Cartas

Ano 18 - N° 913 - 9 de Março de 2025

De: Victor Passos (Viana do Castelo, Portugal)

Segunda-feira, 3 de março de 2025, às 05:56

Olá bom dia.

Prezado amigo, bênçãos de paz e saúde.

Sou seguidor e leitor do Consolador, inclusive já cheguei a enviar artigos para serem divulgados na Revista.

Além de proferir palestras, sou Coordenador da Assistência Hospitalar Espírita e, por isso, precisava de ter alguns elementos para um estudo que estou a fazer talvez para um livro.

Sobre o tema Irradiação espiritual, será que me pode indicar obras que me esclareçam, do seu mecanismo, praticidade.

Agradeço imensamente.

Abraço fraterno,

Victor Passos

 

Resposta do Editor:

Um dos livros bastante conhecido no Brasil sobre o tema irradiações é “Passes e Radiações”, de Edgard Armond. Mas o prezado leitor encontrará informações importantes sobre o assunto nos capítulos 4 e 5 do e-book “20 Lições sobre Mediunidade”, escrito por Astolfo O. de Oliveira Filho, que pode ser baixado gratuitamente clicando aqui: 20 Lições

De igual forma, nos cap. 2, 3 e 4 do e-book “Iniciação à Doutrina Espírita – vol. 3 - Aspecto Científico do Espiritismo”, do mesmo autor, o leitor obterá subsídios importantes sobre fluidos e magnetismo. Para baixá-lo gratuitamente, clique aqui: Iniciação 3

 

De: Maria Duarte (Rio de Janeiro, RJ)

Segunda-feira, 3 de março de 2025, às 14:29

Assunto: Perispírito

Olá!

Primeiramente, gostaria de parabenizar o site O Consolador pelos conteúdos com diversas temáticas sobre a Doutrina Espírita, são estudos muito esclarecedores.

Estou há algum tempo pesquisando sobre como e quando é formado o perispírito durante a gestação. Já li que é o espírito que molda o perispírito usando o fluido universal, mas no momento da concepção o perispírito sofre um efeito de miniaturização onde acontece todo o processo para a formação do feto, mas não encontro explicações sobre como se dá o processo de formação do novo perispírito do feto já que o espírito está numa espécie de torpor.

O perispírito que sofreu o processo de miniaturização vai se moldando de acordo com o corpo que vai sendo formado?

Se puderem me indicar sites que abordam esse tema ficarei muito agradecida.

Agradeço a atenção.

Maria Duarte


Resposta do Editor
:

O processo reencarnatório é tratado em todas as suas minúcias por André Luiz em duas de suas obras, psicografadas pelo médium Chico Xavier.

No livro Entre a Terra e o Céu, é focalizado o processo do retorno à carne de Júlio. Em Missionários da Luz, é relatado o de Segismundo, pelo qual é possível compreender quão complexo é o trabalho realizado pelo Plano Espiritual sempre que retorna ao mundo corporal um Espírito em resgate ou reajuste.

É bom, contudo, esclarecer que o perispírito, envoltório fluídico da alma, não é formado durante a gestação da criança. Ele já existia antes da gestação e é por essa razão que passa pelo processo de miniaturização e, durante a gestação, vai-se desenvolvendo como elemento fundamental na ligação entre a alma e o corpo físico.

Quando advém a morte corpórea, alma e perispírito prosseguem vida afora, constituindo assim o ser que chamamos de Espírito, um ser duplo, formado pela alma e seu envoltório – o perispírito segundo a terminologia espírita ou corpo espiritual segundo Paulo de Tarso.

 

De: Luiz Carlos Formiga (Rio de Janeiro, RJ)

Segunda-feira, 3 de março de 2025, às 12:54

Assunto: Sexo. Profissionais.

A primeira pedra.

Sexo. Artigo de Compra e Venda.

Madison dedica Oscar às profissionais do sexo - LINK-1

Analisando-se o discurso de mulheres que se vendem de forma institucionalizada e o silêncio do seu comprador, concluiu-se de que a coisificação da mulher é indispensável, para a grande cidade, como é a lata de lixo para a família. Ela desempenharia o papel de defesa da ordem coletiva e o da satisfação dos impulsos recônditos dos homens. Mas, duas questões são importantes. Como essa mulher que se vende vivencia sua sexualidade?  

Como se sente e o que busca o homem ao relacionar-se sexualmente com uma mulher que se vende?

Uma delas fez a síntese: "É um sexo podre" - LINK-2

Luiz Carlos D. Formiga 

 

De: Felipe Gallesco (São Paulo, SP)

Segunda-feira, 3 de março de 2025, às 20:17

Assunto: O e-book ESTADOS DA ALMA (Crônicas) é o novo lançamento da EVOC

Caro amigo, boa noite.

Como você está?

Criei uma notícia de divulgação para o livro:

https://l1nq.com/884Xv

Abraços

Felipe Gallesco,

do site Juventude Espírita 

 

De: Alexandre Fontes da Fonseca (Campinas, SP)

Segunda-feira, 3 de março de 2025, às 14:22

Assunto: Publicação de novo artigo no Jornal de Estudos Espíritas (JEE)

Caros Leitores do Jornal de Estudos Espíritas (JEE)

O JEE acaba de publicar o artigo "Reencarnação e Embriões Criopreservados: Uma Perspectiva à Luz da Doutrina Espírita", de autoria de João Paulo Leite Tozzi. Pelo título, percebe-se que Tozzi revisará e analisará, sob a ótica kardequiana, uma questão muito atual e que divide opiniões.

Uma delas, é o desejo de alguns valorosos confrades espíritas de rever alguns conceitos espíritas para abordar melhor questões interessantíssimas como, por exemplo, o fato comprovado cientificamente de que alguns embriões permaneceram congelados por mais de uma década e, mesmo assim, ao serem implantados no útero de mulheres que necessitavam de tratamento de fertilidade, deram nascimento a bebês saudáveis.

O que será que Tozzi demonstra ou discute com base em Kardec? Em particular, com relação a argumentos do tipo "Kardec não disse tudo", Tozzi cita um importante alerta publicado na revista Candeia Espírita deste mês (veja o artigo de Tozzi para encontrar um link de acesso ao alerta).

Para o acesso gratuito ao artigo de Tozzi clique em JEE artigo

Se gostar do artigo ajude a divulgar; se o artigo for útil à suas pesquisas, cite-o.

O JEE é um periódico dedicado à publicação de artigos de pesquisa espíritas, sérios, científicos e/ou filosóficos, que valorizam Kardec e a Doutrina Espírita como teoria capaz de descrever e explicar os fenômenos psíquicos. Se um artigo é aceito para publicação no JEE, mesmo sobre assunto controverso, o Leitor pode confiar que o conteúdo é, no mínimo, sensato e, talvez o mais importante, bem fundamentado na Doutrina.

Excelentes estudos a todos!

Alexandre Fontes da Fonseca

Editor - Jornal de Estudos Espíritas

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025, às 07:54

Assunto: Todos temos jeito

Curta o jornal Mundo Maior no facebook: clique aqui-1

O jornal Mundo Maior também pode ser acompanhado pelo WhatsApp. Clique no link adiante citado e participe do nosso grupo de WhatsApp:  clique aqui-2

Acesse o site do jornal Mundo Maior - clique aqui-3 - e leia outras mensagens espíritas como esta que adiante transcrevemos:

“Jamais nos deixemos abater por pensamentos derrotistas como: Esse aí não tem mais jeito. Fulano se perdeu e não tem mais salvação nesta vida. Ainda nesta existência há como mudar os caminhos e retomar o rumo.

Talvez não consigamos consertar tudo, voltar a como as coisas eram antes dos grandes equívocos. Mas podemos mudar algumas rotas e tentar novos começos.

Mesmo depois de velhos, ainda temos jeito. Sempre podemos mudar, aprender algo novo, reinventar a vida.

Perdoar. Perdoarmo-nos. Pedir perdão a alguém e nos oferecermos para ajudar de alguma maneira.

Podemos ter quebrado algumas louças em pedacinhos e dizer: Não há mais como juntar, não sabemos nem onde estão os pedaços. E mesmo que conseguíssemos, elas nunca ficariam como antes.

Talvez não possamos consertar o quebrado, mas temos chance de aprender a arte da cerâmica e construir novas obras. Para as leis divinas isso também significa consertar, refazer caminhos, reajustar-se.

Nunca pensemos que é tarde demais. Não nos deixemos abater pelo pessimismo que teima em nos incutir pensamentos como: O mundo não tem jeito, a Humanidade não tem jeito.

Todos temos algum jeito. Agora ou depois. Todos podemos nos consertar.” (Redação do Momento Espírita)

Saudações,

Jornal Mundo Maior

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025, às 11:03

Assunto:    Uma iniciativa que vai além da editora Correio Fraterno

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Esperamos que sim!

Aqui está mais uma mensagem do Correio Fraterno para você. E desejamos que essa frente de trabalho na comunicação espírita, que a gente tanto ama fazer, tenha sempre vida longa.

Queremos trazer uma novidade:

Pela experiência da nossa equipe, formada por jornalistas e editores que já trabalham juntos há quase vinte anos na publicação de livros e de conteúdos para o jornal e a internet, decidimos lançar uma iniciativa que vai além da editora Correio Fraterno.

Junto ao grupo editorial LivroMundi, vamos possibilitar a inúmeras pessoas o sonho de transformar suas ideias em LIVROS de qualidade, nas mais diversas áreas do conhecimento.

Chamada de AUTOPUBLICAÇÃO, essa é uma tendência muito forte no mercado editorial hoje, que dá autonomia ao escritor para ter em mãos seu livro em um tempo adequado, além de possibilitar que ele realize a distribuição e a venda de forma independente.

O que nos dá segurança e motivação para esta inciativa é, em primeiro lugar, gostar de fazer parte desse universo do livro. A experiência adquirida, o retorno sobre nosso trabalho, o carinho e o respeito dos nossos autores nos sinalizam: “sim, vale a pena se lançarem a mais essa jornada”, cujo retorno será sempre a alegria de aprender, ensinar, movimentar o conhecimento, viver em plenitude.

Estamos à sua disposição com essa iniciativa, tendo a certeza de que será um prazer poder materializar o sonho de tantos autores!

Se tiver interesse em mais informações sobre como publicar um livro, por favor entre em contato através do e-mail editorial@livromundi.com.br ou pelo WhatsApp +55 11 97640-4290.

Um abraço,

Izabel Vitusso, Eliana Haddad e Cristian Fernandes

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita