Cartas

Ano 18 - N° 872 - 19 de Maio de 2024

De: Elza Ferreira Navarro (Londrina, PR)

Quarta-feira, 15 de maio de 2024, às 17:11

Assunto: Falecimento de Alderico Natal

Boa tarde, amigos.

É com imenso pesar que informo do desencarne do dirigente do nosso grupo espírita, Alderico Natal, que havia comemorado no final do ano passado 80 anos.

Depois de ter feito uma cirurgia de alto risco, ele não resistiu.

O velório será hoje das 20:00 horas até às 23:00, no Cemitério Parque das Allamandas, em Londrina. O enterro será amanhã às 11:00 horas.

Um forte abraço!

Elza

 

Nota da Redação:

Natural da cidade de Bocaina, estado de São Paulo, Alderico Natal residia em Londrina havia muitos anos. Espírita ativo, foi dirigente do Centro de Estudos Espíritas Vinha de Luz e do Lar Anália Franco de Londrina e dirigia também um grupo espírita, voltado para as atividades mediúnicas, no Centro Espírita Amor e Caridade, além de proferir palestras sempre alegres e divertidas em diversas casas espíritas. Leitor assíduo da revista O Consolador, Alderico Natal foi também um amigo próximo e estimado, a quem enviamos o nosso abraço e as nossas vibrações, extensivas aos seus familiares. (Astolfo O. de Oliveira Filho) 

 

De: IEEAK - Instituto de Estudos Espíritas "Allan Kardec" (Mirassol, SP)

Quinta-feira, 9 de maio de 2024, às 16:27

Assunto: GAZETA IEEAK de maio de 2024

Amigos, amigas do IEEAK.

Anexo, nosso Informativo Espírita Mensal, relativo a Maio/24, solicitando seu repasse aos teus da rede, a fim possamos auxiliar na divulgação da Doutrina Espírita.

A Gazeta IEEAK pode ser acessada e lida por meio do nosso Blog. Para acessar,  clique aqui

Abraços Fraternos,

Sérgio Bernardi

IEEAK - Instituto de Estudos Espíritas "Allan Kardec" 

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Terça-feira, 14 de maio de 2024, às 08:32

Assunto: O impulso de Leopoldo Cirne ao movimento espírita

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que esteja!

A Federação Espírita Brasileira e o próprio movimento espírita devem muito a Leopoldo Cirne, assunto na atual edição do jornal Correio Fraterno, na seção Baú de Memórias.

A jornalista Rita Cirne revela que foi com ele que a FEB se estruturou na criação de cursos das obras básicas de Allan Kardec e se consolidou como uma organização federativa. Pioneiro do movimento espírita brasileiro, com visão à frente do seu tempo, Leopoldo Cirne conheceu e teve uma sólida amizade com Bezerra de Menezes.

Leia agora: www.bit.ly/LeopoldoCirne

Na leitura, você vai ficar conhecendo alguns bastidores da história do espiritismo no século passado. “Antes mesmo de completar 28 anos, em 1898, Leopoldo Cirne se candidatou e foi eleito vice-presidente da FEB na chapa que elegeu Bezerra de Menezes como presidente. Os dois tinham o propósito de pacificar os ânimos das diversas correntes espíritas da época e trabalhar para a união e cooperação em torno de um ideal maior, a divulgação do espiritismo”, escreve Rita.

Você sabia que, em 1904, por exemplo, foi realizado o I Congresso Espírita, em homenagem ao centenário do nascimento de Alan Kardec, que contou com a participação de duas mil pessoas?

Um abraço,

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

 

De: Luiz Carlos Formiga (Rio de Janeiro, RJ)

Terça-feira, 14 de maio de 2024, às 19:16

Assunto: Indriso: Mata mais que a guerra. Mundo do trabalho

 

Mata Mais Que A Guerra. Mundo do Trabalho. (*)

 

Acidentes. Avesso a ações preventivas?

Campo de lesões e mortes muito significativas!

Há complexidade e exige a interdisciplinaridade.

Visão mais ampla. Aspectos biopsicossociais e culturais.

Olhar abrangente, articulando práticas interinstitucionais.

Prevenção é discurso de risco e subjetividade é integralidade.

Acidentes e doenças podem ser fruto de descaso, de insensibilidade. (**)

Trabalho humano deve ser identidade, integração, dignidade e espiritualidade.

 

(*) Prevenindo demandas judiciais:

LINK-1

LINK-2

LINK-3

(**) Sofrimento Psíquico.

LINK-4

Saudações,

Luiz Carlos

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Terça-feira, 14 de maio de 2024, às 19:49

Assunto: Onde realmente está o sofrimento

Curta o jornal Mundo Maior no facebook: clique aqui-1

O jornal Mundo Maior também pode ser acompanhado pelo WhatsApp. Clique no link adiante citado e participe do nosso grupo de WhatsApp:  clique aqui-2

Acesse o site do jornal Mundo Maior - clique aqui-3 - e leia outras mensagens espíritas como esta que adiante transcrevemos:

“Numa das belas falas do sermão do monte, o Mestre reportou-se aos aflitos, aos que choram, aos famintos, aos que buscam justiça, aos que sofrem perseguições. A partir das exortações de Jesus, dissertações consoladoras aconteceram, no transcorrer dos tempos, falando-nos da justiça das aflições, das suas causas anteriores e das causas atuais.

Em mensagem atribuída ao Espírito Fénelon, que viveu no século XVII, lemos a respeito dos tormentos voluntários, uma espécie de sofrimento muito curiosa, que provém dos nossos vícios morais, isto é, sofrimentos que causamos a nós mesmos voluntariamente.

Diz-nos assim:- O homem, como que de propósito, cria para si tormentos que está nas suas mãos evitar! De imediato, pensamos que jamais criaríamos sofrimentos para nós mesmos. Afinal, todos desejamos o melhor.

No entanto, prosseguindo em sua redação, Fénelon nos dá um simples exemplo:- Haverá maiores sofrimentos do que os que derivam da inveja e do ciúme? Para o invejoso e o ciumento, não há repouso. Estão sempre febris, preocupados, ansiosos... O que não têm e os outros possuem lhes causa insônias.

Vejamos como realmente nos incomodamos com muitas coisas que não deveriam nos perturbar. Intervimos demais na vida alheia sem necessidade. Tiramos conclusões precipitadas, construímos em nós roteiros de cinema baseados em algo que achamos que ouvimos ou numa mera especulação.

Esses são sofrimentos voluntários. Sofrimentos que criamos para nós sem necessidade. Geramos inúmeras aflições para nossa vida diariamente. Apenas porque somos invejosos, somos inseguros, maledicentes ou ciumentos.

São bem diferentes das grandes provações da vida, das experiências educativas, ou mesmo das expiações, que nos ensinam ao mesmo tempo em que nos permitem ficarmos quites com as leis maiores.

Observando as características da sociedade atual, percebamos quantos sofrimentos voluntários, quanta dor trazemos para nossas vidas sem precisar. Será que não nos bastam os desafios da encarnação? As lutas de um mundo com tantas dificuldades?

Será que alguns de nós temos prazer em sofrer? Isso demonstra certo desequilíbrio e necessidade urgente de buscarmos auxílio terapêutico.

Pensemos a respeito.

 

* * *

 

O que mais sofremos no mundo...

Não é a dificuldade. É o desânimo em superá-la. Não é a provação. É o desespero diante do sofrimento. Não é a doença. É o pavor de recebê-la. Não é o parente infeliz. É a mágoa de tê-lo na equipe familiar. Não é o fracasso. É a teimosia de não reconhecer os próprios erros. Não é a ingratidão. É a incapacidade de amar sem egoísmo. Não é a própria pequenez. É a revolta contra a superioridade dos outros. Não é a injúria. É o orgulho ferido. Não é a velhice do corpo. É a paixão pelas aparências.

Como é fácil de perceber, na solução de qualquer problema, o pior problema é a carga de aflições que criamos, desenvolvemos e sustentamos contra nós.” (Redação do Momento Espírita)

Saudações.

Jornal Mundo Maior 

 

De: Cláudio Fajardo de Castro (Belo Horizonte, MG)

Quarta-feira, 15 de maio de 2024, às 10:43

Assunto: A lei de Deus e suas consequências morais

A Evolução do pensamento a respeito de Deus

O homem evolui, e com ele evolui a ideia sobre a Divindade.

Num primeiro momento é o Criador confundido com os fenômenos da natureza. Por não os compreender, e por algo dizer aos homens que por trás destas manifestações havia uma inteligência que as dirigia, imaginaram eles tratar-se do próprio Deus.

Avançando um pouco mais o homem distingue o fenômeno de seu Criador, todavia ainda bem atrasado em compreensão imagina para cada manifestação um Deus. É o politeísmo.

A evolução continua... alguns emissários da mais alta hierarquia universal vêm até nós e ensinam-nos que um só Deus há, o verdadeiro Criador de todas as coisas. Todavia, como a evolução não dá saltos, a compreensão do Eterno ainda é imperfeita e temos um Deus antropomórfico, isto é, à imagem e semelhança do homem.

O Gênesis, 6: 6 nos diz que Deus se arrependeu de ter feito o homem sobre a terra, devido a maldade que havia em seu coração. Como se Deus pudesse se arrepender de algo.

O tempo passa, e mesmo com a evolução da ideia de Deus, do Deus-general para o Deus-Pai, ainda temos muito da visão antropomórfica do Criador.

Em meados do século XIX os Espíritos nos revelam o que seria um mais avançado conceito de Deus: "Inteligência Suprema, Causa Primária de todas as coisas." (O Livro dos Espíritos, Questão 1)

Deus deixa de ser um ser inteligente para ser a Inteligência Suprema, (os espíritos é que são os seres inteligentes da criação), e é confirmado como a Causa Primária de todas as coisas, ou seja, é o Criador de tudo o que existe. [...]

Para ler o texto completo clique neste LINK

Saudações,

Cláudio Fajardo

 

De: Salomão Jacob Benchaya (Porto Alegre, RS)

Quarta-feira, 15 de maio de 2024, às 14:57

Caro(a) Leitor(a),

No próximo dia 16/5, 5a. feira, tem início, em San Juan, Porto Rico, até 19/5, o XXIV Congresso Espírita da CEPA que, desta feita, terá como tema central "Arte, Educação, Cultura e Espírito - o Espiritismo diz presente na experiência humana". Você pode participar virtualmente das conferências que serão transmitidas via Zoom ou no YouTube. Para poder acessar essas conferências, é importante que você se registre virtualmente clicando neste LINK

Também estamos lhe enviando publicações e notícias do movimento espírita de feição livre-pensadora, progressista, plural e humanista, produzidas pelas seguintes instituições:

CEPA – Associação Espírita Internacional;

ICKS – Instituto Cultural Kardecista de Santos; e

CCEPA – Centro Cultural Espírita de Porto Alegre;

Clicando nas imagens ou links postados abaixo, v. terá acesso à Newsletter da CEPA, ao jornal CCEPA-OPINIÃO e ao jornal ABERTURA.

Suas considerações, críticas e contribuições serão sempre bem-vindas!

Agradecemos por seus comentários.

Boa leitura!

Salomão Jacob Benchaya

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita