Cartas

Ano 17 - N° 859 - 28 de Janeiro de 2024

De: Walkiria Ank (Douglasville, Geórgia, Estados Unidos)

Sábado, 20 de janeiro de 2024 às 14:04:31

Olá, equipe O Consolador, muita paz!

Estamos finalizando um livro sobre Transformação Moral à luz do Espiritismo, e gostaríamos de utilizar trechos de artigos divulgados por vocês. Nosso intuito é divulgar o Espiritismo e suas consequências com responsabilidade e embasamento em autores que julgamos sérios e respeitáveis.

A cada título e subtítulo onde encaixarmos os trechos dessas obras serão expostos a equipe responsável pelo departamento de autorizações para que possam avaliar se não estão sendo empregados de forma a descaracterizar o que o autor espiritual apresentou. Nossa motivação para este trabalho é embasar de forma coerente nosso trabalho.

Assim aguardamos o contato do departamento referido para enviarmos os trechos que desejamos e responder a quaisquer indagações necessárias para a efetivação do projeto.

Nosso respeito e carinho,

Walkiria Ank e Vania Hudson

 

Resposta do Editor:

A prezada leitora fica autorizada a proceder como explicou na mensagem acima. Os artigos e outros textos publicados em nossa Revista podem ser livremente reproduzidos, visto que nosso propósito principal é divulgar amplamente os ensinamentos espíritas. O que sempre pedimos é que a fonte seja mencionada.

 

De: Carlos Barros Silva (João Pessoa, PB)

Quinta-feira, 25 de janeiro de 2024 às 08:00

Assunto: Gazeta KARDEC PONTO COM – jan. e fev. 2024

Bom dia!

Aí está nossa gazetinha KPC para leitura e compartilhamento. Confirme, por gentileza, o recebimento desta edição, que pode ser acessada clicando-se aqui: LINK-1

Grato pela colaboração.

Aquele abraço e vamos em frente!

Carlos Barros Silva

 

De: Cláudio Fajardo de Castro (Belo Horizonte, MG)

Domingo, 21 de janeiro de 2024 às 9:00

Assunto: O Sermão do Cenáculo - O Novo Mandamento de Jesus

“Um novo mandamento vos dou: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos amo, amai-vos também uns aos outros. Nisto reconhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns pelos outros.”  (João, 13:34 e 35)

Um novo mandamento... Jesus é o Sábio maior entre todos os sábios. Sua palavra é a verdade por já ter atingido um grau perfeito de comunhão com o Pai. Ele nunca esteve ocioso, e didaticamente escolhia palavras e situações claras de modo a atender àqueles interessados em apreender-Lhe as lições. Deste modo, nunca disse nada por dizer, tudo o que falava tinha função dentro de Sua pedagogia perfeita.

Assim, se Ele se expressou desta forma, um novo mandamento vos dou, é porque o que Ele queria falar era algo novo, ou seja, ainda não havia dito desta forma.

Mandamento porque era uma lei, isto é, tinha de ser cumprida. É que Jesus não era um ser incriado nem foi criado com privilégios; para atingir o patamar em que se encontra, fez sua evolução passando pelos caminhos naturais que todo espírito tem de passar. Assim, por já ter percorrido o caminho, sabe qual o melhor meio de atravessá-lo sem dores, e por ter conquistado já o sentimento de compaixão quer que todos sigam do mesmo modo, desta forma usou uma expressão imperativa – mandamento – porque sabe que esta – a do amor – é a única via certa para encontrarmos o objetivo que nos aguarda, que é o da saúde e da felicidade integral, por serem estas conquistas íntimas do espírito.

...vos dou... – Jesus não declarou este mandamento a qualquer um ou em qualquer lugar, mas aos discípulos e num momento de maior intimidade. É importante notar que Judas Iscariotes, o que o iria entregar, já havia saído, ou seja, Jesus guardou este mandamento para o momento em que estaria entre os que, naquele momento, mais estavam em sintonia com Ele. Falando desta forma, não só conseguiria um melhor entendimento, como também não comprometeria aquele que, mesmo amado, não pôde, naquele momento, aproveitar a oportunidade de desvinculação das questões transitórias da vida.

...Amai-vos uns aos outros. Como eu vos amo... – É importante compreender a sutileza deste versículo. Segundo lemos nos sinóticos, Ele já havia dito ser o amor ao próximo importantíssimo para a evolução do Espírito. Então, qual a diferença? Por que aqui diz Ele ser novo este mandamento? É preciso analisar e distinguir.

***

O texto acima e seu complemento foram extraídos do meu livro “O Sermão do Cenáculo”, disponível na livraria espírita Novos Rumos. Para acessar, clique aqui: LINK-2

Cláudio Fajardo 

 

De: Grupo Chico Xavier - GEECX (São Paulo, SP)

Sexta-feira, 19 de janeiro de 2024 às 06:19

Assunto: Lançamento do livro LEOPOLDO CIRNE: vida e propostas por um mundo melhor

O livro é de autoria de Antonio Cesar Perri de Carvalho, ex-presidente da USE-SP e da FEB; ex-membro da Comissão Executiva do Conselho Espírita Internacional e autor de vários livros, além de articulista da RIE.

A obra é inédita, não há livro e nem biografia completa sobre Leopoldo Cirne (Paraíba, 1870-Rio de Janeiro, 1941), que foi vice-presidente da Federação Espírita Brasileira (1898-1900) na gestão de Bezerra de Menezes, sucedendo-o como presidente (1900-1914).

O autor traz informações até então não conhecidas, como a vida familiar de Cirne, seu primeiro casamento, viuvez e perda de filhos gêmeos, em Recife. Depois a dedicação e apoio da segunda esposa, no Rio de Janeiro. O destino dos restos mortais de Cirne foi uma descoberta revelada no livro.

Para o desenvolvimento do conteúdo do livro o autor fundamenta-se nas obras de autoria de Leopoldo Cirne; edições da revista Reformador, desde o final do Século XIX; textos avulsos e da imprensa leiga, alguns livros que têm relação com o vulto; obras mediúnicas de Chico Xavier e Waldo Vieira envolvendo o espírito Leopoldo Cirne; e várias fontes acessadas por meio digital.

A vida e obra de Leopoldo Cirne, representa uma valiosa experiência vivencial e se constitui em formidável repositório para se analisar e se refletir sobre a trajetória, o estado atual e as perspectivas do Espiritismo no Brasil. Cirne sempre preocupado com os meios “mais propícios ao desenvolvimento das faculdades espirituais, latentes no homem”.

A obra é prefaciada pelo historiador Luciano Klein, de Fortaleza (Ceará) e foi publicada em edição conjunta: Cocriação/CCDPE-ECM.

Para adquirir a obra, clique aqui: LINK-3

Saudações,

Grupo Chico Xavier

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Terça-feira, 23 de janeiro de 2024 às 08:27

Assunto: “Nosso Lar 2 - Os mensageiros” estreia em janeiro

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que sim!

Estreia nos cinemas nesta quinta-feira, dia 25 de janeiro, o filme Nosso Lar 2 - Os mensageiros.

O longa-metragem vai mostrar o médico André Luiz (Renato Prieto), que se junta a um grupo de espíritos mensageiros da cidade espiritual Nosso Lar, liderados por Aniceto (Edson Celulari).

Baseado no livro “Os mensageiros”, psicografia de Chico Xavier, o filme trará, segundo o diretor Wagner de Assis, uma história de amor e perdão. “Será um convite à reflexão sobre o verdadeiro valor da fé e os sacrifícios que as pessoas fazem em nome dela”, destaca.

Vamos aguardar ansiosamente. Vale a pena assistir: www.bit.ly/NossoLar2

Um abraço,

Izabel Vitusso

 

De: Dielin da Silva (São Paulo, SP)

Quarta-feira, 24 de janeiro de 2024 às 13:06

Assunto: Por que você está na Terra?

Nem sempre entender o propósito de vida é algo simples e fácil, por isso o teólogo, pastor e escritor best-seller Rick Warren orienta os leitores a encontrarem este caminho na obra "Uma Vida com Propósitos: Para que estou na Terra?", publicada pela Editora Vida.

No livro, o autor afirma que para se ter uma existência verdadeiramente significativa é preciso estar alinhado a cinco propósitos cristãos: adoração; comunhão; discipulado; atos de serviço ao próximo e missão de disseminar o evangelho.

Para aqueles que desejam encontrar um objetivo existencial e descobrir por que estão neste planeta, indique a leitura desta obra. "Uma vida com propósitos" conta com orientações valiosas e atividades práticas, fundamentadas em mais de mil versículos bíblicos.

Rick Warren é pastor-fundador da Igreja Saddleback, uma comunidade de mais de 30 mil membros na Califórnia e com filiais nas principais cidades do mundo, é teólogo e já fez conferências nas mais renomadas universidades e organizações de todo o mundo.

Abraços,

Dielin 

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita