Brasil
por Thiago Bernardes

Ano 18 - N° 868 - 21 de Abril de 2024

 

 

O Consolador,
17 anos de vida


Lançada no dia 18 de abril de 2007, a revista O Consolador festejou na última 5ª feira 17 anos de existência.

Idealizada em março daquele ano por José Carlos Munhoz Pinto e Astolfo Olegário de Oliveira Filho, a revista veio preencher uma lacuna que havia no trabalho de divulgação da doutrina espírita, especialmente no Brasil, em que os veículos a isso dedicados tinham geralmente – ou na maior parte dos casos – periodicidade mensal. Portanto, a opção pelas publicações semanais não se deu por acaso.

A data do lançamento também foi escolhida propositadamente, para coincidir com o aniversário de 150 anos d’ O Livro dos Espíritos, a principal obra espírita, assim reconhecido por todos, seja no Brasil, seja no exterior.

Como já foi dito por um de seus fundadores, a concepção da revista e a decisão de fundá-la precisaram somente de duas breves reuniões. “Parecia – disse ele - que a ideia já havia sido discutida antes, certamente nos momentos em que nos liberamos do fardo físico por ocasião do sono, de modo que todas as deliberações posteriores, a formação da equipe, o convite aos colaboradores do Brasil e do exterior, tudo isso se fez por meio da internet, como vem ocorrendo na preparação e na publicação de todas as edições.”

Os resultados, como os números comprovam, foram surpreendentes e muito acima do que se poderia esperar, especialmente nos acessos ocorridos fora do Brasil, por se tratar de uma publicação redigida no idioma português. O fato é que, somente nos primeiros 11 meses e meio de circulação da revista, o número de downloads de textos publicados já havia superado 126.000 casos, sendo 64 o número de países em que ela fora acessada e lida.

No mês de maio de 2007, o jornal O IMORTAL publicou uma reportagem sobre o surgimento da revista O Consolador. A matéria, assinada pela jornalista Fernanda Borges, pode ser acessada clicando-se aqui

Reproduzimos parte da matéria, cuja recordação entendemos seja importante visto que se trata do registro de um fato cuja verdadeira dimensão não temos, por razões óbvias, condições de aquilatar.

Assim escreveu a jornalista Fernanda Borges:

Há 150 anos surgia uma doutrina que, articulada pelo plano espiritual, vinha com o objetivo de consolar e levar as pessoas ao conhecimento e ao exercício da fé racional. Hoje, com milhares de adeptos em todo o mundo, a Doutrina Espírita cumpre o compromisso e vem se mostrando cada vez mais consoladora.

Foi com o objetivo de homenagear o início dessa doutrina tão especial que espíritas de Londrina e região estiveram reunidos no dia 18 de abril no Centro Espírita Nosso Lar. Organizado pela União Regional Espírita da 5ª Região, o evento contou com presença da palestrante Rosana Voigt Silveira, do Núcleo Espírita Benedita Fernandes, que proferiu uma palestra sobre o tema “Os 150 anos de O Livro dos Espíritos”. Também estiveram participando do evento os criadores e diretores da revista espírita O Consolador, Astolfo Olegário de Oliveira Filho e José Carlos Munhoz Pinto.

Logo no início de evento, os criadores da revista fizeram uma apresentação do periódico que nascera naquele mesmo dia. Com o lançamento previsto propositadamente para a data em que se comemoram os 150 anos de O Livro dos Espíritos, o primeiro número da revista – que agora já está na segunda edição – foi produzido com a ajuda de espíritas residentes em diversos pontos do mundo, os quais estarão contribuindo com a divulgação da Doutrina Espírita semanalmente. “Todos os confrades que convidamos para fazer parte desse trabalho, exceto em dois casos, aceitaram o convite, felizes”, disse Astolfo Olegário.

Em sua explanação, o Diretor da Redação da revista explicou que ela será redigida exclusivamente para circulação na internet. Segundo ele, várias foram as razões para a criação do periódico. “Recebemos uma mensagem de uma brasileira que mora no Líbano pedindo-nos que nós, do Brasil, fizéssemos orações para o ministro de Israel e para as pessoas que sofriam com o conflito que acometia na ocasião o povo libanês. Outros fatores, como o grande número de acessos à página na internet do jornal O Imortal, também nos levaram a pensar num veículo de divulgação da doutrina que pudesse chegar rapidamente às pessoas em qualquer lugar do mundo”, comentou.

Ainda de acordo com ele, além das matérias doutrinárias e das notícias concernentes ao movimento espírita no Brasil e no exterior, a revista proporcionará ao leitor o acesso a uma série de recursos – biografias, textos de livros, estudos sistematizados, mensagens de voz gravadas por Chico Xavier – e ainda um curso gratuito do Esperanto, a língua internacional cujo objetivo é facilitar a comunicação entre os povos do mundo inteiro.

Em seguida, valendo-se de um telão municiado por um

projetor de multimídia, o Diretor Administrativo da revista, José Carlos Munhoz Pinto, apresentou os aspectos técnicos da revista e todos os seus links, diante de um público numeroso que, logo em seguida, pôde assistir à palestra feita por Rosana Silveira, convidada especialmente para falar sobre os 150 anos de “O Livro dos Espíritos”.

 

Parabéns a todos que contribuíram para que O Consolador não apenas surgisse, mas se tornasse o veículo que é, que tanto tem contribuído para a divulgação correta dos ensinamentos espíritas neste momento em que a Terra se prepara para novos tempos, em que o bem e a caridade serão a tônica na vida de todas as pessoas. Claro que isso demandará muito tempo, certamente vários séculos, mas em toda caminhada, por mais longa, é preciso dar os primeiros passos.

O primeiro número que deu início à trajetória da revista, publicado em 18 de abril de 2007, pode ser lido, bastando para isso clicar aqui


 
  


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita