De: Telma Pereira Coelho (Recife, PE)
Quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024 às 17:52:49
Gostaria de saber como posso encontrar o estudo completo da obra “Temas da Vida e da Morte”, de Manoel Philomeno de Miranda. Só encontrei as partes 10 e 11.
Grata desde já!
Telma
Resposta do Editor:
O estudo do livro citado pela leitora foi publicado nesta revista nas edições 330 a 353. As edições citadas podem ser acessadas a qualquer tempo, bastando recorrer para isso à ferramenta “Edições anteriores”, que figura bem no alto da página inicial de nossas edições.
Para acessar a 1ª Parte do estudo, clique aqui: edição 330
Para acessar a Parte 2, clique aqui: edição 331
Para acessar a Parte 24, que é a última, clique aqui: edição 353
Observe a leitora que basta ir alterando nos links o número que aparece após a indicação do ano neles citado.
O acesso das edições é livre e inteiramente gratuito. |
|
|
De: Luiz Morales (Ibitinga, SP)
Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024 às 14:47:52
Preciso falar com Orson Carrara. Aqui é o Morales, de Ibitinga, do CEFAAC. Gostaria de falar 1 minuto se possível. Poderia o Orson me ligar?
Abraços.
Morales
Resposta do Editor:
Já repassamos ao nosso colega Orson Carrara a mensagem recebida do prezado leitor. |
|
|
De: Louise Soares (Rio de Janeiro, RJ)
Terça-feira, 20 de fevereiro de 2024 às 15:30
Assunto: Relacionamentos parassociais na comunidade evangélica
Hoje em dia é possível acompanhar de perto a vida das celebridades que estão na mídia, em especial pelas redes sociais. Essa proximidade virtual cria um vínculo intenso dos fãs em relação aos ídolos. A psicologia chama isso de relacionamento parassocial.
Na comunidade evangélica, tais relações são potencializadas pela identificação com a celebridade cristã e a mensagem religiosa que ela propaga. Em 1975, Bill Hybels fundou a Igreja Comunidade Willow Creek, no Estados Unidos. Usando técnicas de marketing para atrair pessoas em busca de uma vida espiritual, a congregação teve um crescimento estrondoso, alçando o seu líder religioso ao status de celebridade evangélica nacional. Até que, em 2018, um escândalo sexual levou Hybels a renunciar ao posto de pastor supremo da Willow Creek, consternando milhares de fiéis.
A jornalista e editora Katelyn Beaty reuniu essa e outras histórias de cristãos famosos sucumbindo às tentações da celebridade e riqueza no livro “Fama, Dinheiro e Influência”, lançamento da Editora Mundo Cristão. Referência em tendências religiosas, a autora apresenta casos de assédio sexual e moral, ostentação financeira e condutas impróprias de líderes e personalidades evangélicas que caíram em descrédito. A partir destes exemplos, ela analisa o impacto dos escândalos na experiência religiosa individual dos fiéis e na credibilidade das igrejas, abalada pelo forte vínculo das congregações com estas personalidades.
O livro "Fama, Dinheiro e Influência" analisa situações semelhantes, como casos de pastores, atletas e artistas do meio que sucumbiram às tentações materiais e os efeitos dessas transgressões nas comunidades religiosas afetadas. A obra convida para refletir sobre uma visão mais madura quanto aos cristãos famosos.
Atenciosamente,
Louise Soares |
|
|
De: Comissão Organizadora das XVII Jornadas de Cultura Espírita do Oeste (Caldas da Rainha, Portugal)
Sábado, 17 de fevereiro de 2024 às 14:01
Assunto: XVII Jornadas de Cultura Espírita do Oeste
Caros amigos,
As XVII Jornadas de Cultura Espírita do Oeste vão realizar-se nas Caldas da Rainha, nos dias 23 e 24 de Março de 2024, no Centro Cultural e Congressos (CCC).
Terão como tema central «Vida Depois da Vida», em três painéis, onde abordaremos várias áreas, desde a existência de Deus, à ciência espírita, hoje suportada pela pesquisa científica em torno dos Casos Sugestivos de Reencarnação (CSR), das Experiências de Quase-Morte (EQM’s), das Experiências Fora do Corpo (EFC’s), das Visões no Leito de Morte (VLM’s), da Mediunidade e da Transcomunicação Instrumental (TCI).
O Dr. Alexander Moreira-Almeida (Psiquiatra, Cientista, Prof. Universitário - Brasil), um dos maiores cientistas do mundo, na busca de evidências da sobrevivência do Espírito, vai efectuar duas conferências e lançar em Portugal, nestas Jornadas, o seu último livro: “Ciência da Vida após a Morte”, que tem revolucionado as Universidades e pesquisadores em todo o mundo.
Para mais informações:
No Facebook - LINK-1
No site do CCE - LINK-2
E-mail - ccespirita@gmail.com
Telefone - 351 938 466 898.
Saudações,
Comissão Organizadora |
|
|
De: Osvaldo Monteiro (Paranavaí, PR)
Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024 às 08:08
Assunto: Virtude da semana: Confiança
Olá!
O Projeto “Cultivando virtudes para ser feliz” propõe nosso estudo, reflexão e treino nesta semana com base na virtude da “CONFIANÇA”.
Confiança rima com fé, com boa disposição, com o ânimo na vida. Rima também com a certeza de se alcançar o objetivo traçado. E rima com nossa entrega à vontade e às bênçãos de Deus.
No espaço da CONFIANÇA, encontramos também aquela conferida a nós mesmo, o que é muito importante; imprescindível.
Em nossa relação com o próximo, a CONFIANÇA é verdadeiro voto de amor. A partir dela, nossa relação, fiel e dedicada, oferece os frutos da satisfação mútua, da alegria, do verdadeiro amor.
Então, exerçamos a CONFIANÇA e preservemos a capacidade de inspirá-la a partir do próximo em direção a nós.
Juntos por um mundo melhor.
Luz e paz!
Osvaldo |
|
|
De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)
Terça-feira, 20 de fevereiro de 2024 às 21:23
Assunto: A escola
Curta o Jornal Mundo Maior no facebook: Jornal no facebook
Acesse o site do Jornal Mundo Maior - website mundo maior - e leia mensagens espíritas como esta que adiante transcrevemos:
“Quando as férias acabam, é comum se ouvir, na porta das escolas, da boca dos pais ou de funcionários que recebem as crianças, frases bem desmotivadoras. Acabou a moleza, hein? Aproveitou bem as férias? Melhor para você, porque agora vai ter que dar um duro danado.
São comentários inocentes e brincalhões, feitos de forma esparsa. Por vezes, é mais com o objetivo de puxar conversa. Mas têm um efeito desastroso sobre as crianças. Os adultos falam brincando, mas os garotos não têm condições para entender a sutileza da brincadeira. Para quem já está abalado com medo das novidades e o choque das mudanças do novo ano letivo, tais frases soam como ameaças de algo terrível. Isso, sem falar dos comentários ruins que os pequenos ouvem dos pais a respeito da escola. São críticas a professores, ao currículo escolar, aos bilhetes que vêm com pedidos de material, normas e decisões da instituição, valores das mensalidades.
Para os adultos é fácil aceitar, mesmo sabendo que não é o ideal. Contudo, para as crianças fica um tanto difícil. Elas não podem entender porque os pais insistem para que elas frequentem aquela escola que traz tantos problemas para a família. E a escola acaba sendo entendida como uma coisa ruim. Acrescente-se ainda que, em casa, a mãe fala: Vamos dormir, porque amanhã você tem aula.
A mensagem que é passada é de que o estudo é um grande estraga-prazer. Por causa dele é preciso acabar a diversão, deixar de assistir à TV, ir para a cama. E para finalizar, ainda vem a outra célebre frase: Vamos logo. Está pensando que ainda está de férias? É outra dica de que férias são um paraíso e o aprendizado é uma escravidão.
Com tais mensagens, mais cedo ou mais tarde, as vítimas dessas circunstâncias vão demonstrar o seu desprezo pelos estudos, apresentando baixa produtividade escolar, distração e má vontade.
Naturalmente a escola não é um lugar de prazeres, pois exige esforço e disciplina. Pode ser até que ela tenha altos e baixos de qualidade. Mas esse é e será sempre um assunto para os pais com professores e diretores, não para discutir e falar para as crianças. Os pais podem e devem se esmerar para transformar a escola em um local de felicidade para os seus filhos na busca do conhecimento.
* * *
A escola é abençoado local de aprendizagem. Lembre-se de que a sua criança é a canção com que o tempo embala os ouvidos do futuro. É a semente que, lançada na terra fértil da orientação nobre, produzirá flores e frutos de esperança para o amanhã. Oferte-lhe, assim, a escola, permitindo que ela receba os estímulos generosos da instrução. Estímulos luminosos que anularão as trevas da ignorância e lhe abrirão portais de crescimento. Entretanto, ajude-a a enfrentar as dificuldades que surjam. Aponte e mostre o que é positivo. E se a escola apresenta deficiências, critique. Mas faça algo para melhorar. Apresente os erros. Mas igualmente apresente soluções, a fim de que a escola se torne melhor para os seus e para os filhos de todos os pais.” (Redação do Momento Espírita.)
Saudações,
Jornal Mundo Maior |
|