Cartas

Ano 17 - N° 865 - 10 de Março de 2024

De: Gilberto Godoi (Santos, SP)

Sábado, 2 de março de 2024 às 17:09:22

Boa tarde a todos da Revista O Consolador.

Busquei o conhecimento no filme Nosso Lar (2010, dir. Wagner de Assis) e saí com um pacote de dúvidas. Há uma cena em que um grupo está à mesa almoçando e conversando. Essa parte do filme foi licença poética ou os habitantes (espíritos) da colônia espiritual Nosso Lar realmente fazem refeições completas como se viu? Precisam escovar dentes? Ir ao banheiro?

Fiquei tão confuso...

Se puderem me esclarecer.

Gilberto


Resposta do Editor
:

É sempre bom lembrar que a descrição do que ocorre na intimidade das cidades espirituais, onde vivem os Espíritos (indivíduos que já desencarnaram e ainda terão de reencarnar), não aparece nas obras fundamentais da doutrina espírita. Kardec, o codificador do Espiritismo, não faz referência a isso. Contudo, médiuns sérios, de idoneidade comprovada, como Chico Xavier, Divaldo Franco, Yvonne A. Pereira e muitos outros, alguns nascidos em outros países, já receberam comunicações de Espíritos que vivem nessas localidades e atestam que as semelhanças entre o que ocorre aqui, em nosso plano, e o que se verifica lá, no chamado mundo espiritual, são bem maiores do que imaginamos.

Nas duas películas que focalizam a colônia Nosso Lar há cenas desse tipo, mas não temos informações seguras que nos permitem concluir que sejam fiéis ao que realmente ocorre. Aliás, no cinema é bastante comum a chamada “licença poética”, o que nos leva a sugerir ao estimado leitor que vá direto à fonte e leia a própria obra que André Luiz, seu autor espiritual, escreveu pelas mãos do médium Chico Xavier, obra que tem o mesmo nome da cidade espiritual por ele descrita.

Sobre as cidades e as colônias espirituais várias matérias já foram publicadas em nossa revista, como, por exemplo, o artigo intitulado “A opinião de Cairbar Schutel sobre colônias espirituais e animais no mundo espiritual”, de Leonardo Marmo Moreira, que vale a pena ler. Para acessá-lo, clique aqui

 

De: Site Espírita - Irmãos W. (São Paulo, SP)

Quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024 às 16:30

Assunto: Situação do site Autores Espíritas Clássicos

Olá, amigos. Saudações Kardequianas.

Começamos a divulgar o Espiritismo em 2006. Vocês foram um dos que primeiro linkaram comigo.

Infelizmente estamos fora do ar desde novembro de 2023, devido a ataques de hackers. Os mesmos que atacaram o INCA, hospital do câncer do Rio Janeiro. E estão atacando hospitais, escolas, asilos etc. É como o ataque dos antigos bárbaros, como Atila... Destroem páginas de sites e o que encontram à frente.

Infelizmente, já sofremos outros ataques, mas este foi mais letal. Estes indivíduos foram mais sagazes... Possivelmente não gostam do Espiritismo.

Não perdemos, porém, nenhum material, mas ficamos nestes meses analisando como foi o ataque e, ao mesmo tempo, fazendo uma limpeza no site, que está em off por enquanto.

Pretendemos voltar em março/2024.

Fiquem todos bem alerta: troquem as senhas do painel de controle, do ftp do site, do seu e-mail, instale um bom antivírus e não abram e-mails suspeitos...

Wanderlei


Resposta do Editor
:

Já dissemos ao Wanderlei e demais amigos do site Autores Espíritas Clássicos que, apesar de todas as vicissitudes que temos de enfrentar, o importante é não desanimar, é não dar gosto àqueles que de modo gratuito atacam as pessoas que querem apenas divulgar a mensagem de Jesus, aclarada pelas luzes do Espiritismo, que prega como moral a mesma ensinada pelo Mestre, ou seja, "Fazei aos outros o que quereis que vos façam".

Quando o mal nos atinge, firmemo-nos nesta máxima autenticamente espírita: O mal que nos faz mal é o mal que fazemos, não o mal que nos fazem. Este último é apenas uma pedra em nosso caminho, mas seus autores amargarão com toda a certeza as consequências do que fizerem. 

 

De: Antônio Carlos Guimarães (Lambari, MG)

Quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024 às 11:29

Pois é, amigos, como sabemos, surgiu mais esta no movimento espírita:

“Parte da obra do médium brasileiro Chico Xavier está no centro de um acalorado debate entre estudiosos e seguidores da doutrina espírita…” (notícia publicada no jornal "O Globo").

Para acessá-la, clique aqui

Abs

Guimarães


Resposta do Editor:

Lamentável o que está ocorrendo, o que mostra que os espíritas não necessitam de adversários externos... Eles se bastam a si mesmos. 

 

De: Redação d’O Consolador (Londrina, PR)

Segunda-feira, 4 de março de 2024 às 7:30

Aos nossos leitores e colaboradores.

Informamos com imenso pesar que faleceu na noite de ontem, dia 3 de março, aos 58 anos, nosso amigo e colaborador Jáder dos Reis Sampaio. No próximo dia 24 ele festejaria 59 anos de idade.

A desencarnação de Jáder se deu depois de breve passagem por UTI, em função de complicações com um transplante renal. Casado, deixou a esposa Tatiana Jacomini e duas jovens filhas, certamente com a consciência em paz de um homem de bem.

Jáder foi e certamente continuará sendo um grande amigo da revista que dirigimos e na qual publicamos vários trabalhos de sua lavra.

Que Deus o abençoe, tanto quanto aos seus familiares.

Astolfo O. de Oliveira Filho

 

De: IEEAK - Instituto de Estudos Espíritas "Allan Kardec" (Mirassol, SP)

Sexta-feira, 1º de março de 2024 às 10:07

Assunto: Gazeta IEEAK de março de 2024

Olá, irmãos, irmãs da lide espírita...

Anexo, nosso Informativo Espírita Mensal, referente a março/2024, com variados assuntos para nossas reflexões... Pedimos repassá-lo aos teus contatos, a fim divulgarmos nossa querida Doutrina Espírita.

A Gazeta IEEAK pode ser acessada e lida por meio do nosso Blog. Para acessar,  clique aqui

Grato, abraços fraternos...

Sérgio Bernardi

 

De: Jornal de Estudos Espíritas (Campinas, SP)

Sábado, 2 de março de 2024 às 17:37

Assunto: Novo artigo publicado no JEE

Olá Todos,

O Jornal de Estudos Espíritas (JEE) acaba de publicar o artigo "Incoerências doutrinárias na obra Evolução em Dois Mundos parte II: animais na erraticidade, conceitos de fluidos, alimentação dos Espíritos e outras questões". O artigo, de minha autoria, complementa um estudo apresentado no 18o Encontro Nacional da Liga dos Pesquisadores em Espiritismo, cuja parte I foi publicada na coletânea correspondente.

O estudo consiste na análise um pouco mais detalhada da coerência doutrinária da principal proposta e vários conceitos apresentados na obra Evolução em Dois Mundos (E2M), do autor espiritual André Luiz (AL). Ele foi realizado de modo muito sério, mas com bastante respeito ao autor espiritual, médiuns que receberam a obra, editora que a produziu e leitores que a apreciam. Infelizmente, o artigo conclui de modo desfavorável à obra. Isto é, a obra como um todo apresenta sérios problemas doutrinários.

Acesse o artigo e veja as descrições e explicações. Enfatizo que, embora a análise mostre erros muito claros, o estudo foi feito com bastante respeito, dado o apreço geral que o movimento espírita tem pela obra, médium e autor.

Para o acesso gratuito ao artigo, clique aqui

Excelentes estudos a todos!

Alexandre Fontes da Fonseca

Editor do Jornal de Estudos Espíritas

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Terça-feira, 5 de março de 2024 às 22:50

Assunto: Honestidade

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook: Jornal no facebook

Acesse o site do Jornal Mundo Maior - website mundo maior - e leia mensagens espíritas como esta que adiante transcrevemos:

“A humanidade cada vez mais demonstra preocupação com questões transcendentes da vida.

A consciência de que viver não se resume a aspectos materiais se dissemina pela sociedade. Fala-se em entrar em contato com a própria essência, em desenvolver a espiritualidade.

Independentemente de filiação a determinada corrente religiosa, a ampla maioria afirma acreditar em uma força superior. Isso revela as criaturas buscando identificar a razão de sua existência.

Como tudo no universo encontra-se em constante metamorfose e aprimoramento, conclui-se que o progresso é uma das finalidades da vida. O anseio pelos aspectos sublimes da existência demonstra justamente as criaturas em pleno processo evolutivo. Mas é importante recordar que a evolução dá-se de modo cadenciado. Na natureza não ocorrem saltos.

As espécies não se transformam repentinamente.

Determinadas etapas devem ser vencidas para ser possível atingir-se a fase seguinte. É como a construção de uma casa: ninguém inicia pelo acabamento. Faz-se necessário antes providenciar sólida estrutura.

O mesmo ocorre com o psiquismo das criaturas. A identificação com as faixas superiores da vida pressupõe o domínio de aspectos básicos do viver. A harmonia e a paz são o resultado de vivências nobres do espírito.

Tais conquistas não são improvisáveis e nem surgem de um momento para o outro. Assim, ao preocupar-se com questões transcendentes, não esqueça coisas elementares.

A honestidade é justamente uma das primeiras virtudes a serem conquistadas por quem deseja a paz e a felicidade. O céu não é um local determinado no espaço, mas um estado de consciência, de harmonia com as leis divinas. Mas não é possível harmonizar-se com tais leis sem o rigoroso atendimento dos próprios deveres.

Ser honesto implica demonstrar lealdade em todos os aspectos da existência. O homem honesto realiza as tarefas que lhe cabem, com ou sem testemunhas. Ele não inventa desculpas para avançar sobre o patrimônio do vizinho.

Infelizmente, nossa sociedade vive uma grande crise ética. Ao tempo em que demonstram indignação com a desonestidade alheia, os indivíduos são com frequência desleais em seus negócios particulares.

Muitas vezes, quem reclama dos políticos não paga corretamente seus impostos. Inúmeros estudantes bradam contra a falta de ética de governantes e empresários, mas colam nas provas e copiam as tarefas dos colegas.

Esse gênero de conduta sinaliza apenas hipocrisia. Como afirmou Jesus, é necessário dar a César o que é de César.

Ao agir honestamente, ninguém faz mais do que a obrigação. Mas não há como desenvolver harmonia espiritual se nem a honestidade ainda foi assimilada.

É paradoxal fazer caridade sem pagar as próprias contas. A torpeza dos outros não lhe serve de desculpa. Antes de preocupar-se com a ausência de ética alheia, analise seu modo de viver.

Pense se você tem condições de assumir tudo o que faz e diz.

Pense nisso!

A lealdade irrestrita é uma recompensa em si mesma, pois confere dignidade e autorrespeito.

Assim, se você deseja viver em paz, seja honesto. Afinal, a conquista da paz pressupõe poder observar o próprio proceder sem remorso ou vergonha.” (Redação do Momento Espírita)

Saudações.

Jornal Mundo Maior 

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita