Cartas

Ano 18 - N° 898 - 17 de Novembro de 2024

De: Lúcio de Sousa Puchetti (Rio das Ostras, RJ)      

Quinta-feira, 7 de novembro de 2024, às 10:45

Assunto: Sobre o tema “Infortúnios ocultos”

Amigos.

Estamos realizando um estudo do tema "INFORTÚNIOS OCULTOS" e nos deparamos com  dúvidas que pedimos apoio em seu esclarecimento:

1) Quem é o autor do texto "Infortúnios ocultos", Evangelho (1864), cap 13, item 4? Tudo indica ser Allan Kardec, mas, para nós não está tão claro assim.

2) Qual a relação do texto "Infortúnios ocultos" com as informações iniciais de AK e trechos da comunicação do Espírito Condessa Paula, no livro "O Céu e o Inferno" (1865), Parte 2, Espíritos felizes?

3) É isso mesmo? Allan Kardec fez uma relação entre o texto "Infortúnios ocultos" no Evangelho e o Espírito Condessa Paula no CI?

4) AK desejou esclarecer que para fazer caridade, a verdadeira, pode ser rico ou pobre, desde que "a mão esquerda não saiba o que faz a mão direita", bem como esclarecendo o que são os infortúnios ocultos, fato corriqueiro em nosso Mundo de Provas e Expiações?

Muito agradecido pela atenção!

Lúcio

 

Resposta do Editor:

Como nos parece que esteja evidente no próprio capítulo 13 d’ O Evangelho segundo o Espiritismo, os textos de origem mediúnica são os que aparecem no item 9 em diante. Os anteriores (itens 1 a 8) são de autoria de Kardec.

Penso que a correlação que o leitor aponta existe, sim. Aliás, as conclusões que Kardec apresenta em sua obra são, em quase todos os casos, fundamentadas na observação do que os Espíritos consultados revelaram ou demonstraram em suas manifestações, tanto os mais esclarecidos (como a condessa Paula), como os demais (espíritos infelizes, céticos, revoltados e inimigos do bem).  

Em face do conceito de caridade apresentada pelo Espiritismo – benevolência para com todos,  indulgência quanto às imperfeições alheias e perdão das ofensas – qualquer pessoa, rica, pobre, sadia ou enferma,  pode exercitar a caridade, virtude que muitas pessoas associam erradamente a exclusivamente dar coisas – dinheiro, remédio, alimentação etc.

Finalizando, lembremos que ao escrever sobre a caridade Paulo de Tarso referiu-se às três virtudes teologais – fé, esperança e caridade – e afirmou que dentre elas a mais excelente é exatamente a caridade, que Kardec incluiu na frase que é o lema do Espiritismo: “Fora da caridade não há salvação”.

 

De: Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier (São Paulo, SP)

Domingo, 10 de novembro de 2024, às 06:09

Assunto: Divaldo anuncia o filme “Benedita uma heroína invisível” para a Mansão do Caminho 

Aos amigos, bom dia.

Em programa da TV Mansão do Caminho, Divaldo Pereira Franco anunciou a apresentação do filme “Benedita uma heroína invisível. O legado da superação” na Mansão do Caminho (Salvador), no dia 19 de novembro de 2024. Na ocasião mostrou a primeira mensagem que ele psicografou, assinada pelo espírito Benedita Fernandes, em Araçatuba (1973).

Esse filme, produzido por Sirlei Nogueira (Cocriação/Lalucci), tem enredo baseado em biografia sobre Benedita Fernandes, elaborada por Cesar Perri, e entre os entrevistados focalizados no filme destaca-se a participação de Divaldo Pereira Franco.

Informações sobre agendamento do filme: Whatzapp 18-99709-4684.

Veja a fala de Divaldo clicando neste LINK

Um grande abraço,

Grupo Chico Xavier 

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Terça-feira, 12 de novembro de 2024, às 08:34

Assunto: Manuscritos de Allan Kardec despertam a atenção de pesquisadores

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que sim!

Dando continuidade ao “Você Sabia sobre os manuscritos de Allan Kardec”, o curador do Museu AKOL – Allan Kardec.Online, Adair Ribeiro, traz na atual edição do jornal Correio Fraterno uma notícia muito boa.

“Após quatro anos do lançamento do Portal Allan Kardec pela Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, acadêmicos começam a valorizar o trabalho realizado para disponibilizar ao público vários manuscritos de Allan Kardec”, conta Adair.

Prova desse interesse está na recente publicação de um dossiê sobre o Espiritismo em uma das maiores revistas acadêmicas brasileiras. Você vai ficar sabendo os detalhes dessa notícia que mostra a penetração do Espiritismo no radar de pesquisas das várias áreas de conhecimento.

Leia agora clicando neste LINK-1

Vale acompanhar a leitura.

Um abraço,

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno 

 

De:  Centro de Cultura Espírita (Caldas da Rainha, Portugal)

Terça-feira, 12 de novembro de 2024, às 17:47

Assunto: 1ª Jornada de História do Espiritismo

Vem aí nos dias 29 e 30 de novembro um evento imperdível, de que os interessados podem participar presencialmente, em Juiz de Fora (MG), ou por meio da internet.

A vida, a ideia, a obra e as influências de Allan Kardec, o codificador da doutrina espírita, são o tema e o objeto da Jornada, da qual participarão conferencistas, professores e estudiosos conhecidos, como o professor Cosme Massi, que fará a conferência inicial, e o professor Sílvio Chibeni, que falará no encerramento.

O local da Jornada será o Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).

Informações sobre o evento e inscrições, clique aqui:  LINK-Jornada

Centro de Cultura Espírita

 

De: Luiz Carlos Formiga (Rio de Janeiro, RJ)

Domingo, 10 de novembro de 2024, às 20:48

Assunto: Indriso. A Eficácia e o Modelo

 

A Eficácia e o Modelo (*)

 

Quando falta visão de futuro, a equipe terá baixa motivação.

A comunicação ineficiente gerará desentendimentos e frustração.

Sufocando a criatividade e as iniciativas criará muita insatisfação.

Um trabalho tóxico surge quando há falta de empatia e reconhecimento.

Isto retarda o crescimento, pela falta de compromisso com o desenvolvimento.

Lembrar que a incapacidade de gerir conflitos contribui para o seu agravamento. 

O caminho, a verdade e a vida. Eficaz, eficiente, é aquele que à paz nos conduz.

Modelo? Está para nascer aquele que será capaz de superar a liderança de Jesus. 


Referência: 

(*) Futebol, Lama, Guerra e Paz - LINK-A  e  LINK-B

Luiz Carlos

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Domingo, 10 de novembro de 2024, às 09:12

Assunto: A opinião dos outros

Curta o jornal Mundo Maior no facebook: clique aqui-1

O jornal Mundo Maior também pode ser acompanhado pelo WhatsApp. Clique no link adiante citado e participe do nosso grupo de WhatsApp:  clique aqui-2

Acesse o site do jornal Mundo Maior - clique aqui-3 - e leia outras mensagens espíritas como esta que adiante transcrevemos:

“Você se importa com a opinião que os outros têm a seu respeito?

Se a sua resposta for não, então você é uma pessoa que sabe de si mesma, que se conhece, é autossuficiente. No entanto, se a opinião dos outros sobre você é decisiva, vamos pensar um pouco sobre o quanto isso pode lhe ser prejudicial.

Você vale pelo que é, e não pelo que tem ou aparenta ser. A verdadeira beleza é a da alma. A eterna juventude é atributo do Espírito imortal. O importante mesmo é que você se goste. Que você se respeite. Que se cuide e se sinta bem.

Nenhuma opinião que emitam sobre você, deve provocar tristeza ou alegria em demasia. Os elogios levianos não acrescentam nada além do que você é, e as críticas destrutivas não tornarão você pior.

Busque o autoconhecimento e aprenda a desenvolver a autoestima. Mas lembre-se: seja exigente para consigo mesmo e indulgente para com os outros.

Eis uma fórmula segura para que você encontre a autoconfiança e a segurança necessárias ao seu bem-estar efetivo. E jamais esqueça que a verdadeira elegância é a do caráter, que procede da alma justa e nobre.

Pense nisso, e liberte-se do jugo da opinião dos outros.” (Redação do Momento Espírita.)

Saudações,

Jornal Mundo Maior                    

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita