Cinco-marias

por Eugênia Pickina

 

Rotina gera segurança na criança

 

Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê. Monteiro Lobato


Crianças precisam de rotina para se sentirem seguras, confiantes. Horário certo para dormir, acordar, fazer as refeições, dispor de tempo para brincar, desfrutando curiosas de um ambiente doméstico ordenado e estável.

Cresci guiada por um cotidiano com regras claras. No café da manhã havia o pão assado em casa e as frutas preferidas. Nos fins de semana sempre havia um bolo simples para ser saboreado à mesa. Brincar no quintal de manhã cedo e almoçar às 11:30 fazia parte da minha rotina infantil. Na sequência, tomar banho e ir para a escola, ciente de que no final da tarde poderia brincar, em casa, no quintal de novo até a hora do jantar.

Por meio da rotina, com regras, horários e espaços organizados, a criança encontra base segura para desenvolver-se e, ao mesmo tempo, experienciar o mundo, relacionar-se com outras pessoas, conhecer sem receio as coisas … Isso facilita muito o trabalho dos pais…

Fins de semana e feriados, período das férias, tudo isso admite uma certa flexibilidade. Contudo, embora o sábado à noite admita, por exemplo, e de vez em quando, um horário diferente para as crianças dormirem, os pais nunca podem negligenciar o fato de que a única forma de dar ao filho pequeno um ambiente seguro é através de um cotidiano orientado pela ordem e a tranquilidade…
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita