Entrevista

por Orson Peter Carrara

Em Campo Grande-MS um núcleo de estudo e divulgação espírita


 
Natural de São Caetano do Sul (SP) e residente em Campo Grande (MS), espírita de infância e ativo trabalhador espírita, Carlos Sanches (foto) montou nos fundos do estabelecimento comercial de sua propriedade o Espaço Chico Xavier, que reúne capas dos livros da psicografia de Chico Xavier e de obras sobre o médium, belíssimo trabalho que merece ser conhecido. No mesmo edifício funciona no piso superior o Grupo Espírita Recanto da Prece Eurípedes Barsanulfo, fundado em 1984, grupo que ele dirige. Sobre o assunto, ele nos concedeu a entrevista seguinte:

 

Como se tornou espírita?

Meus pais e meus avós eram espíritas. Desde criança já assistia às reuniões com eles.

Como e quando surgiu o Espaço Chico Xavier?

No terreno onde temos uma loja havia espaço e construímos um edifício com dois pisos. Na parte térrea construímos o Espaço Chico Xavier e no piso superior funciona, desde 2002, o Grupo Espírita Recanto da Prece Eurípedes Barsanulfo.

O Espaço foi construído porque sentimos a necessidade de abrir um local onde a arte tivesse um local onde as pessoas tivessem acesso a diferentes formas de artes como música, pintura, e onde houvesse condições de se conectar com o público. No princípio foram os pintores locais, que faziam demonstrações ao vivo, permitindo que o público observasse o processo criativo em tempo real e os quadros eram doados a instituições filantrópicas da cidade. Foi então criado o Sábado Cultural no Espaço Chico Xavier. Todos os sábados tínhamos uma agenda com apresentações de Corais de diversas entidades da cidade (católicos, evangélicos, espíritas etc.); Bandas Musicais; Grupos de danças; Concertos de piano e outros instrumentos; Recitais de poesia; Teatro. Esses eventos são gratuitos e seus participantes nada cobram para se apresentarem.

Fale-nos sobre a exposição das capas dos livros. Quantas capas constam do acervo?

Na exposição temos 520 capas somente das obras psicografadas por Chico Xavier. E temos também no acervo secundário mais ou menos 85 livros sobre Chico Xavier.

Quando surgiu o Grupo Espírita Recanto da Prece Eurípedes Barsanulfo?

O Grupo já completou 40 anos. Foi fundado em 5 de setembro de 1984 em prédio construído no endereço da minha residência na Vila Bandeirantes, que continua funcionando até hoje. São 40 anos de atividades ininterruptas. O Grupo oferece estudo do Evangelho, passes e tratamento de fluidoterapia. No estudo adotamos o modelo que aprendemos com as reuniões que presenciamos no Grupo Espírita da Prece com Chico Xavier, onde várias pessoas comentavam durante 5 minutos o tema escolhido para a noite. Assim também fazemos nas nossas reuniões com participação de vários coordenadores, que escolhem as pessoas que irão participar do Evangelho no seu dia. A filial do Grupo Espírita Eurípedes Barsanulfo iniciou atividades em 2002 no piso superior do Espaço Chico Xavier, na Rua Dom Aquino 431, e funciona apenas no período da manhã de sábado, para atender o público que não conseguia ir aos centros espíritas à noite. Começou com estudo do Evangelho ao redor de uma mesa e depois com o público aumentando tivemos que aumentar a sala que hoje comporta mais pessoas.

Fale-nos sobre os estudos virtuais via internet.

Em agosto de 2013 iniciamos a transmissão ao vivo - via internet - do estudo do Evangelho com participação on-line de várias pessoas de vários locais, mais o público presente no local. O recinto ornou-se também um local de palestras quando vem palestrante de outras cidades. Durante a reunião, na mesa ocorrem as pinturas mediúnicas que depois são distribuídos para o público.

A partir da pandemia migramos nossas reuniões de sábado para as Reuniões Virtuais usando a plataforma Zoom. Todas as reuniões presenciais eram também transmitidas virtualmente, tanto o Evangelho como os estudos. Dessa maneira começamos a conectar-nos com vários grupos espíritas de diversos lugares convidando-os para participarem com comentários relativos ao tema do evangelho. Assim começamos o relacionamento com Grupos Espíritas da Alemanha, de Portugal, Florianópolis, Itapeva etc. Com isso o Grupo Virtual cresceu e a coordenação foi dividida para todos terem oportunidade de participar de maneira efetiva. Temos hoje uma equipe de 7 coordenadores que se revezam em escala nas reuniões virtuais e presenciais no sábado pela manhã (7h30 às 9 horas).

No piso superior também funciona a sala do GAEPE - Grupo de Apoio Espiritual a Pessoas Enlutadas. O Grupo iniciou-se em 2006 e preparou-se durante um ano estudando sobre o luto para assim auxiliar os enlutados. Em 19/05/2007 iniciou-se o atendimento às pessoas de qualquer religião que estejam passando pelo processo de luto. Funciona como uma roda de conversa. Quando iniciamos não havia nenhum trabalho de atendimento nessa área.

Qual a lembrança mais marcante de sua vivência espírita?

O encontro com Chico Xavier em Uberaba, em junho de 1970. A partir daí começamos a nos corresponder, pois nos presenteou pelo correio o primeiro livro com dedicatória. Em 1967 iniciamos a distribuição das mensagens psicografadas por Chico Xavier. Em uma viagem a Madri, na Federação Espírita Espanhola, tivemos uma grande emoção ao ver que estavam distribuindo ali nossas mensagens espíritas na Federação. O trabalho proporcionou e continua nos proporcionando muito prazer, pois eram remetidos todos os meses os pacotes com mensagens para vários centros espíritas principalmente do Brasil e as pessoas nos relatavam por cartas como as mensagens chegavam às mãos das pessoas levando a elas o consolo, a esperança e a fé e às vezes salvando vidas.

Certa vez, almoçando com Chico Xavier na sua residência com a minha família, ele disse que fazia visitas (em desdobramento) às reuniões que aconteciam no nosso Grupo Espírita Recanto da Prece Eurípedes Barsanulfo.

Algo mais que gostaria de acrescentar?

Na visita que recebemos do Prof. Severino Celestino há muitos anos, ele narrou que pela primeira vez ele pôde ver e conversar com o espírito de Chico Xavier presente na reunião do Grupo Recanto da Prece.

Suas palavras finais.

A nossa gratidão a Allan Kardec pela codificação da Doutrina Espírita; a Chico Xavier por trazer a mensagem de Jesus aos dias atuais e pelo trabalho na caridade beneficiando a humanidade pelo exemplo do homem de Bem; a toda plêiade de espíritos Emmanuel, André Luiz, Bezerra de Menezes, Maria Dolores, Eurípedes Barsanulfo, Meimei que nos auxiliam nas nossas atividades de Divulgação da Doutrina Espírita, além de outros espíritos não citados; aos meus Pais por nos proporcionarem o conhecimento do Espiritismo; a Vera Lucia Matos Sanches (primeira esposa) e Ana Carla Matos Sanches (filha), que no plano espiritual deram todo o suporte para realização no trabalho de divulgação; a Beth, que abraçou a causa espírita e trabalhamos juntos na divulgação; ao meu filho Luciano juntamente com a esposa Fabiana e filhos Ana e Pedro, trabalhadores incansáveis na causa do bem e fundadores do Centro Espírita Caridade o Caminho atendendo pessoas e levando conhecimentos do Espiritismo em bairro da periferia; aos familiares que conosco labutam e dão todo apoio para que o trabalho possa realizado; à Arquitécnica (Silvia), que dá todo o suporte material para realizarmos a Divulgação Espírita; a todos os amigos que fazem parte da nossa jornada, cada um contribuindo com seu quinhão de amor, conhecimento e trabalho no bem.

 

Notas do entrevistador:

1 – Endereço para visitar presencialmente o ESPAÇO CHICO XAVIER: Rua Dom Aquino 431 - Bairro Amambaí - nos fundos da loja Arquitécnica, Campo Grande (MS) - CEP 79008-070. Fone- 67 30290357.

2 - Passando por Campo Grande, sugerimos visitar a exposição, que está disponível para visitação totalmente gratuita de segunda a sexta-feira das 8h15 até 17h45 horas e aos sábados das 8h5 horas até as 12h30.

3 - Visite a exposição virtualmente, assistindo a uma pequena apresentação de apenas dois minutos. Para acessar clique aqui:  LINK-1

4 - O canal de YouTube (que transmite as reuniões de estudos), com mais de 30 mil inscritos e mais de 2.300 vídeos disponíveis, oferece rico acervo para igualmente ser conhecido. Para acessar clique aqui: LINK 2

O Estudo é realizado às terças-feiras (19h30-MS e 20h30-DF) e aos sábados as 7H30-MS e 8h30-DF.

5 - Distribuição gratuita de mensagens impressas: O Grupo igualmente distribui gratuitamente mensagens espíritas, impressas. Basta enviar Nome/endereço completo com CEP para o ESPAÇO CHICO XAVIER através do whats do Carlos Sanches:  67 98136-4244, manifestando interesse em receber as mensagens.

 
 

 

     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita