Cinco-marias

por Eugênia Pickina

 

Tios: presença valiosa na infância 


A má educação consiste especialmente nos maus exemplos.
 Marquês de Maricá


Quando era criança e ouvia que passaríamos a tarde na casa dos meus tios, meu coração se enchia de alegria … Lá, brincadeiras, passeios e visitas a parques ou livrarias sempre eram eventos certeiros…

Os tios são presença importante na infância.

Embora haja muitos tipos de amor, o carinho de um tio pelo seu sobrinho ajuda na construção positiva da biografia de um ser humano. Sim, os tios são confidentes, assumem papel relevante no brincar, mas sem esquecer de educar, apoiar.

Também é preciso considerar que vivemos em uma sociedade caracterizada pela “falta de tempo”. As responsabilidades profissionais nos obrigam a lançar mão muitas vezes dos familiares na hora de cuidar dos menores, e é aqui que nossos irmãos se transformam nessa figura de referência para os nossos filhos, cooperando conosco quando não podemos, por exemplo, buscá-los no colégio ou levá-los ao dentista. Muitas vezes dão conta da lancheira ou servem o jantar enquanto damos conta de algum contratempo inesperado…

Cresci e sem esquecer os momentos felizes que passei na casa dos meus tios. Foram pessoas importantes na minha história. Ainda bem que pude estar com eles.   

 

Notinhas

Nossos filhos estão expostos a diferentes modelos de tios e de tias. Uns serão mais amorosos, atentos, outros menos acessíveis, dedicados.

É importante promover bons hábitos s costumes para os nossos filhos, pois isso os ajudará a diferenciar entre modelos a seguir e a evitar.


 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita