Espiritismo
para crianças

por Marcela Prada

 

Tema: O advento de Jesus


Natal de Jesus

 

Mariana e sua mãe, Laura, estavam conversando, enquanto arrumavam a casa com os enfeites de Natal.

- Mamãe, o Natal é o aniversário de Jesus, não é?

- Sim, filha, o dia 25 de dezembro é considerado a data do nascimento de Jesus. E esse fato, tão importante, é comemorado no mundo inteiro, pelos cristãos.

- Eu adoro o Natal! Eu queria que meu aniversário também fosse comemorado dessa forma! – disse Mariana sorrindo, imaginando coisas.

- Mamãe, de quem mais se comemora o aniversário, assim, por todo o mundo, como o de Jesus?

- De mais ninguém, Mariana! – respondeu Laura. Ninguém foi tão grandioso, tão maravilhoso e importante para a humanidade como Jesus!

- Nossa! Mas não teve ninguém que foi bom também? Só Jesus?

- Claro, existiram pessoas boas, sim, em todas as épocas, filha. Pessoas tão boas que seus nomes são sempre lembrados e suas histórias contadas. De tempos em tempos, nasce entre os homens espíritos missionários, com grande conhecimento espiritual e grande coração. Mas Jesus foi o maior de todos eles.

- Por que, mamãe? Como as pessoas sabem que Jesus foi assim, tão grandioso.

Laura, percebendo o interesse da filha, começou a contar:

“Mari, Jesus foi o espírito mais evoluído que já nasceu aqui no planeta Terra. Todos nós, que estamos aqui, somos espíritos em evolução e ainda temos muito que aprender sobre a vida. Mas Jesus não, ele já era, há muito tempo, um espírito puro. Ele não veio à Terra para aprender e sim para nos ensinar.

Desde criança ele já demonstrava ser diferente. Aos doze anos ele foi ao templo e conversou com os homens adultos, que conheciam bem os ensinamentos religiosos e falou para eles sobre Deus, deixando todos impressionados com seu conhecimento.

Depois, quando adulto, ele fez tantas coisas boas, que as pessoas o seguiam, ouvindo seus ensinamentos e observando seus exemplos.

Ele curava pessoas com doenças graves, incuráveis na época. Por onde ele ia, curava leprosos, cegos, pessoas desequilibradas e até um homem que pensaram que estivesse morto.

Jesus conversava com as pessoas, dava bons conselhos, falava sobre Deus. Ele ensinava como alcançar o reino de Deus, ou seja, o mundo espiritual superior, onde se vive com felicidade e paz.”

- E como se faz pra chegar lá, mamãe? O que Jesus ensinou? – quis saber Mariana, interrompendo a mãe, curiosa.

- Jesus ensinou que é fazendo a caridade, ou seja, ajudando as pessoas, que vamos conseguir viver num mundo melhor. Por enquanto, o reino de Deus é só no mundo espiritual. A Terra ainda vai demorar um pouco para ser um mundo evoluído e de paz. Mas cada um pode alcançar o reino de Deus, se viver conforme as suas leis.

- O que mais Jesus ensinou, mamãe? – falou a menina.

- O mais importante que Jesus ensinou, sabe o que foi? – perguntou Laura.

- Não, o que foi?

- Foi o amor! Jesus falou que em primeiro lugar devemos amar a Deus. E em segundo lugar as pessoas próximas, e a nós mesmos. E ele não só falou, ele exemplificou também, porque ele amava e tratava bem todas as pessoas.

- Até as crianças! – continuou Laura – certa vez, um grupo de crianças queria chegar perto de Jesus, enquanto ele falava com algumas pessoas. Seus seguidores quiseram impedi-las, talvez achando que as crianças fossem incomodar Jesus. Mas ele os repreendeu e disse que deixassem as criancinhas irem até ele e ainda falou que o reino dos céus é para aqueles que forem semelhantes às crianças.

- Que bacana! – disse Mariana – se Jesus ainda estivesse vivo eu também ia querer chegar bem pertinho dele.

- Ele ainda está vivo, filha. Só seu corpo morreu. Por nos amar muito, seu espírito grandioso continua junto de nós, nos ajudando. Quando pensamos nele, ou fazemos alguma coisa boa, como ele nos ensinou, nos aproximamos ainda mais. Nesta época do Natal, quando as pessoas se agradam, trocando presentes, escrevendo mensagens carinhosas, ou fazendo projetos para beneficiar pessoas carentes, os ensinamentos de Jesus são vivenciados mais intensamente. Entendeu, filha, o que é o Natal?

- Entendi sim, mamãe! O Natal é uma festa muito linda, porque não é enfeitada só com luzinhas, bolas coloridas e outras coisas. É enfeitada com gestos e palavras de amor também, para lembrarmos Jesus, não é isso?

- Isso mesmo, querida! – disse a mãe satisfeita, abraçando Mariana.

Elas terminaram de enfeitar a casa com os objetos. Mas conversando sobre o mestre Jesus, estavam enfeitando também seus corações.

E assim, Mariana, sua mãe e toda a família tiveram um ótimo Natal.

Feliz Natal para todos! Que Jesus visite seus lares, levando a todos, como presentes, muitas bênçãos de amor e paz! 


 


Material de apoio para evangelizadores:

Clique para baixar: Atividades

marcelapradacontato@gmail.com


 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita