De: Elane Laudares (Vespasiano, MG)
Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025, às 21:02
Assunto: Umbral
Olá amigos!
Gostaria de um esclarecimento: o Umbral irá acabar ou está acabando?
Desde já agradeço.
Elane
Resposta do Editor:
Antes de responder à leitora, é bom lembrar que o chamado Umbral, termo utilizado por André Luiz em sua obra mediúnica, nada mais é que uma região espiritual de transição, que faz parte do campo magnético da Terra.
No Umbral, consoante informação do mencionado autor espiritual, debatem-se Espíritos desesperados, infelizes, malfeitores e vagabundos de várias categorias. Mas ali os Espíritos permanecem pelo tempo que se faça necessário ao esgotamento dos seus resíduos mentais negativos.
Para melhor compreensão do assunto, sugerimos aos interessados que leiam o artigo “Umbral e Inferno: termos diferentes para designar situações diferentes”, que publicamos no blog Espiritismo Século XXI. Para acessar, cliquem aqui: Umbral
De posse destas informações, podemos concluir que um dia – certamente em um futuro muito distante – o Umbral deixará de existir, desde que nossos irmãos desencarnados, graças à sua evolução, não mais necessitem desse estágio transitório, que nenhuma semelhança tem com o Inferno tradicionalmente descrito pela Igreja. |
|
|
De: Roberta Vieira (São Paulo, SP)
Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025, às 12:27
Assunto: Janeiro Branco: qual o caminho para cuidar da saúde mental antes de virar uma doença?
Olá, amigos! Tudo bem?
Qual o caminho para cuidar da saúde mental antes de virar uma doença?
Levantamento recente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), mostra que a venda de antidepressivos e estabilizadores do humor aumentou 11% entre 2022 e 2023. A vida acelerada e a sobrecarga das atividades e responsabilidades constantes contribuem para esse aumento, mas é preciso fazer um esforço pessoal para se reconectar com sua essência para encontrar um novo significado para a vida.
O modelo desenvolvido pelo psicólogo americano, Martin Seligman, o PERMA, indica cinco pilares essenciais para alcançar o bem-estar: emoção positiva, engajamento, relacionamentos, significado e realizações, que, segundo essa teoria, é quando se chega à felicidade duradoura.
O "P" trata das emoções positivas - positive emotions - para encarar os desafios com mais energia. Observe, se encante pelo dia de sol, agradeça e sorria. Aprecie o momento presente! O "E" fala do engajamento - engagement - sobre a interação, com outro ou da participação efetiva nas atividades laborais ou não, mas que proporcionem envolvimento e realização. Os relacionamentos, ou simplesmente o "R" - relationships - são importantes para que o indivíduo tenha contato com outras pessoas. "Os laços afetivos, com a família, amigos, além do amor, oferecem compreensão e segurança", esclarece o médico psiquiatra. O "M" - meaning - é o significado. É quando o indivíduo identifica seu propósito verdadeiro, com ele, a sociedade, a família, o trabalho e até uma causa social, que acredite e faça diferença na comunidade e as realizações "R" - accomplishment - que é bastante subjetivo e diferente para cada pessoa. É a celebração da vitória, imensurável, mas é algo que foi alcançado e conquistado pelo indivíduo.
Hoje, no atual cenário da sociedade, em que o trabalho ganha mais espaço que a vida pessoal, como reescrever nossa história? Para Ziyad Abdel Hadi existe o meio do caminho, mas é preciso fazer um exercício diário. "Vida é abertura, com muitas possibilidades, mas também é preciso aprender a colocar limites. Saber dizer "não" pode ser libertador, a depender do contexto", finaliza o coordenador da Pós-graduação em Psiquiatria com Prática Clínica Supervisionada da BWS."
A BWS é referência em pós-graduação médica, em diversas áreas, como Dermatologia, Endocrinologia, Nutrologia, Medicina Estética e Esportiva, Psiquiatria com Prática Clínica e Psiquiatria da Infância e da Adolescência, com mais de 30 anos de experiência, além de convênios com universidades, instituições públicas e privadas. Instituição reconhecida pelo MEC.
Roberta Vieira |
|
|
De: Claudio Fajardo de Castro (Belo Horizonte, MG)
Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025, às 08:00
Assunto: Quem é o Cristo?
“E, chegando Jesus às partes de Cesareia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do Homem? E eles disseram: Uns, João Batista; outros, Elias, e outros, Jeremias ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?” (Mateus, 16: 13 a 15)
Conforme a narrativa de Humberto de Campos, após um longo período de guerras seculares e sombrias, o Império Romano, que era o maior império do mundo na época de Jesus, desfrutava de uma era de harmonia e júbilo.
Nesse período, surgiram figuras como Virgílio, Horácio, Ovídio, Salústio e Tito. A presença de Cristo nas esferas espirituais da Terra já envolvia a humanidade em uma profunda vibração de amor e beleza, influenciando todos os acontecimentos do planeta.
Jesus nasceu em Belém, filho de Maria e José. Antes de completar dois anos, já era perseguido por Herodes, que ordenou a matança de crianças de até dois anos, na tentativa de eliminar aquele que poderia se tornar o rei dos judeus.
Aos 12 anos, Jesus já mantinha excelentes conversas com os doutores da Lei em Jerusalém, que admiravam sua inteligência e a sabedoria de suas respostas.
Por volta dos 30 anos, iniciou sua grande missão. Foi batizado por João, o Batista, e fez seus primeiros discípulos. Realizou feitos maravilhosos, como curas, multiplicação de pães e acalmar tempestades, entre outros.
Ao propor um novo modo de vida, baseado no amor e no desinteresse pelas questões materiais, Jesus contrariou os princípios de domínio do Império Romano e a tradição religiosa dos judeus. Por isso, foi vítima de um conluio entre as duas partes dominantes, o que o levou à morte na cruz, sendo considerado um malfeitor comum.
No terceiro dia após sua morte, ressurgiu para todos, provando assim a imortalidade da alma, princípio constante em todos os seus ensinamentos.
Jesus causou a maior revolução de todos os tempos. No século IV, após sua estada entre nós, seus seguidores, multiplicando-se, criaram aquela que seria a religião oficial do Império Romano. Baseado em seu nascimento, a forma de datação de todo o ocidente e do planeta foi alterada. [...]
Leia na íntegra o texto acima clicando aqui: Quem é o Cristo
Saudações
Cláudio Fajardo |
|
|
De: Daniel Bertagnoli Rocha (Campinas, SP)
Terça-feira, 28 de janeiro de 2025, às 10:46
Assunto: CEAAB promove ato inter-religioso pelo Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
O Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros "Dra. Nicéa Quintino Amauro" (CEAAB), da PUC-Campinas realizou, no último dia 21 de janeiro, em sua própria sede, localizada na Sala 8, do Prédio H13 do Campus I da Universidade, um ato inter-religioso com o intuito de assinalar o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. A iniciativa reuniu quinze autoridades religiosas e uma série de outras autoridades de diversos campos da sociedade.
Durante a abertura do evento, a artesã, escritora, atriz e guerreira do povo indígena Mbyá, Lu Ahamy Mirim, liderou uma reza dos povos originários com uma cantiga que pediu bênçãos à natureza. Logo depois, quatorze lideranças religiosas de Campinas e região proferiram mensagens de fé, paz e solidariedade, sendo que, ao final, um mantra foi realizado pelos presentes, de mãos dadas, expressando a seguinte mensagem: "eu seguro a sua mão na minha, para que juntos possamos fazer aquilo que eu não posso fazer sozinha(o)".
O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é celebrado todo dia 21 de janeiro. Instituída pela Lei Federal nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007, a data foi incorporada ao Calendário Cívico da União como uma data oficial de conscientização sobre a intolerância religiosa no país. O intuito é lembrar a morte da fundadora do Ilê Axé Abassá de Ogum, a iyalorisá Gildásia dos Santos e Santos, conhecida como Mãe Gilda de Ogum, que teve a sua casa e o seu terreiro em Salvador invadidos por um grupo de outra religião. Após ser caluniada, perseguida e agredida física e verbalmente junto a seu marido, ela faleceu vítima de um infarto fulminante.
Segundo a comendadora Edna, essa data em reverência a Mãe Gilda "é um momento oportuno para a reflexão, sobretudo neste momento em que é crescente o número de denúncias de prática de atos de intolerância religiosa no país".
O Brasil registrou, segundo dados do Disque 100 - Direitos Humanos, ao longo de todo o ano de 2023, 2.124 casos de violações de direitos humanos relacionadas à intolerância religiosa. Este número representa um aumento de 80% em relação ao ano anterior, quando foram registradas 1.184 ocorrências. A presidente da Armac comenta ainda que esse cenário "evidencia a urgência de promovermos o respeito à diversidade religiosa e combatermos a intolerância em suas diversas formas".
Daniel Rocha
Assessoria de Imprensa PUC-Campinas |
|
|
De: Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (São Paulo, SP)
Quarta-feira, 29 de janeiro de 2025, às 15:17
Assunto: 20º Congresso da Abraji
Olá amigos.
O maior evento de jornalismo investigativo da América Latina, realizado pela Abraji desde 2005, chegou à sua 20ª edição! Já são duas décadas promovendo o encontro dos maiores nomes do jornalismo nacional e internacional.
Para deixar o evento cada vez mais plural e relevante, a Abraji abre no início de cada ano uma chamada pública de sugestões de debates, oficinas e palestras, para que os jornalistas possam sugerir temas que precisam ser debatidos no evento.
Quais são as reportagens que você leu, viu ou ouviu em veículos brasileiros ou estrangeiros que merecem ser analisadas e discutidas pelos convidados e palestrantes no Congresso da Abraji neste ano?
Além de fazer sugestões, você também pode indicar a sua participação como palestrante ou moderador convidado em uma das rodas de conversa. Após análise das sugestões, a curadoria monta a programação para convidar as pessoas das propostas aprovadas, e os palestrantes e moderadores são convidados para o evento com as despesas de locomoção/hospedagem pagas.
Não perca a oportunidade de participar da programação do 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, que será realizado na ESPM (São Paulo), entre os dias 10 e 13/07, de forma híbrida (presencial e online).
Para fazer as suas sugestões agora, clique neste LINK
Saudações,
Secretaria da Abraji |
|
|
De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)
Quinta-feira, 30 de janeiro de 2025, às 10:21
Assunto: Diante da paz
Curta o jornal Mundo Maior no facebook: clique aqui-1
O jornal Mundo Maior também pode ser acompanhado pelo WhatsApp. Clique no link adiante citado e participe do nosso grupo de WhatsApp: clique aqui-2
Acesse o site do jornal Mundo Maior - clique aqui-3 - e leia outras mensagens espíritas como esta que adiante transcrevemos:
“Entendendo-se a paciência, à maneira de ciência da paz, não procures a paz, à distância, uma vez que ela reside em ti mesmo.
A paz, no entanto, baseia-se na lei da troca que mantém o equilíbrio do Universo, através do binômio ‘dar e receber’.
Semeia a paz, a fim de que a recolhas. Quando te não seja possível providenciar a segurança do ambiente fustigado de inquietação, mentaliza a paz por intermédio da palavra e do pensamento.
Ante os enfermos, cala os assuntos suscetíveis de criar agitação e oferece-lhes a tranquilidade, relacionando temas capazes de garanti-la; entretanto, se o verbo não te for facultado, envia ideias de reconforto e encorajamento aos doentes, diligenciando proteger-lhes as forças mentais, ameaçadas de desgoverno.
Surpreendendo a discórdia, permanece com a verdade e aclara o caminho, mas emite pensamentos de paz no rumo dos irmãos em contenda; e, se podes falar, pronuncia a frase edificante que consiga ajudar a extinguir os focos de perturbação ou desequilíbrio.
Renteando com alguma criatura menos feliz, por maiores sejam os motivos que a tornem pouco simpática, rememora os vínculos de fraternidade que nos unem fundamentalmente uns aos outros e procura ampará-la mentalmente, abençoando-lhe a presença com silenciosas mensagens de amor e renovação.
Se recebes notícias acerca das aflições e provas de alguém, endereça a esse alguém pensamentos de compreensão e consolo que lhe favoreçam o reajuste.
Conversando, acalma os que te ouvem. Escrevendo, articula imagens de otimismo e confiança, serenidade e alegria.
Lembrando amigos ou inimigos, envia-lhes votos de êxito nas tarefas e nos compromissos que abracem.
Seja a quem for, auxilia como e quanto puderes, a fim de que todos os que se comunicam contigo permaneçam em paz e alegria.
Cada consciência, na Excelsa Criação de Deus, é núcleo de vida independente na vida imperecível.
Reflete na importância de tua própria imortalidade e recorda, onde estejas, que a paz de teu ambiente começa invariavelmente de ti.” (Do livro RUMO CERTO, de Emmanuel/Chico Xavier.)
Saudações
Jornal Mundo Maior |
|
|
De: Biblioteca - Sec. Cultura (Londrina, PR)
Quinta-feira, 30 de janeiro de 2025, às 09:31
Assunto: E-book "Livro Aberto - Convite para Ler Pessoas"
Olá!
Temos uma novidade! O e-book "Livro Aberto - Convite para Ler Pessoas" já está disponível no acervo online do Sistema Público de Bibliotecas de Londrina.
Essa publicação registra o projeto que promoveu encontros entre Livros Humanos, Leitores e Leitoras nas Bibliotecas Municipais de Londrina. Uma experiência única que revelou histórias reais de moradores da nossa cidade, marcadas por preconceito, discriminação e estereótipo.
O projeto, que transformou as bibliotecas em espaços de escuta e troca empática, agora pode ser acessado por todos que desejam refletir e se inspirar com essas narrativas.
Acesse o e-book gratuitamente clicando em
Biblioteca virtual
Com carinho,
Equipe das Bibliotecas Públicas de Londrina |
|