Cinco-marias

por Eugênia Pickina

 

Amizade e infância


A amizade é um amor que nunca morre
. Mário Quintana


Eu recordo com clareza a minha primeira amiga de infância. Iolinda era o seu nome. Era ativa, decidida, enquanto eu era mais quieta, introvertida. Minha amiga subia em árvores, e amava passear de bicicleta… Eu a perdi de vista aos dez anos, quando mudei de cidade. Ela se manteve no meu coração, todavia… Integra, de maneira viva e amorosa, os fundamentos da minha história…

A magia da amizade na infância é algo que costuma nos marcar e de muitas maneiras, influenciando positivamente os primeiros anos de nossa biografia. Mas, você já refletiu a respeito da importância desses laços na formação de uma criança?

Ter um amigo favorece o desenvolvimento infantil, pois assegura às crianças o aprender a se relacionar com os outros, treinando, por exemplo, empatia, entendimento sobre as diferenças, paciência, cooperação.

As crianças que têm amigos na infância tendem a ser mais confiantes, seguras e felizes do que aquelas que não têm. Além disso, a convivência com os amigos nos ajuda a desenvolver habilidades sociais importantes, como a capacidade de se comunicar, reconciliar-se e resolver conflitos.

Sem dúvida, fazer amigos quando somos pequenos traz muitos benefícios e caras lições. São esses primeiros laços sociais que reforçam a autoestima, a autoconfiança, ensinando-nos a lidar também com os sentimentos.

Para o bem do seu filho, incentive-o a conviver com crianças e a fazer amigos. Isso certamente o impelirá a crescer disponível para dar valor e espaço à amizade. 


 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita