Entrevista

por Orson Peter Carrara

Uma grande experiência doutrinária de um espírita laborioso e incansável

Guaraci de Lima Silveira (foto), de Juiz de Fora (MG), nasceu na cidade mineira de Oliveira Fortes. Aposentado, é escritor, jornalista, dramaturgo e palestrante espírita, participando de eventos de promoção do indivíduo em todo o território brasileiro. Durante a pandemia intensificou seu trabalho virtual e hoje apresenta vários programas em diferentes canais.

Na presente entrevista, ele nos fala um pouco sobre seu trabalho nas lides espíritas:

 

O conhecimento espírita produz entusiasmo em todos nós. De sua dedicação, quantos livros já foram publicados?

No total são 23 livros psicografados. Alguns, em torno de 4, ainda não foram publicados e temos alguns publicados no site do GRESG Estudos Espíritas da cidade do Rio de Janeiro, além de outros que foram publicados em capítulos na Revista Ciência e Espiritismo da Mytos Editora de São Paulo.

Qual deles foi o mais marcante em termos de conhecimento doutrinário?

Os de maior repercussão fazem parte da trilogia: Tocados Por Ele, Incomparável Presença e Encontros na Palestina.

Estes livros falam sobre os momentos de Jesus quando esteve entre os encarnados. Temos outro também: Histórias Mediúnicas, muitas vezes utilizado em grupos de estudos mediúnicos.

E em termos de emoção?

Todos são filhos queridos. Cada um com sua história, seus momentos. Não se psicografa um livro sem passar por todos os momentos de alegria, apreensões e cuidados necessários ao teor doutrinário.

Qual a dificuldade que mais sentiu na psicografia?

Praticamente não tive dificuldades, como não tenho. O mais importante é estar ligado o tempo todo aos conteúdos do Evangelho. Isso, sim, às vezes se torna muito difícil, tendo em vista nossa pouca evolução e então os cuidados necessitam ser redobrados. Porém, uma vez consciente disso os esforços tornam-se naturais e tudo se encaminha para uma vida sensata que não se pode perder por nenhum atrativo menos feliz.

Com as lives, você multiplicou sua atividade, com entrevistas e programas. Atualmente, quantos e quais programas está mantendo a cada semana?

Temos 4 programas em rádios espíritas e em uma FM:

Rádio Brasil Espírita – Maceió – Terça-feira, 11 horas da manhã.

Rádio Estação da Luz – Natal – Terça e sexta, 9:15 e 10:10 da manhã, respectivamente.

Rádio Club FM – Juiz de Fora – Segunda e terça, 19:30.

Qual lhe exige mais? Por quê?

Aqueles em que o ouvinte interage mais fazendo muitas perguntas ao vivo. Nem sempre as perguntas estão dentro dos temas estudados, assim temos que estar preparados para elas. Quando necessário, pesquisamos na hora ou informamos no próximo programa. Mas todos são muito agradáveis.

Como encontrar seu canal? 

Não tenho canal próprio. Faço muitos programas nos canais abaixo, todos no Youtube, e que ficam gravados podendo ser acessados a qualquer momento:

GRESG – Estudos Espíritas

Gotas de Espiritismo

Portal do Consolador.

De suas lembranças antes e depois da pandemia, quais destaca?

Antes, a expectativa de um movimento espírita cada vez mais dinâmico. Após a pandemia, a incerteza. Muitos companheiros e companheiras desapareceram com medo de morrer pelo vírus. Só se morre de vírus se estivermos na faixa. Ele apenas acelera processos e não é causa de nenhum deles. Mas há muito medo em tudo isso e insegurança naquilo que se deseja seguir.

Dos programas que estão sendo apresentados, quais considera que chamam mais atenção?

São vários. Atualmente temos o Lições Espíritas, já com 50 programas realizados, tratando dos temas principalmente de O Livro dos Espíritos; Mitologia em Pauta, onde estudamos essa grande e primeira escola da humanidade, fazendo um estudo comparado com a espiritualidade, a psicologia e antropologia e ainda o Espiritismo; e, por fim, Pensamentos da Espiritualidade Superior, analisando artigos da espiritualidade e que foram publicados na Revista Espírita. No canal do GRESG estão todos eles disponíveis.

Algo mais a acrescentar?

É preciso querer aprender cada vez mais. Não se concebe um espírita que não goste de estudar, de pesquisar e colocar em prática o que aprende. Estudar significa expandir conexões neuronais que nos capacitam a sermos livres pelo conhecimento, como Jesus nos disse. É preciso saber que o Espiritismo é uma doutrina para todos, independente de crenças e valores, porque é um vasto campo de aprendizagem.

Suas palavras finais.

O meu abraço e agradecimento a todos. Estou precisando de um parceiro para publicar o livro Reencontro – Uma visão Espírita sobre o aborto. Este livro nasceu de uma Peça Teatral que psicografamos e que fez enorme sucesso por dez anos consecutivos, agora transformado num romance elegante e de conteúdo riquíssimo. Nosso contato é Zap 32 98821 1789.

 
 

 

     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita