Cinco-marias

por Eugênia Pickina

 

Aprender a servir deve fazer parte da infância 

 

A arte de viver é simplesmente a arte de conviver... simplesmente, disse eu? Mas como é difícil! Mário Quintana 

 

Levar o copo de água para a pia, guardar o brinquedo, lavar a louça do almoço no domingo. 

Precisamos criar nossos filhos familiarizados com o hábito de servir. 

Quando a criança colabora com as tarefas domésticas, treina responsabilidade, autonomia, e põe em prática o espírito cooperativo. 

Os pais devem no dia a dia escolher as tarefas levando em consideração a idade do filho. Uma criança de cinco anos pode guardar os brinquedos depois de brincar. Aos oito anos, o filho é capaz de arrumar a cama ao acordar. Um adolescente de treze anos pode colocar as roupas na máquina de lavar, separadas por cor. Já aos quinze anos, estamos aptos para limpar o próprio quarto. 

Os pais devem insistir em ensinar o filho a servir desde cedo, dando exemplos, estabelecendo uma rotina de tarefas para todos da casa. 

É obrigação do filho ajudar em casa?

Sim, os filhos devem ajudar em casa e também para compreenderem que nascemos para servir, para sermos úteis, para cooperarmos com o bem da família e da sociedade. 

O Cristo, nosso exemplo principal, serviu de modo incessante. Como filho de carpinteiro, como enviado de Deus, como nosso irmão mais sábio… 

Desde cedo, insistamos em casa com nossos filhos, pois servir nos ajuda a ser humildes, simples, e também naturalmente mais agradecidos por tudo o que a vida diariamente nos oferece…

 

Notinha

O que fazer quando o filho não ajuda em casa?

Seja determinado, paciente e explique que ajudar em casa é importante e que todo mundo precisa colaborar. A depender, revise as tarefas, mas não desista. O ato de ajudar depende de muita repetição…


 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita