Artigos

por Sidney Fernandes

 

O retorno


Joe, um jogador de futebol americano, exercitava-se com sua bicicleta numa movimentada estrada. Quando entrou num túnel, um veículo que vinha na contramão o atropelou. Quando chegou ao plano espiritual, descobriu que houve um engano. Ele ainda teria algumas décadas de vida na Terra, mas seu anjo guardião, ainda inexperiente em sua função, o havia retirado do corpo segundos antes do desastre, para que ele não sofresse com o impacto. Este texto é parte da sinopse do divertido filme O céu pode esperar, dirigido por Warren Beatty e Buck Henry. Embora o relato ficcional esteja muito distante do que ensina a Doutrina Espírita, a lição moral transmitida justificou sua produção, a ponto de ter recebido vários prêmios e indicações para o Oscar.

A Doutrina Espírita esclarece que esses enganos não acontecem. Excetuados os casos de suicídio, direto ou indireto, em que o indivíduo morre antes da hora por descaso ou imprevidência, o retorno à pátria espiritual obedece às leis naturais.

É preciso considerar, entretanto, que as regras da espiritualidade ainda não podem ser plenamente conhecidas e assimiladas por nós, meros seres encarnados, muitas vezes em jornadas expiatórias ou de provação.

A título de ilustração, vamos rever esclarecedor caso revelado por André Luiz em seu livro Obreiros da Vida Eterna, em que descreve os preparativos de equipe espiritual encarregada de dar assistência a quatro espíritos, cujas vidas, aqui na Terra, estavam findando.

Intensificaram-se os esforços da equipe espiritual, ultimando os preparativos, com efetivas providências, dada a proximidade de todos os desencarnes. Tudo corria bem, de acordo com os planejamentos que facilitariam os desligamentos, quando, de repente, o mentor Jerônimo recebeu chamado urgente de autoridade superior. Quando regressou, todos os cooperadores foram surpreendidos com inesperada notícia. Um dos espíritos a caminho do desencarne, Albina, fora autorizada a permanecer na Terra por mais tempo e sua desencarnação fora adiada. O mais interessante é que a modificação se originara em atenção a pedido vindo da Terra e não de esferas superiores.

Visíveis melhoras de Albina suscitaram novas indagações de André Luiz, que, seguidamente, buscava de onde havia surgido pedido tão veemente que modificara o destino da doente. De repente, um menino miúdo de oito anos adentrou o local e correu para beijar a enferma com grande ternura.

— A súplica dessa criança alcançou-nos a colônia espiritual e modificou-nos o roteiro — disse Jerônimo, começando a desvendar o mistério. Joãozinho é grande e abnegado servo de Jesus, reencarnado em missão do Evangelho. Tem largos créditos na retaguarda.

Milagre? Mérito? Moratória? Proteção espiritual? Ou a vontade de Deus expressada por seus mensageiros que trazem a luz do divinal querer? Nossos anjos da guarda jamais descansam. Estão sempre alertas para que recebamos o melhor da vida, às vezes por simples inspiração, outras vezes por efetiva interferência na vida material.


 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita