha da França, Maria Antonieta.
Se você busca respostas para perguntas profundas sobre a vida, a morte e o significado da existência, este é um livro que não pode faltar em sua estante. Deixe-se envolver pela sabedoria de Chico Xavier.
Faça parte do Clube para adquirir o seu exemplar e desvendar os mistérios do além.
Pais e Evangelizadores, os livros podem ser utilizados na evangelização no lar.
Quer assinar e ainda tem dúvidas?
Consulte nosso site - https://www.kitevangelho.com/
Se preferir, envie-nos uma mensagem: WhatsApp (21)920028050
Saudações.
Editor do Kit Evangelho |
|
|
De: Fernando Gomes (São Paulo, SP)
Quinta-feira, 28 de setembro de 2023 às 20:48
Assunto: Estreia em janeiro o filme "Nosso Lar 2 - Os Mensageiros"
Continuando o que o filme “Nosso Lar” nos apresentou sobre a vida espiritual, estreará no dia 25 de janeiro próximo "Nosso Lar 2 - Os Mensageiros".
Baseado no best-seller "Os Mensageiros", de Chico Xavier, psicografado por André Luiz e lançado pela FEB editora, o filme acompanha um grupo de espíritos liderados por Aniceto (Edson Celulari), entre eles, o médico André Luiz (Renato Prieto). Juntos, os mensageiros têm o objetivo de ir à Terra para ajudar no resgate de três protegidos cujas histórias interligadas estão prestes a fracassar: Otávio (Felipe de Carolis), médium que não cumpriu com o planejado em sua missão; Isidoro (Mouhamed Harfouch), responsável por uma casa espírita que seria uma oficina espiritual na Terra. Este projeto espiritual teria ainda a participação de Fernando (Rafa Sieg), empresário responsável pelo financiamento do local.
O elenco traz outros grandes nomes: Fábio Lago, como o mensageiro Vicente; Vanessa Gerbelli, como Amanda, Julianne Trevisol como Isabel e Fernanda Rodrigues no papel de Isis. Ainda integram o time de estrelas Aline Prado, Nando Brandão, João Barreto, Letícia Braga e Camila Lucciola, além da participação especial de Othon Bastos, como governador da cidade espiritual, e Ju Colombo, uma das ministras do local. Iafa Britz, nome à frente da franquia "Minha Mãe É Uma Peça" e do primeiro filme da sequência "Nosso Lar", também assina a produção. Fotos aqui.
Para assistir ao trailer do filme "Nosso Lar" e assim imaginar como será sua continuação, clique aqui
Fernando Gomes |
|