Cinco-marias

por Eugênia Pickina

 

Hora de estudar

 

A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida. Sêneca


Nossos filhos precisam aprender a estudar.

Na realidade, o estudo é um hábito e, como todo hábito, precisa ser praticado diariamente e, no início da vida escolar, guiado pelos pais em casa.

A respeito do tempo dedicado aos estudos, ele pode variar e depende da escola da criança, das suas atividades diárias, da série, idade e sua capacidade de atenção. Tudo isso pode ser avaliado junto com a coordenação da escola da criança e para fomentar o hábito em casa.

O principal objetivo de oferecer à criança um plano de estudos e um cronograma estruturado é ajudá-la a desenvolver a autonomia para, mais tarde, estudar sozinha e reconhecer a importância de adquirir conhecimento através de uma prática cotidiana de estudos.

Na hora de estudar, a criança precisa de concentração e silêncio. O local em casa onde seu filho estudará é muito relevante. Mantenha esse espaço limpo, bem iluminado e com boa circulação de ar. Deixe-o livre de distrações, como televisão, celular, pessoas circulando ou de qualquer outro fator que possa tirar a atenção da criança.

É importante incentivar a criança, tolerando bem erros e desacertos. Apresentamos melhor desempenho quando recebemos reforço positivo, reconhecimento de membros da nossa rede familiar e paciência com nossos limites e dificuldades.

No dia a dia, é saudável estar presente para as necessidades da criança, demonstrando confiança nos seus talentos e habilidades. Com esta atitude, é mais fácil plantar a semente de um adulto autônomo e responsável.

Minha filha tem quatorze anos e está no primeiro ano do ensino médio. Desde o início de sua vida escolar, procuramos juntas desenvolver uma rotina de estudos para que ela aprendesse a se organizar e estudar de maneira assertiva. Hoje ela é organizada e é uma boa aluna. Em casa, ganhamos todos…


 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita