Cartas

Ano 18 - N° 888 - 8 de Setembro de 2024

De: Maria de Lurdes Jesus Almeida Duarte (Arouca, Portugal)

Segunda-feira, 2 de setembro de 2024, às 11:55

Boa tarde, amigos.

Venho pedir a sua colaboração no sentido de possibilitar a divulgação do endereço do meu novo blogue espírita - "Caminhos da imortalidade" - na revista O Consolador.

Para acessar o blogue, basta clicar neste link: Caminhos da imortalidade

Grata pela atenção.

Muitas bênçãos e continuação do excelente trabalho de divulgação da Doutrina.

Maria de Lurdes Duarte

 

De: Grêmio Espirita Atualpa Barbosa Lima (Brasília, DF)

Sexta-feira, 30 de agosto de 2024, às 07:56

Assunto: 7º CongreMOVE - Congresso do Movimento pela Ética Animal Espírita

Sr. Diretor,

O Grêmio Espírita Atualpa Barbosa Lima sediará no dia 19 de outubro o 7º CongreMOVE - Congresso do Movimento pela Ética Animal Espírita, cujo tema será: “A Verdadeira Fraternidade: um olhar para além da espécie humana”.

O evento promoverá o debate sobre a relação entre espiritualidade e respeito aos animais, incentivando a comunidade espírita a repensar suas práticas e crenças sobre a convivência multiespécie.

O Congresso reunirá pesquisadores e especialistas ligados ao tema proposto, por meio de palestras, mesas-redondas e diálogos inter-religiosos, fato que proporcionará uma rica troca de conhecimentos e experiências.

A inscrição para participar presencialmente do Congresso deve ser feita pela internet. Para isso clique aqui: Plataforma Sympla

Saudações,

Grêmio Espírita Atualpa Barbosa Lima

 

De: Luiz Carlos Formiga (Rio de Janeiro, RJ)

Segunda-feira, 2 de setembro de 2024, às 21:57

Assunto: Sete de Setembro Amarelo

 

Sete de Setembro Amarelo

 

Médico. Era pessoa muito inteligente.

Sua carreira superava a de muita gente.

No hospital, respeitado pela competência.

Mas, a depressão fugia a sua ingerência.

Lítio. Náusea e cansaço. Quando o vimos,

Um forte aperto no coração, nós sentimos. (1)

Estamos atentos para sobreviver, mesmo diante do supremo cutelo. (2)

Novo tempo! A esperança precisa resistir neste Sete de Setembro Amarelo. (3)


Referências
:

1- Dias Angustiantes (Áudio de três minutos) - Link A

2 - Nossa união é como uma canção - Link B

3 - Há sempre um amanhã - Link C e Link D

Saudações,

Luiz Carlos Formiga

 

De: Claudio Fajardo de Castro (Belo Horizonte, MG)

Terça-feira, 3 de setembro de 2024, às 08:00

Assunto: Jesus e a Mulher Samaritana - João, 4:13 a 20

Jesus lhe respondeu: "Aquele que bebe desta água terá sede novamente...”

Ele começa a mostrar a diferença entre o que ele tem a oferecer e a água das cisternas ou poços feitos por mãos humanas. Assim, Ele informa, quem bebe da água deste poço, terá sede novamente, pois se trata de uma água física, o que eu tenho a oferecer é algo maior, espiritual...

“... mas quem beber da água que eu lhe darei, nunca mais terá sede. Pois a água que eu lhe der tornar-se-á nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna."

A água viva já dissemos, representa as "bênçãos de Deus", vida eterna, salvação, satisfação espiritual, cura, tudo isto está em foco nesta expressão.

Jesus nos trouxe a Constituição do Reino de Deus e o Manual para atingirmos a Vida Eterna. O Evangelho é tudo isto, não é só código de bom comportamento. Jesus deixou isto claro, através dele adquirimos vida em abundância.

Ao interiorizarmos os ensinamentos do Evangelho e os exteriorizarmos através das ações e das reações, esta vivência transforma-nos também em "fonte desta água", a expressão é clara: tornar-se-á nele uma fonte de água... e o destino é a vida eterna.[...]

Leia o texto acima, na íntegra, clicando aqui – Espiritismo e Evangelho

Abraços,

Cláudio Fajardo

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Terça-feira, 3 de setembro de 2024, às 10:16

AssuntoErnesto Bozzano: o grande mestre da ciência da alma

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que esteja!

Conhecer a obra e a vida de Ernesto Bozzano – um dos autores clássicos do espiritismo – é entrar em contato com um pesquisador que pôs em prática uma das máximas de Allan Kardec: “fé inabalável é a que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade”.

Foi essa fé, baseada na razão, que tornou Bozzano um autor indispensável para quem quer conhecer a fundo a doutrina espírita.

“Fui um positivista-materialista a tal ponto convencido, que me parecia impossível pudessem existir pessoas cultas, dotadas normalmente de sentido comum, que pudessem crer na existência e sobrevivência da alma”, declarou Bozzano ao explicar como essa convicção foi mudando ao longo de sua vida.

Com o despertar pelos estudos da temática espírita, ele organizou um grupo com mais de 70 integrantes, chamado de Círculo Científico de Minerva, contando com a participação de professores da Universidade de Gênova, na Itália.

A história de Ernesto Bozzano é encantadora.

Confira e saiba mais clicando neste LINK

Um abraço,

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno 

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Terça-feira, 3 de setembro de 2024, às 20:28

Assunto: Ser livre

Curta o jornal Mundo Maior no facebook: clique aqui-1

O jornal Mundo Maior também pode ser acompanhado pelo WhatsApp. Clique no link adiante citado e participe do nosso grupo de WhatsApp:  clique aqui-2

Acesse o site do jornal Mundo Maior - clique aqui-3 - e leia outras mensagens espíritas como esta que adiante transcrevemos:

“O que é ser livre?

Alguns podem dizer que ser livre é não estar atado, é não estar preso a nada. Ser livre é fazer o que se quer, a hora que se quer. Em verdade, alguns dos nossos conceitos, assim como nós mesmos, precisam amadurecer.

Imannuel Kant, um dos principais pensadores do Iluminismo, trata a liberdade de uma forma mais profunda. Resumidamente, a conclusão a que ele chega é de que a pessoa só é livre quando faz o que não quer.

Parece-nos estranho, pois nos soa justamente como o contrário do que entendemos por liberdade. No entanto, o que ele quer dizer é que, quando fazemos apenas aquilo que queremos, somos, na maioria das vezes, escravos do desejo, das convenções. E estamos afastados do dever.

O dever nos leva àquilo que precisamos fazer. Para esse pensador, liberdade é agir segundo as leis.

Se levarmos esse conceito para a esfera das leis universais, para as leis divinas, perceberemos que ele é perfeito. Somente mediante a responsabilidade, o homem se liberta, sem se tornar indecente ou insensato.

A sociedade, que fala em nome das pessoas de sucesso, estabelece que a liberdade é o direito de fazer o que cada qual quer, sem dar-se conta de que essa liberação da vontade termina por interditar o direito dos outros.

Se cada indivíduo agir conforme achar melhor, considerando-se liberado, essa atitude trabalha em favor da anarquia, responsável por desmandos sem limites.

Dessa forma, entendemos que a verdadeira liberdade tem muito mais a ver com nossa própria autonomia, com nossa autoconquista, do que simplesmente com o fazer o que queremos.

Examinando essa problemática, Jesus sintetizou os meios de conseguir a autêntica liberdade, na busca da verdade, única opção para tornar o homem realmente livre. Conhecereis a verdade e ela vos libertará. A verdade que é de Deus. Não a verdade conveniente de cada um, que é a forma doentia de projetar a própria sombra, de impor a nossa imagem, de submeter a vontade alheia à nossa.

Deus está dentro de nós. Necessário imergir na sua busca diariamente. Conhecer a verdade, conhecer as leis maiores da vida e ganhar uma liberdade jamais antes sonhada.

Esse é o nosso mastro, onde nos ataremos com segurança, enfrentando os obstáculos, enfrentando a liquidez e as incertezas do mundo material.

Essa busca pela liberdade autêntica nos levará a uma vida mais plena e significativa. Sentiremos que somos, verdadeiramente, senhores de nossas ações, permitindo-nos escolher o que é certo, justo, sem considerar desejos passageiros ou pressões de terceiros. Conquistemos nossa ampla liberdade.” (Redação do Momento Espírita)

Saudações,

Jornal Mundo Maior 

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita