Artigos

por Waldenir A. Cuin

 

Onde você estiver


“Bem-aventurados os misericordiosos, eles alcançarão misericórdia”.
  Jesus (Mateus, 5:7.)


Onde você estiver, seja um digno representante da Providência Divina na distribuição de ações e procedimentos que possam servir de alavanca e estimulo aos que caminham ao seu lado.

Onde você estiver, verifique a possibilidade de concatenar uma conversação saudável, no desejo sincero de melhorar o ambiente em que se encontra.

Onde você estiver, seja, mesmo que de improviso, a paz que estanca a revolta e devolve a tranquilidade onde minutos antes se vivenciava a intriga e o conflito.

Onde você estiver; promova a felicidade dos irmãos que respiram sob o pesado clima do desespero, e que retêm no coração as vibrações negativas da tristeza que gerarão mais tarde as doenças que dizimam vidas e aniquilam a esperança.

Onde você estiver, procure, dentro do possível, cultivar sentimentos tão nobres que possam originar a alegria, destruindo a melancolia inoportuna e deletéria.

Onde você estiver, no contexto de suas possibilidades, improvise o trabalho, pois toda ocupação útil se caracteriza como labor e mente ocupada estará sempre contra a intromissão de ideias negativas e infelizes.

Onde você estiver, seja um polo disseminador de otimismo, grassando o alento entre aqueles que se movimentam no círculo de suas influências.

Onde você estiver, posicione-se na condição do portador da boa palavra, utilizando a voz como suave ferramenta de divulgação dos valores edificantes da vida.

Onde você estiver, use de paciência para contagiar os que o observam, pois podemos dar exemplo de calma que acalma os outros ou demonstrações de agressividade que tornam os outros também agressivos.

Onde você estiver, nunca se esqueça de aplaudir as boas ações e os gestos que coadunam com os princípios de boa índole que servem de base para o crescimento moral das criaturas.

Onde você estiver, seja fiel aos ensinamentos evangélicos, procurando dentro do máximo possível deixar nítido seu desejo de vivenciá-los na prática para o seu bem-estar e o dos outros.

Onde você estiver, se preciso permaneça em silêncio mesmo ante o vozerio de quem ataca, pois aquele que sai vitorioso, numa contenda verbal, no futuro, via de regra, volta para se desculpar.

Onde você estiver, faça o possível para que as pessoas não sofram, mas se elas preferirem o sofrimento deixe-as seguir, pois a vida, sábia como é, tem mecanismos próprios para socorrê-las no tempo certo.

Onde você estiver, distribua muito amor, mesmo entre o fogaréu do ódio, pois dentro das Leis de Deus o mal nunca superou o bem.

Onde você estiver, agindo assim, será sempre bem-aventurado, pois já conta com a misericórdia, e todo aquele que é bom, segundo as Leis de Deus, receberá ainda mais bondade e viverá, incontestavelmente, na paz e na felicidade.


 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita