De: Antônio Carlos Guimarães (Lambari, MG)
Terça-feira, 4 de fevereiro de 2025, às 08:01
Assunto: Falecimento de minha esposa Celeste
Aos amigos e amigas:
Faleceu ontem, dia 3/2/2025, em Brasília, às 23h50, a nossa amada Celeste Emília Krauss Guimarães, após lutar bravamente por 2 anos contra um câncer de papila duodenal. Permanecemos firmes na fé cristã e na crença da imortalidade, pois a vida continua.
Antônio Carlos Guimarães
Resposta do Editor:
Os nossos sentimentos e as melhores vibrações para o nosso amigo e colaborador Antônio Carlos Guimarães, seus familiares e, em especial, para sua esposa Celeste Emília, que ora retorna ao plano espiritual aos 69 anos de idade. Como diz nosso amigo, a vida continua. Sim, a vida prossegue e sabemos que a morte corpórea representa para o Espírito imortal tão somente uma mudança de endereço, mas um dia todos nós, os que ficam e os que partem, estaremos novamente reunidos, quando então traçaremos planos para as etapas seguintes de nossa vida. |
|
|
De: Daniela Garbez (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025, às 12h
Assunto: Qual o impacto feminino no Cristianismo?
Frequentemente as mulheres são relegadas a um segundo plano. Isso acontece também no Cristianismo. Os personagens masculinos têm forte presença na Bíblia. O filho de Deus foi um homem. Foram doze apóstolos. Mesmo com histórias no Novo Testamento, as figuras femininas ficam nas sombras, por trás deles.
Para mostrar como elas desempenharam papéis essenciais na Igreja, na contramão da cultura patriarcal daquela época, a antropóloga e historiadora das religiões Lidice Meyer propõe uma nova forma de enxergar os ensinamentos cristãos no livro “Cristianismo no feminino: A presença da mulher na vida da igreja”.
Ao avaliar textos bíblicos e históricos, a escritora revela o protagonismo feminino na fé cristã e aponta para uma jornada reflexiva sobre o papel delas na igreja primitiva. Lidice analisa o contexto sociológico e cultural do tempo de Jesus e de figuras como Maria, Marta e Maria Madalena. Segundo a autora, elas se dedicavam tanto ao cuidado pastoral quanto à ordem das viúvas, senhoras responsáveis pelo ensino, visitação aos doentes e obras de caridade.
Para a escritora, o que mudou nos últimos dois séculos foi a posição cultural, social e institucional da mulher. Lidice defende que a Igreja precisa acompanhar essas mudanças e valorizar as figuras femininas, concedendo espaços na recepção, ensino, evangelho, entre outras missões além da cozinha.
Publicado pela editora Mundo Cristão, o livro pode ser encontrado na Amazon.
Daniela Garbez |
|
|
De: Francis Braga (São Paulo, SP)
Quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025, às 14:36
Boa tarde! Me chamo Francis Braga, sou fotógrafa, espírita e adoro a página de vocês!
Gostaria muito de saber se porventura vocês têm o contato de um entrevistado, autor de 3 livros! O nome dele é: Alex Guimaraes e está na edição 296 desta revista.
Eu gostaria demais de ver com ele a possibilidade de uma “live” no meu Instagram ou youtube, mas não acho seu contato!
Já agradeço na certeza de que a Espiritualidade vai me encaminhar da melhor forma!
Abraços,
Francis Braga
Resposta do Editor:
Os contatos de Alex Guimarães de que dispomos na internet são estes:
a) BLOG - para acessar, clique neste LINK
b) E-MAIL - alexscguimaraes@bol.com.br
Esperamos que esses endereços ainda estejam sendo utilizados pelo estimado colega e amigo. |
|
|
De: Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier (São Paulo, SP)
Terça-feira, 4 de fevereiro de 2025, às 07:58
Em fevereiro, a RIE – Revista Internacional de Espiritismo, fundada por Cairbar Schutel em 15/02/1925, completará 100 anos de circulação, dez décadas completas de trabalho e muita dedicação para a boa divulgação da Doutrina Espírita.
O Centro Espírita O Clarim promoverá a comemoração do Centenário da RIE, em sua sede, Rua Rui Barbosa 1070, em Matão (SP), no dia 15 de fevereiro, sábado, das 15 às 19 horas, com participação dos expositores Antonio Cesar Perri de Carvalho (São Paulo), Artur Valadares (São Carlos) e Luciano Klein (Fortaleza).
Ao longo do ano de 2025, para celebrar o Centenário, a RIE terá conteúdos especiais, que recordarão sua trajetória.
Saudações,
Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier |
|
|
De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)
Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025, às 09:14
Assunto: Decisão e vontade
Curta o jornal Mundo Maior no facebook: clique aqui-1
O jornal Mundo Maior também pode ser acompanhado pelo WhatsApp. Clique no link adiante citado e participe do nosso grupo de WhatsApp: clique aqui-2
Acesse o site do jornal Mundo Maior - clique aqui-3 - e leia outras mensagens espíritas como esta que adiante transcrevemos:
“Incerteza parece coisa de pouca monta, mas é assunto de importância fundamental no caminho de cada um.
As criaturas entram na instabilidade moral, habituam-se a ela e passam ao domínio das forças negativas sem perceber.
Dizem-se confiantes pela manhã, e acabam indecisas à noite. Frequentemente rogam em prece: -Senhor! Eis-me diante de Tua vontade!... Mostra-me o que devo fazer!...
E quando o Senhor lhes revela, através das circunstâncias, o quadro de serviço a expressar-se, conforme as necessidades a que se ajustam, exclamam em desconsolo:
- Quem sou eu para realizar semelhante tarefa? Não tenho forças. Ai de mim, que sou inútil!...
Sabem que é preciso servir para se renovarem, mas paradoxalmente esperam renovar-se sem servir.
Trabalho, ação, aprendizado, melhoria!...Não te ponhas à espera deles sob a imaginária incapacidade de procurá-los, à vista de imperfeições e defeitos que te marcaram ontem.
Realização pede apoio da fé. Mãos à obra. Tudo o que serve para corrigir, elevar, educar e construir nasce, primeiramente, no esforço da vontade unida à decisão.” (Do livro Rumo Certo, de Emmanuel/Chico Xavier)
Saudações,
Jornal Mundo Maior |
|
|
De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)
Terça-feira, 4 de fevereiro de 2025, às 08:06
Assunto: Com a alma emancipada, Kardec visita o seu amigo
Olá! Bom dia!
Tudo bem com você? Espero que esteja!
Na Revista Espírita de dezembro de 1858, Allan Kardec relata um episódio de bicorporeidade ocorrido com um jovem de Londres.
Em fevereiro de 1859, ele volta a explicar as diferenças que já havia observado entre os fenômenos de aparição e emancipação da alma.
É o próprio Kardec quem relata também uma história que aconteceu com ele. Enquanto estava calmamente em sua cama, um de seus amigos o viu várias vezes em sua casa, conversou e ainda lhe ofereceu um refresco: “Não tenho necessidade disto”, respondeu Kardec.
Vale a pena a leitura. É muito interessante ficar conhecendo o relato dessa experiência de Kardec. Acho que você vai gostar. Para acessar, clique aqui: Kardec emancipado
Um abraço,
Izabel Vitusso |
|