Cinco-marias

por Eugênia Pickina

 

Deixe seu filho se sujar, explorar, brincar…


Educar não é ensinar as respostas. Educar é ensinar a pensar.
 Rubem Alves


Criança?

Justo é o direito de chegar ao final do dia com a roupa repleta de marcas de tinta ou de terra, pés cheios pela areia, às vezes o cabelo molhado de chuva…

Isso tudo parece apenas um cenário de desordem ou de sujeira?  Na verdade, esses são sinais de que a criança  está a brincar livre e, por isso, aprendendo a explorar o mundo. E, sim, é um processo que, de vez em quando, envolve roupas encardidas, sapatos sujos de lama, mas, de outro lado, algo muito importante para o desenvolvimento infantil.

Sem esquecer o contexto contemporâneo das crianças emparedadas, fechadas nas casas ou nos apartamentos, é fundamental, principalmente no cotidiano doméstico, incentivar nossos filhos pequenos a aproveitar o tempo sem aulas e para brincar ao ar livre, na praça ou no parque, encorajando-os a fazerem descobertas, testarem sem receio muitas brincadeiras... Deixar que explorem curiosos as coisas sem medo (e sempre com supervisão de um adulto, é óbvio).

Não podemos esquecer: quanto mais a criança experimenta, explora, erra, tenta novamente e encontra o caminho, mais adquire e toma consciência de seus recursos/habilidades e para enfrentar (mais tarde) o mundo no futuro…

Sempre digo aos pais: a infância é o período mais curto de nossas vidas. Há coisas que só faremos enquanto crianças, como subir em árvores, andar descalços na chuva, plantar bananeira, pintar com as mãos e se sujar muito! Então, sem receio, deixe seu filho sujar-se, porque faz bem!

Notinha

Sujar-se faz parte do crescimento e aprendizado. Quando a criança brinca sem medo de se sujar, de modo livre, ela extravasa sua criatividade e tem sua percepção de mundo estendida e ampliada. A exploração de materiais, texturas e cheiros proporcionam uma verdadeira troca de diálogos e experiências que são muito saudáveis na infância.
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita