De: Lúcio de Sousa Puchetti (Rio das Ostras, RJ)
Sexta-feira, 1º de dezembro de 2023 à 00:43:32
Estou terminando um estudo sobre o sono (emancipação da alma) e peço a gentileza de esclarecer se nos casos de anestesia, letargia, catalepsia e mortes aparentes (LE-Q. 422/424) o Espírito, ainda ligado pelo cordão fluídico, vai aos lugares que o seu coração deseja, como ocorre durante o sono (emancipação da alma).
Muito agradecido.
Lúcio
Resposta do Editor:
Na questão 422 d’ O Livro dos Espíritos é-nos ensinado que os letárgicos e os catalépticos veem e ouvem o que se passa em torno deles, porque o Espírito das pessoas situadas nessa situação está consciente, apenas não pode comunicar-se, devido ao estado do corpo. É o que ocorre, como se sabe, no estado vegetativo ou coma e, provavelmente, em toda situação semelhante ao coma, em que o corpo da pessoa esteja fora de ação, por força, por exemplo, de anestésicos.
Estando consciente, é claro que o Espírito pode agir valendo-se não do seu corpo físico, mas sim do corpo espiritual, como se dá durante o período do sono, indo assim aos lugares que desejar, desde que tenha condições para isso e não haja restrições de ordem externa.
Na literatura espírita são escassos os textos que tratam do assunto, mas o tema não escapou a Emmanuel, a quem foi proposta a seguinte pergunta: “O que se passa com os Espíritos encarnados cujos corpos ficam meses, e até mesmo anos, em estado vegetativo (coma)?” Emmanuel respondeu: “Seu estado será de acordo com sua situação mental. Há casos em que o Espírito permanece como aprisionado ao corpo, dele não se afastando até que permita receber auxílio dos Benfeitores espirituais. São pessoas, em geral, muito apegadas à vida material e que não se conformam com a situação. Em outros casos, os Espíritos, apesar de manterem uma ligação com o corpo físico, por intermédio do perispírito, dispõem de uma relativa liberdade. Em muitas ocasiões, pessoas saídas do coma descrevem as paisagens e os contatos com seres que os precederam na passagem para a Vida Espiritual. É comum que após essas experiências elas passem a ver a vida com novos olhos, reavaliando seus valores íntimos.” (Plantão de Respostas – Pinga Fogo II, publicado em 1995 pela Editora CEU.) [Negritamos] |
|
|
De: H. M. (Rio de Janeiro, RJ)
Quinta-feira, 30 de novembro de 2023 às 20:53:31
Olá! Eu fiz 2 abortos, me arrependi, e agora estou trabalhando em uma casa espírita, não só no intuito de amenizar minha pena, mas também porque gosto de levar o meu conhecimento e felicidade que sinto por ter encontrado uma felicidade relativa ao começar a vivê-la. Será que isso será levado em conta depois do meu desencarne?
H. M.
Resposta do Editor:
Todo o bem que fazemos contará sempre em nosso favor. O comportamento da prezada leitora, voltada para a prática da caridade e ao auxílio ao próximo, é o que se aconselha a todas as pessoas que, havendo errado, desejam de imediato reparar seus erros. E o fundamento disso encontramos numa conhecida lição do apóstolo Pedro, que registrou em sua primeira carta apostólica: “O fim de todas as coisas está próximo. Sede, portanto, prudentes e vigiai na oração. Antes de tudo, mantende entre vós uma ardente caridade, porque a caridade cobre a multidão dos pecados” (1 Pedro 4:7 e 8). [Negritamos] |
|
|
De: Coca Terto (Serra Talhada, PE)
Quinta-feira, 30 de novembro de 2023 às 19:53:02
Assunto: Especial 411 – Ectoplasma - Parte 2 e final
Após a morre do nosso príncipe da paz, Jesus, houve a materialização dele. Se tudo na Terra é imperfeito, se somos espíritos muito ainda imperfeitos, então de onde foi retirado o ectoplasma para sua materialização?
Coca
Resposta do Editor:
No próprio artigo sobre Ectoplasma publicado na edição 411, o articulista explicou que no fenômeno de ectoplasmia, popularmente conhecido como materialização, são três as fontes principais para que o fato se realize: 1. Energias sutis, emanadas dos Espíritos Protetores; 2. Energias do médium (ectoplasma) e eventualmente de outros participantes do evento; 3. Energias colhidas de elementos da Natureza terrestre (águas, plantas etc.).
No caso de Jesus, devido à sua condição superior em todos os sentidos aos habitantes da Terra, é óbvio que, na falta de algum dos recursos citados, seu próprio magnetismo seria suficiente para que o fenômeno ocorresse. E não podemos também esquecer que muitas pessoas que estiveram presentes nos lamentáveis episódios do Calvário, como João, Maria de Magdala e outros, assim como vários de seus apóstolos, eram médiuns. |
|
|
De: Lúcio de Sousa Puchetti (Rio das Ostras, RJ)
Domingo, 3 de dezembro de 2023 às 10:43:43
Amigos, peço a gentileza de me esclarecer: Existe a possibilidade do espírito, na emancipação da alma, gostar tanto do local e das entidades que conheceu para não voltar ao corpo físico? O espírito tem esse "poder"? O que acontece com a matéria (corpo) caso isso ocorra? E, finalmente, qual a base onde estão essas informações?
Muito agradecido!
Lúcio
Resposta do Editor:
O fato descrito pelo prezado leitor é perfeitamente possível, como os instrutores espirituais informam nas respostas dadas às questões 440 a 442 d’ O Livro dos Espíritos, a seguir reproduzidas:
440. O Espírito do extático penetra realmente nos mundos superiores? - Sim, ele os vê e compreende a felicidade dos que os habitam: é por isso que desejaria permanecer neles. Mas há mundos inacessíveis aos Espíritos que não estão bastante depurados.
441. Quando o extático exprime o desejo de deixar a Terra, fala sinceramente e não o retém o instinto de conservação? - Isso depende do grau de depuração do Espírito; se ele vê a sua posição futura melhor que a vida presente, faz esforços para romper os laços que o prendem à Terra.
442. Se abandonarmos o extático a si mesmo, sua alma poderia abandonar definitivamente o corpo? - Sim, ele pode morrer, e por isso é necessário chamá-lo, por meio de tudo o que pode prendê-lo a este mundo, e sobretudo fazendo-lhe entrever que, se quebrasse a cadeia que o retém aqui, seria esse o verdadeiro meio de não ficar lá, onde vê que seria feliz.
Os riscos apontados pelos instrutores é que nos levam a recomendar que ninguém deve buscar o transe mediúnico sozinho. Já vimos, mais de uma vez, médiuns que entram em um transe profundo e, finda a comunicação, têm enorme dificuldade para voltar do estado de transe, sendo às vezes necessário usar até água fria para despertá-los. |
|
|
De: Vanderli Aparecida Franco Berlini (Vinhedo, SP)
Quinta-feira, 30 de novembro de 2023 às 18:03:26
Existem muitos médiuns inconscientes? Essa mediunidade irá desaparecer no decorrer do tempo?
Vanderli
Resposta do Editor:
Em O Livro dos Médiuns, cap. XVI, item 188, são considerados médiuns naturais ou inconscientes os que produzem espontaneamente os fenômenos, sem intervenção da própria vontade e, as mais das vezes, à sua revelia. Certamente eles existem em grande número e é provável que com o tempo essa inconsciência desapareça. Não conhecemos, porém, estudos específicos que tratem do assunto. |
|
|
De: Kit Evangelho (Rio de Janeiro, RJ)
Quarta-feira, 6 de dezembro de 2023 às 18:52
Assunto: Destino! Chico Xavier Livros Espíritas Inspiradores para Jovens!
Em “Destino”, os leitores serão conduzidos em uma jornada para evitar o suicídio e descobrir os segredos de como os Espíritos influenciam nossos pensamentos e ações.
Com base em revelações espirituais recebidas por Chico Xavier, com personagens da cultura pop, você conhecerá lições que podem ser aplicadas na vida moderna.
Prepare-se para viajar pelo tempo e descobrir os segredos da sintonia espiritual, e como eles podem ajudar a guiá-lo em seu próprio caminho espiritual.
Conheça a coleção Chico Xavier para jovens:
Deseja explorar um mundo de sabedoria e reflexão? Descubra nossos livros espíritas cuidadosamente selecionados, especialmente voltados para jovens em busca de crescimento espiritual e autoconhecimento, fundamentados nas mensagens iluminadoras de Chico Xavier.
Pais e Evangelizadores, os livros podem ser utilizados na evangelização no lar.
Quer assinar e ainda tem dúvidas?
Envie-nos uma mensagem ou acesse nosso site:
WhatsApp (21)920028050
Site - https://www.kitevangelho.com/
Kit Evangelho |
|
|
De: Auxiliadora Juruena (Rio de Janeiro, RJ)
Terça-feira, 5 de dezembro de 2023 às 21:29:34
Gostaria de receber tudo.
Auxiliadora
Resposta do Editor:
Como nossas edições são virtuais, não há como enviá-las aos leitores, que podem, no entanto, ler e baixar a revista, bastando acessar nosso website – www.oconsolador.com – sem custo algum. |
|