De: Maridalva Cunha Matos (Manaus, AM)
Sábado, 28 de dezembro de 2024, às 22:14
Prezados,
Gostaria de saber se algum médium já incorporou Jesus! E se é possível um médium incorporar tantos espíritos como Exus, Caboclos, Santos Cristãos, Et's etc.
Grata,
Maridalva
Resposta do Editor:
Existindo afinidade e sintonia entre o médium e o Espírito que esteja autorizado a manifestar-se, sim, a incorporação é possível, utilize o Espírito o nome que quiser – preto-velho, caboclo, exu etc. Contudo, a diferença entre os graus evolutivos do Espírito e do médium pode constituir um obstáculo, o que faz com que, em casos assim, o Espírito recorra a outro comunicante desencarnado que, então, exerce o papel de intermediário entre ele e o médium.
No caso de Jesus, em face do obstáculo que mencionamos, é muito difícil que uma incorporação ocorra. Talvez seja por isso que as manifestações atribuídas a Jesus depois do episódio da crucificação tenham ocorrido por outras formas de mediunidade, como as aparições e a materialização tangível.
A respeito da comunicação pela psicografia por parte de Jesus, Allan Kardec fez em uma de suas obras uma observação importante que a leitora, se quiser, poderá ler em O Livro dos Médiuns, cap. XXXI (Dissertações espíritas), no tópico “Acerca do Espiritismo”, item IX. |
|
|
De: Orson Peter Carrara (Matão, SP)
Terça-feira, 31 de dezembro de 2024, às 11:10
Assunto: Mensagem de fim de ano
Meu caro amigo, bom dia.
A oportunidade que me deu das entrevistas foi algo marcante em minha trajetória.
Conheci muita gente com grandes legados, que precisam ser conhecidos e as entrevistas fazem isso.
Obrigado meu amigo.
Gratidão...
E meu abraço para um ano novo feliz!
Abraço aos familiares.
Orson
Resposta do Editor:
Em nome da direção d’ O Consolador, agradecemos as gentis palavras de nosso amigo Orson. Mas, a bem da verdade, cabe a nós o dever de agradecer a ele por tudo que tem feito para que esta Revista continue a circular, e isso há mais de 17 anos. Seu empenho, seu trabalho, seu otimismo têm sido elementos fundamentais para que o projeto que deu origem a este periódico prossiga. A ele, pois, e a todos os nossos colaboradores a nossa gratidão e votos de que em 2025 essa parceria prossiga. |
|
|
De: Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha (Caldas da Rainha, Portugal)
Sábado, 28 de dezembro e 2024, às 19:41
Assunto: Conferência espírita: "A mais-valia do Centro Espírita" |
|
O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha vai comemorar durante o mês de Janeiro de 2025 o seu 22º aniversário. Para tal, teremos todas as semanas, em janeiro, um conferencista espírita diferente, oriundo de outras partes do país.
No dia 3 de janeiro de 2025, 6ª feira, às 21h00, teremos uma conferência espírita subordinada ao tema "A mais-valia do Centro Espírita", com a Profª Ana Duarte, de Évora. Posteriormente, teremos a Fluidoterapia (passe espírita) e o atendimento em privado. Todas as nossas actividades são livres e gratuitas. Todas as palestras são colocadas no Youtube do CCE. Para acessar os vídeos, clique neste em LINK-1
Cordialmente,
Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha |
|
|
De: Elsa Rossi (Londres, Inglaterra)
Domingo, 29 de dezembro de 2024, às 19:09
O grupo Kardec Manchester (KM) convida para palestra de André Abreu sobre o tema Materialismo. O evento ocorrerá no dia 11 de janeiro, sábado, às 14h30. O local fica na Quaker Meeting House, 6 Mont Street, em Manchester, Inglaterra.
O grupo KM é filiado à BUSS, federativa espírita britânica.
Abraços e feliz Ano Novo para todos.
Elsa Rossi |
|
|
De: Eurípedes Kühl (Ribeirão Preto, SP)
Segunda-feira, 30 de dezembro de 2024, às 20:22
Assunto: Canção do Exílio
Boa noite, caro amigo e irmão.
Nesse tempo todo que não consegui administrar envio de artigos para a nossa abençoada Revista O CONSOLADOR e para a EVOC, não teve um dia que não pensei em você e sua maravilhosa jornada na divulgação do Espiritismo.
Hoje, com esforço mental, consegui, Graças a Deus, administrar remessa para você. É poesia, de altíssimo conteúdo existencial. Só não sei se poderá ser aprovado para você edição na O CONSOLADOR. Como sempre, fica a sua inteira competência.
Que 2025 seja de felicidades e sempre com Jesus, para você e familiares!
Eurípedes
Resposta do Editor:
Com a mensagem acima, nosso estimado amigo enviou-nos o texto do poema “Canção do Exílio”, uma das obras mais conhecidas da literatura brasileira, de autoria do famoso poeta Antônio Gonçalves Dias (1823-1864). Como o leitor verá, cada verso em português apresenta em seguida o texto em esperanto, o idioma universal:
Canção do Exílio
Minha terra tem palmeiras
Mia lando havas palmojn,
Onde canta o Sabiá;
kie kantas sabia'
As aves, que aqui gorjeiam,
Birdoj tie ĉi kantantaj,
Não gorjeiam como lá.
tiel ne belsonas ja.
Nosso céu tem mais estrelas,
Kaj ni havas pli da steloj,
Nossas várzeas têm mais flores,
Sur herbejoj pli da floroj,
Nossos bosques têm mais vida,
En arbaro pli da vivo,
Nossa vida mais amores.
pli da amo en la koroj.
Em cismar, sozinho, à noite,
Tie nokte solrevante
Mais prazer eu encontro lá;
Pli da ĝoj' mi trovas ja;
Minha terra tem palmeiras,
Mia lando havas palmojn,
Onde canta o Sabiá.
kie kantas sabia'
Minha terra tem primores,
Mia lando ĉarmojn havas,
Que tais não encontro eu cá;
Kiujn ne trovas ĉi;
Em cismar –sozinho, à noite–
Tie nokte solrevante
Mais prazer eu encontro lá;
Pli da ĝoj' mi trovas ja;
Minha terra tem palmeiras,
Mia lando havas palmojn,
Onde canta o Sabiá.
Kie kantas sabia'!
Não permita Deus que eu morra,
Di' ne volu, ke mi mortu,
Sem que eu volte para lá;
Sen reveni tien, ha,
Sem que desfrute os primores
Sen ekĝui la belaĵojn,
Que não encontro por cá;
Kiuj ĉi ne estas ja;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Sen revidi la palmarbojn,
Onde canta o Sabiá.
Kie kantas sabia'. (*)
(*) GRATIDÃO: aos amigos esperantistas Leonardo Cassanho Forster e Antônio Luis Lourenço dos Santos, que bondosamente me arrimaram na questão de incluir na minha obra Viagem a outro mundo (2015) algumas palavras em Esperanto, não apenas esse poema. (Eurípedes Kühl) |
|
|
De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)
Segunda-feira, 30 de dezembro de 2024, às 07:35
Assunto: Propósitos para o ano novo
Curta o jornal Mundo Maior no facebook: clique aqui-1
O jornal Mundo Maior também pode ser acompanhado pelo WhatsApp. Clique no link adiante citado e participe do nosso grupo de WhatsApp: clique aqui-2
Acesse o site do jornal Mundo Maior - clique aqui-3 - e leia outras mensagens espíritas como esta que adiante transcrevemos:
“Victor Frankl, renomado neuropsiquiatra austríaco, ofereceu ao mundo uma grandiosa experiência de vida. Judeu, ele e a família foram presos pelos nazistas, e atirados em diferentes campos de concentração.
Sua esposa e seu pai morreram de exaustão e sua mãe na câmara de gás. Em quase quatro anos, foi transferido de um campo de concentração para outro e transformou aquele período de dor em lições para a Humanidade.
Em Auschwitz, passou a analisar o comportamento humano em situação tão extrema, observando como alguns desenvolveram mecanismos para suportar todo aquele horror. Humor, arte, cada qual tinha sua própria fórmula. As pessoas mais fortes, no entanto, possuíam algo em comum: elas tinham um propósito pelo qual lutar.
Algumas sonhavam em se libertar daquele local e abrir um orfanato; outras planejavam encontrar a família que, naqueles anos de guerra, havia se espalhado pela Europa; havia quem sonhava aprender a tocar violino... Dessa maneira, os que conseguiam melhor suportar todo o horror dos campos de concentração eram os que haviam encontrado um sentido, um propósito para sua vida.
Por isso, após sua libertação, Victor Frankl narrou toda sua experiência numa primeira obra chamada: A experiência de um psicólogo num campo de concentração, ou, A busca do homem por sentido.
Escreveu que encontrou o significado da sua vida auxiliando os outros a encontrarem o sentido das suas.
Registrou: Uma vida baseada no êxito ou no prazer confunde os fins com os meios: põe o acento nos meios de subsistência e esquece as metas transcendentes.
Conduz assim, de frustração em frustração ao desequilíbrio psíquico, pois não é sofrer que é insuportável, mas sim o viver sem um ideal. Todos precisamos de propósito, de sentido na vida para poder não apenas sobreviver, mas para viver intensamente.
Será que já paramos para pensar qual o sentido da nossa vida? Qual o nosso propósito? Temos planos, projetos, objetivos, por vezes bem específicos, que não devemos confundir com o sentido maior, o sentido existencial.
Talvez nos perguntemos: Como encontrar nosso sentido de vida, nosso propósito maior?
O próprio Victor Frankl nos auxilia ao afirmar: Uma maneira de encontrar significado na vida é experimentando algo, como a bondade, a verdade e a beleza. Experimentando a natureza e a cultura, ou ainda, experimentando outro ser humano em sua originalidade própria, amando-o.
Há quem diga que o nosso grande sentido existencial é amar. Nosso Mestre, Modelo e Guia apontou nessa mesma direção: Buscai o reino de Deus e sua justiça, e tudo mais vos será acrescentado.
O reino de Deus encontra-se na consciência tranquila, que resulta do dever retamente cumprido, dos compromissos bem conduzidos, dos objetivos delineados com acerto. Só encontrando esse sentido, esse propósito, a vida na Terra poderá ser compreendida, bem usufruída e, para muitos, suportada.
Pensemos nisso: qual o sentido de nossa vida?” (Redação do Momento Espírita)
Saudações,
Jornal Mundo Maior |
|
|
De: Cláudio Fajardo de Castro (Belo Horizonte, MG)
Terça-feira, 31 de dezembro de 2024, às 8:00
Assunto: Vida em outros mundos
Recentemente conversei com um pastor evangélico que me disse não acreditar em vidas em outros planetas, porque a Bíblia nada diz a respeito. A conversa foi mais ou menos assim:
Eu: Pastor, recentemente tivemos uma conversa interessante sobre a possibilidade de vida em outros planetas. Gostaria de discutir isso mais a fundo.
Pastor: Claro, estou à disposição. O que você gostaria de discutir?
Eu: Bem, você mencionou que não acredita em vida em outros planetas porque a Bíblia não fala sobre isso. No entanto, a Bíblia ao narrar a criação em Gênesis também não menciona as bilhões de galáxias e planetas que existem no universo. Como podemos interpretar isso?
Pastor: A Bíblia é a palavra de Deus e nos guia em todos os aspectos da vida. Se não há menção de vida em outros planetas, acredito que isso não é relevante para nossa fé e salvação.
Eu: Entendo seu ponto de vista. Mas a ciência já provou a existência de bilhões de galáxias e planetas. Não tenho dúvida que a ciência também provará a existência de vida em outros planetas no futuro.
Pastor: A ciência tem seu papel, mas nossa fé deve ser baseada nas Escrituras. Até que haja uma prova concreta, prefiro confiar no que a Bíblia nos ensina.
Eu: Entendo. Mas considere isso: a ciência diz que apenas 3% do universo pode ser quantificado ou percebido. Se compararmos a Terra a esses 3%, seria como comparar um vírus da gripe à Via Láctea. Por que Deus, em Sua perfeição e sabedoria, nada criando sem utilidade, colocaria vida apenas nesse "vírus" e não no restante do universo?
Pastor: Deus é soberano e Seus planos são perfeitos, mesmo que não os compreendamos completamente. A Bíblia nos ensina que a Terra e a humanidade têm um papel especial na criação de Deus.
Eu: Respeito sua visão. Mas, lembre-se de que Jesus disse: "Há muitas moradas na casa de meu Pai". Isso não poderia sugerir que há outras formas de vida no vasto universo criado por Deus?
Pastor: Essa é uma interpretação interessante. Talvez "muitas moradas" possa se referir a diferentes reinos espirituais ou dimensões. No entanto, até que tenhamos mais clareza, prefiro manter minha fé nos ensinamentos tradicionais.
Eu: Concordo que a fé é fundamental. E acredito que a ciência e a espiritualidade podem caminhar juntas, nos ajudando a entender melhor o universo e nosso papel nele. Como espírita, acredito que a vida é uma manifestação do amor divino que pode existir em muitas formas e lugares. Tenho convicção que um dia a ciência e a fé se unirão para revelar mais sobre esses mistérios. [...]
Para outras informações sobre o tema, clique neste LINK
Saudações
Cláudio Fajardo |
|