Livros - Lançamentos

por José Carlos Munhoz Pinto

Esta página é meramente informativa. Nem todos os livros aqui divulgados seguem, com rigor, os princípios e ensinamentos da Doutrina Espírita.

As descrições, comentários ou críticas de cada livro foram obtidas nos sites das editoras responsáveis e, por isso, não refletem nossa opinião a respeito deles.

Esta revista não os referencia nem os desaconselha e deixa que o leitor atento os avalie com imparcialidade e espírito crítico.


Herculano Pires diante da Revista Espírita
De Paulo da Silva Neto Sobrinho
Editora Virtual O Consolador

Foi publicado no dia 29 de agosto pela EVOC – Editora Virtual O Consolador o e-book Herculano Pires diante da Revista Espírita, de autoria de Paulo Neto.

Natural de Guanhães (MG), o autor é formado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas pela Universidade Católica (PUC-MG) e reside em Belo Horizonte (MG).

Aposentado como Fiscal de Tributos pela Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais, participa do movimento espírita desde julho de 1987, sendo um dos mais atuantes divulgadores do Espiritismo em nosso país, por meio, principalmente, de artigos e livros.

Titular do site www.paulosnetos.net, tem 37 livros publicados, sendo oito no formato impresso e 29 no formato virtual, 26 deles publicados pela EVOC, incluindo o e-book ora lançado. Além de ser um dos articulistas da revista O Consolador, Paulo Neto integra a equipe responsável pelas edições da EVOC, da qual é, desde 24 de junho de 2020, Coordenador Editorial.

A motivação do autor para elaborar a presente obra advém de um fato incompreensível, ou seja, a posição de alguns confrades que não dão muito valor ao que Allan Kardec publicou na Revista Espírita, argumentando que ele apenas inseriu nesse periódico questionamentos com o objetivo de sondar a opinião dos seguidores do Espiritismo.

A escolha do nome de Herculano Pires para demonstrar que tais pessoas cometem um erro ao ignorar a Revista Espírita é óbvia e tem a sua razão de ser. Nós espíritas sabemos que Emmanuel, o mentor de Chico Xavier, afirmou certa vez que o notável professor e jornalista foi “o metro que melhor mediu Kardec”, além de se destacar no movimento espírita como – nas palavras insuspeitas de Emmanuel – “a maior inteligência espírita contemporânea”.  


 


 

 


O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
Comentado capítulo por capítulo,
item a item
Coordenação: Hélio Dias
Editora Virtual O Consolador

Foi publicado dia 31 de julho de 2024, pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, o e-book O Evangelho segundo o Espiritismo - Comentado capítulo por capítulo, item a item, fruto de um trabalho realizado sob a coordenação de Hélio Dias.

Produtor de conteúdo de doutrina espírita, Hélio Dias da Silva, radicado na cidade de Uberlândia (MG), integra a equipe de programação da Web Rádio Fraternidade, em que, entre outras atividades, apresenta o programa Lindos Casos de Chico Xavier.

O e-book ora publicado apresenta-nos o texto integral da obra mais conhecida de autoria de Allan Kardec – O Evangelho segundo o Espiritismo, comentado detalhadamente, capítulo por capítulo, item por item.

Para realizar esse trabalho, foi utilizada a 3ª edição d’O Evangelho segundo o Espiritismo, publicada em 2019 pela Editora Nova Visão, cujo conteúdo foi integralmente respeitado, observado o texto publicado pela editora citada.

Na composição do trabalho contou-se com o auxílio de inteligência artificial e a colaboração de abnegados companheiros, alguns encarnados e outros do mundo espiritual.

A capa do livro foi criada e elaborada por Heine Alemagne e a revisão coube à professora Vânia Abdulmassih, especialista em revisão de livros, cuja atuação nessa área já beneficiou diversos autores. 
 


 

 


O Tempo de Cada Um
De: Marcelo Cezar
Espírito: Marco Aurélio

Editora: Lúmen

Brasil, início do século XIX. Estelinha, Antonieta e Cleonice enfrentarão um grande desafio: serão capazes de perdoar, ainda em vida, quem elas julgam ter lhes feito tanto mal? E quanto a Bernarda e Teresa: conseguirão estabelecer uma genuína amizade que transcenda o tempo e o espaço? Encerrando a trilogia O poder do tempo, este belo romance o levará a reencontrar os personagens de O tempo cuida de tudo e O tempo nunca esquece. Perante a perspectiva de uma encarnação passada, será possível compreender por que determinados sentimentos, emoções, amores e ódios perduram para além da vida, influenciando as relações pessoais em encarnações futuras. Em O tempo de cada um, somos levados a perceber que só se consegue fazer as pazes com o passado quando nosso coração se enche de amor o suficiente para eliminar dores e culpas, conduzindo-nos ao caminho do perdão, que, em última análise, se faz imprescindível para a efetiva cura do espírito.


O Livro Proibido
De: Osmar Barbosa
Editora:
Book Espírita
Nossa missão nessa obra é informar e resguardar nosso trabalho. Levar a todos vocês nosso sentimento de tristeza, além de vos alertar para o momento crucial em que as religiões que se relacionam conosco se encontram. Nossa percepção sobre o que estamos vivenciando todos os dias nas searas espíritas. E também as nossas observações até o momento, sobre o Espiritismo, Umbanda, Universalismo, e todas as religiões que se relacionam de alguma forma conosco. Ambientes que estamos há muito tempo. Confesso que diariamente me surpreendo com os espíritos encarnados… como podem ser tão incapazes de compreender e aceitar vossas insignificâncias, diante da espiritualidade que vos envolve?Querem ser mais que os espíritos, como assim?Como podem dizer-se cristãos, se fazem exatamente o contrário do que ensinam os diversos evangelhos? Onde querem chegar com tanta mentira, tanta enganação? Será que acreditam mesmo na continuidade da vida após o desenlace carnal? Será que nunca ouviram falar que se colhe na vida espiritual o fruto da semeadura terrena? O que vocês acham que estão plantando, mentindo, enganando pessoas, destruindo vidas em nosso nome, fingindo que estão incorporados ou se comunicando conosco?Acham mesmo que vão ser perdoados por enganar, roubar, mentir, fingir, iludir, trapacear, agindo o tempo todo como embusteiros?” Marabô.Quero convidar todos vocês a uma profunda reflexão sobre a espiritualidade que nos envolve no Livro Proibido.

Era uma vez na Galileia
De: Mariléa de Castro
Espírito: Elizabeth

Editora:
Editora do Conhecimento
Quem diria que os textos dos evangelhos que se conhece há quase dois mil anos foram enxertados de erros e adulterações? Sim: eles contêm alguns relatos fictícios tão fantasiosos como histórias infantis ("Era uma vez...), porém não tão inocentes.Além dos equívocos involuntários, e da perda dos originais, houve inserções mal-intencionadas. Foram agregados "milagres" fictícios, incongruentes e pueris, cenas inaceitáveis e palavras nunca ditas pelo Mestre Jesus. E alguns, além de incoerentes com a simples lógica, extremamente ofensivos à Sua imagem e incompatíveis com Sua natureza e missão.Tudo isso já foi atestado por Ramatís, em seus textos de recuperação da verdade sobre o Sublime Peregrino, quando pela primeira vez veio apontar o que em dois mil anos ninguém contestou: os atos e palavras adicionados aos evangelhos.A partir disso, foi possível elaborar estes relatos, em que personagens situados à época de Jesus na Palestina, ou pouco depois, trazem depoimentos vivos e emocionantes de seus encontros com o Nazareno, testemunhando a verdade do que Jesus não fez e não disse. Neste caso, a ferramenta da ficção, devidamente identificada, está a serviço da a verdade, não da adulteração dela.Esta obra nos transporta para os cenários de dois mil anos atrás, com as descrições vivas e tocantes da realidade que cercou o Mestre Planetário, e têm o aval da verdade trazida por um Mestre de Sabedoria. Têm a possibilidade de, ao mesmo tempo, encantar o leitor com a fabulação e smpliar-lhe a consciência sobre s real trajetória do Mestre Planetário.

 


     

     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita