Os filmes aqui relacionados não
possuem, na maioria, orientação
doutrinária espírita. No geral revelam
alto teor espiritualista e, alguns,
são baseados em histórias verídicas.
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As descrições, comentários ou críticas
de cada filme foram obtidas em
diferentes sites na Internet e, por
isso, não refletem nossa opinião a
respeito deles. |
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Esta revista não os referencia nem os
desaconselha e deixa que o leitor
atento os avalie com imparcialidade e
espírito crítico. |
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A Árvore dos
Sonhos |
Elijah Wood,
Kevin
Costner
Era um tempo com um cotidiano
diferente. Elijah Wood e kevin
Costner estrelam este emocionante
filme. É do mesmo diretor de Tomates
Verdes Fritos. É
a história de uma família muito
unida e do inesquecível verão de
1970 no Mississippi. Com a ajuda dos
amigos, Stu (Wood) e Lidia Simmons (Lexi
Randall) decidem construir uma
fantástica casa na árvore, um lugar
cheio de sonho e magia. Seu pai
Stephen (Costner), um veterano do
Vietnã recém- chegado, tem
igualmente a esperança de
reconstruir sua vida e realizar os
desejos de sua família. Coestrelando
Mare Winningham, A Árvore dos Sonhos
cativará todos com seu humor, emoção
e atuações brilhantes. Um filme que
você deve assistir. |
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A
Casa do Lago |
Keanu Reeves, Sandra Bullock
O romance, finalmente, entrou na
vida da Dra. Kate Forster. É
complicado, de fato, graças a
distância que a separa de seu amor.
Ela se encontra no centro de
Chicago; ele, em distante subúrbio.
E ainda: ela vive em 2006; ele, em
2004.
Keanu Reeves e Sandra Bullock se
reúnem novamente - desde o
lançamento de Speed
- Velocidade Máxima -
para estrelarem esta bela história
de amor que transcende o tempo. Tudo
começa quando Kate se muda de sua
deslumbrante casa à beira de um lago
e deixa uma nota para o próximo
inquilino, o arquiteto Alex Wyler.
Eles começam a trocar
correspondências e rapidamente
descobrem o amor... apesar de
estarem separados por dois anos.
Eles podem se encontrar? O que
aconteceria se eles tentassem?
Mágico e emocionante, o filme A
Casa do Lago é
uma história perfeita de amor para
2004, 2006 e para todos os anos. |
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A Casa
dos Espíritos |
Meryl Streep,
Glenn Close
Baseado no romance homônimo da
escritora Isabel Allende, este drama
mistura romance, política e
espiritualidade. Apesar de parecer
estranho, o roteiro é muito bem
construído e resulta um filme
inteligente que prende a atenção do
expectador.
O filme mostra a saga da família
Trueba desde a década de 20 até os
anos 70 no Chile. O patriarca,
Esteban Trueban (Irons) é um homem
determinado e rude, casado com a
amorosa Clara (Streep), pai de
Blanca (Ryder) e irmão de Férula
(Close). As relações familiares são,
muitas vezes, conflituosas,
principalmente, entre pai e filha
cujos pensamentos são diferentes.
O grande sustentáculo da família é
Clara que, através do seu amor pela
família, consegue equilibrar a
relação e unir todos. Possuidora de
mediunidade e de uma visão
espiritualizada da vida, ela sempre
tem uma palavra de conforto e
esperança.
O
filme mostra a mediunidade como uma
coisa natural sem apelar para o
sensacionalismo, além de reforçar a
ideia de que a morte física é apenas
uma passagem para algo maior e que o
amor existe além da vida material.
Outro aspecto importante do filme é
o seu caráter político, retratando o
golpe no Chile e a tomada de poder
pelos militares e como isso
repercutiu nessa família e em toda a
população do país.
Saber viver com sabedoria e
valorizar as coisas realmente
importantes como a família, o amor e
a felicidade são reflexões para o
expectador.
Contando com um elenco excelente,
uma fotografia muito bonita e uma
direção sensível e segura, o filme é
imperdível e merece ser visto.
Algumas cenas podem impressionar as
crianças. Mas A
Casa dos Espíritos é
um programa obrigatório para quem
gosta de cinema e também aprecia
filme de teor espiritual. |
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A Cela |
Jennifer Lopez, Vince Vaugh
Stargher (D'onofrio) é um homem
perturbado. Ele sequestra e mata
mulheres para depois executar
bizarros rituais com seus corpos.
Minucioso, constrói uma cela de
vidro que lentamente é inundada
afogando a prisioneira. O FBI
descobre o esconderijo de Stargher,
mas o encontrou em coma, incapaz de
revelar o local do cativeiro onde
mais uma garota aguarda o terrível
fim. Portanto, a única chance de
salvá-la é pedir ajuda à Dra. Deane
(Jennifer Lopez), jovem psiquiatra
que trabalha com um novo método de
tratamento. Com a ajuda de
alucinógenos e de tecnologia usada
para criar realidade virtual, Deane
entra na mente dos pacientes para
ajudá-los. Mas acessar a mente de um
serial Killer é uma jornada ao
desconhecido... Uma viagem que pode
não ter volta. |
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A Cidade da Esperança |
Patrick Swayze,
Pauline Collins
Hazari Pal , residente em Bihar,
Índia , tinha uma vida pacata com
sua família. Morava com seus pais,
sua esposa Kamla e seus três filhos.
Após reveses econômicos, uma dívida
de moradia junto ao banco torna-se
inegociável, o que os transforma, da
noite para o dia, em "sem tetos".
Tendo de encontrar uma saída, Hazari
vira condutor de rick-chá (carroça
de passeio puxada por seres
humanos). É assim que conhece o Dr
Maz Lowe, um médico americano
desiludido por tragédias pessoais,
que pelas vias do destino terá um
papel decisivo em sua vida e na
daqueles que moram na "Cidade da
Esperança", uma das partes mais
pobres e esquecidas de Calcutá.
Roland Joffé de "Os
Gritos do Silêncio" e "A Missão" nos brinda
com uma estória muito bela, baseada
no livro homônimo de Dominique
Lapierre, que retrata, de forma
simples e direta, as situações que
nos diferenciam entre "mocinhos " e
" bandidos". A Terra poderia ser um
paraíso se não fosse o paradigma de
separatividade, que costuma
classificar e segregar os seres
humanos quanto à raça, credo, casta
e cor. O resultado não pode ser
outro: conflitos. |
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A Corrente do
Bem |
Kevin Spacey, Helen Hunt
Eugene Simonet (Kevin Spacey) é um
professor de Estudos Sociais cuja
vida se encontra na mais perfeita
ordem; tudo e todos em seus devidos
lugares. Um dia ele resolve pedir um
trabalho aos alunos. Trevor (Haley
Joel Osment), que está na turma,
propõe uma espécie de corrente do
bem, a qual cada pessoa faria um
favor a outras três pessoas, estas
fariam a mesma coisa, sem pedir nada
em troca. O favor prestado deveria
ser algo notável, algo que as
pessoas não pudessem fazer por si
próprias. Com isso, Trevor procura
ajudar sua própria família, resumida
em sua mãe Alice McKinney (Helen
Hunt), uma mulher corajosa e
trabalhadora, com dois empregos e
que luta para criar o filho. Um
filme sensível com uma bela mensagem
e uma ideia capaz de mudar o mundo. |
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À Espera de um
Milagre |
Tom Hanks, James Cromwell
Milagres acontecem em lugares
inesperados, até mesmo nas celas
para o corredor da morte na
Penitenciária Cold Mountain. Lá,
John Coffey, um gentil e gigante
prisioneiro com poderes
sobrenaturais, traz um toque de
espiritualidade e humanidade aos
guardas e colegas de prisão. Tom
Hanks lidera um elenco estelar nesta
emocionante e tocante história sobre
guardas e prisioneiros, maridos e
esposas e também sobre um
inesquecível camundongo chamado Mr.
Jingles. Uma competente produção
está à frente desse rico elenco e
história. |
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A Lista
de Schindler |
Liam Neeson, Ben Kingsley
Clássico do cinema moderno, A
Lista de Schindler é
a história real e emocionante do
empresário alemão Oskar Schindler
que, num gesto humanitário de
extrema ousadia, salvou a vida de
milhares de judeus, ao mesmo tempo
em que contava com o apoio dos
nazistas. Aparentando desinteresse
pela política e fingindo explorar o
baixo custo da mão-de-obra judia,
Schindler empregava inocentes que,
de outra forma, morreriam nos campos
do Holocausto. Comovente,
importantíssimo, atual, A
Lista de Schindler é
o maior triunfo cinematográfico do
diretor Steven Spielberg. |
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A Partida |
Masahiro
Motoki, Tsutomu Yamazaki
Uma tocante abordagem sobre o
fenômeno social da morte. Na trama
um jovem violoncelista se vê
obrigado, por circunstâncias da
vida, a trabalhar como funcionário
funerário e fica extremamente
orgulhoso de sua nova profissão,
apesar das críticas recebidas. Ele
descobre o significado desse
trabalho perante a sociedade... |
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A Revelação |
Terence
Stamp,
Ron Moody
Loculus, uma antiga relíquia,
durante séculos é motivo de luta
entre as forças da luz e das trevas.
Antes desaparecido, agora o artefato
sagrado ressurge e, para se apossar
dele, uma sociedade secreta provoca
verdadeiras chacinas. Para revelar
seu poder, as antigas artes da
geometria, astrologia e alquimia têm
de ser combinadas com a informática.
O milionário Magnus Martel (Terence
Stamp) está desesperado para
encontrar e destruir a relíquia. Com
a ajuda de seu filho Jake (James D'Arcy),
um perito em informática, e Mira
(Natasha Wightman), uma estudante de
alquimia, embarca em uma perigosa
missão para localizar o Loculus e
revelar seu incrível segredo. Porém,
Praenuntius (Udo Kier), uma
demoníaca sentinela que persegue o
Loculus desde a crucificação de
Cristo, também está nesta caçada sem
tréguas. |
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A
Sétima Vítima |
Anna Paquin,
Lena Olin
Esta produção hispano-americana vem
numa corrente crescente dos estúdios
de cinema para realizar produções
com temática espiritualista. O filme
conta com um elenco muito talentoso,
como a jovem Anna Paquin (O Piano,
X-Men), o experiente Giancarlo
Giannini (Caminhando nas Nuvens) e a
sueca Lena Olin (O Último Portal),
infelizmente esse é o único atributo
positivo do filme.
O filme conta a estória da jovem
Regina (Paquin) que se muda com a
família para a Espanha, passando a
morar numa casa onde estranhos
fenômenos começam a acontecer. Esse
trecho inicia uma trama que revelará
um segredo do passado de seu pai e
seu avô.
O início do filme é até
interessante, com alguns fenômenos
de efeito físico que sugerem uma
trama mais instigante; entretanto,
rapidamente o enredo se torna cada
vez mais inverossímil, desembocando
num final incompreensível, bobo e
frustrante.
A fotografia do filme é toda muito
escura para tenta criar um clima de
medo e tensão no espectador; a
técnica não funciona bem e torna o
filme ainda mais cansativo. Soma-se
a isso uma direção fraca e 98
minutos de tempo perdido. |
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Além da Eternidade |
Holly Hunter,
Richard
Dreyfuss
Pete Sandich (Richard Dreyfuss) é um
bombeiro aéreo (piloto), integrante
do Grupamento de Combate a Incêndios
Florestais, extremamente hábil,
porém, às vezes, imprudente.
Sua namorada, a temperamental
Dorinda (Holly Hunter), cansada de
sustos, resolve dar-lhe um ultimato:
ou ele passa a ser instrutor de
pilotos ou ela o abandonaria.
Após salvar a vida de seu melhor
amigo, Al (John Goodman), no que
seria seu último voo, Pete sofre um
acidente e morre. Seu desencarne
acontece de modo tranquilo, com a
ajuda de Hap (Audrey Hepburn), um
espírito amigo que lhe presta
esclarecimentos, dando-lhe alguma
noção a respeito de sua nova
realidade. Além disso, Hap o orienta
a respeito da tarefa que ele deverá
desenvolver: servir como 'anjo da
guarda' de um jovem piloto que
pretende seguir a carreira de
bombeiro aéreo. Sua função seria a
de 'inspirar' Ted Backer (Brad
Johnson), ensinando-o e
protegendo-o. Tudo se desenvolve bem
até que Ted se apaixona por Dorinda;
então, Pete tem de se decidir a
vencer o ciúme e o egoísmo para
ajudar o casal a ficar junto.
Como se diz no espiritismo:
Conhece-se o autor pela obra. E este
é sem dúvida um filme de Spielberg,
cheio de lirismo e de amor. “Além da
eternidade” trata da questão da vida
após a morte, das mútuas influências
entre o plano espiritual e material
e da necessidade de cada um vencer
os sentimentos inferiores para
alcançar a luz.
A refilmagem de " Dois no Céu" de
1943 tem em Spielberg uma direção
impecável e juntamente com a
excelente atuação do elenco dão a
este filme a diversão, a emoção e a
compreensão na medida correta. Vale
a pena! |
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Alma
Perdida |
Odette
Yustman, Gary Oldman
O diretor e roteirista David Samuel
Goyer, com experiência nas franquias
do homem-morcego Batman e do
vampiro Blade , também aproveita do
natural instinto humano do medo e da
curiosidade da fantasia e da
superstição e faz um coquetel
Molotov com diversos temas
envolvendo espíritos, reencarnação,
nazismo , exorcismo e, se duvidar,
até crise das bolsas do mercado
financeiro.
Este é um exemplo de filme que
explora bem o filão de filmes mais
próximos do "supernatural"
(sobrenatural) e que deve ser visto
pelos fãs do gênero e descartado em
seguida. Se medo para alguns é
diversão, este talvez consiga
satisfazer. |
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Alta Frequência |
Dennis Quaid, James Caviezel
Numa noite rara de tempestade solar
no ano de 1999, o jovem policial
John Sullivan (Caviezel) encontra o
aparelho de radioamador de seu
falecido pai (Quaid). Ao funcionar o
aparelho, John é contatado por
Frank, um radioamador que, pelo
assunto, parece viver no ano de
1969. O mais incrível acontece
quando John percebe que este Frank é
Frank Sullivan, seu pai. Atônito e
emocionado, John tenta mudar o
passado, avisando seu pai sobre o
incidente que o matou. Mas ao burlar
as leis da lógica, John muda outros
fatos da história. Um deles é a
morte de um homicida, que não
acontece, deixando-o vivo para fazer
mais vítimas. Agora, pai e filho
correm contra o tempo para impedir
um maníaco de continuar sua carreira
de assassinatos. |
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Amor Além da Vida |
Robin
Williams,
Cuba Gooding
Jr.
Depois da morte de seus dois filhos,
Chris Nielson (Robin Williams) e sua
mulher Annie (Annabella Sciorra)
passam por insuperáveis dificuldades
emocionais. Anos depois, acontece
outra tragédia: Chris também morre.
Ele vai para o Paraíso onde conhece
Albert (Cuba Gooding Jr), um rapaz
de bom coração que vai ajudá-lo a se
adaptar à nova existência.
Para Annie, a morte do marido é a
última gota que a prendia à vida,
então, acaba se suicidando. Porém,
diferente de Chris, ela não vai ao
Paraíso, mas sim a um lugar
diferente, uma espécie de purgatório
onde ficam as almas perturbadas.
Quando descobre o destino da mulher,
Chris pede ajuda a Albert e os dois
saem numa jornada em busca da
salvação da alma de Annie, provando
que o amor desafia qualquer
infortúnio. |
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Amor Maior que a Vida |
Billy Crudup,
Jennifer
Connelly
Este filme é um drama romântico que
questiona o significado do amor para
as diferentes pessoas. Mais que
isso questiona o que significamos
uns para os outros numa relação a
dois.
Diferenças pessoais podem unir ou
separar pessoas, mas uma relação
fundada em bases afetivas , além de
deixar certa dependência emocional,
deixa marcas para sempre. Se o
objetivo da vida é aprender a amar,
talvez quase se enlouqueça quando
se perde um ente amado e, ainda,
vendo-o em todos os lugares a todos
os instantes. Mesmo que se passem 10
anos de uma trágica separação, o
sentimento pode continuar...
Drama para uns , romântico para
outros , thriller para a minoria ,
este filme rodado em Quebec no
Canadá e com produção de Jodie
Foster é baseado na obra de
Scott Spencerm, 1986. |
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Anjos e Demômios |
Tom Hanks,
Ayelet Zurer
O diretor Ron Howard, o ator Tom
Hanks e o escritor Dan Brown voltam
a atacar nas telonas de todo o
mundo, numa estória anterior a "O Código
Da Vinci". Outro
tema, outro cenário, outros vilões
... os mesmos egoísticos interesses
e um desfecho surpreendente.
A segunda
aventura do simbologista Robert
Langdon foi filmada como se os
fatos acontecessem antes de "Anjos
e Demônios" .
Por
trás da temática há uma reflexão
sobre as máscaras que se utilizam
para se servir de uma causa maior
como o Cristo.Tudo pelo poder
temporal...
”Podres
poderes”, diria Caetano Veloso... |
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Asas do Desejo |
Bruno Ganz,
Solveig Dommartin
Trata-se de uma Berlim pós-guerra arrasada
física e moralmente, onde dois
anjos passam entre os transeuntes
mortais para estudá-los.Como são
invisíveis, gozam de uma certa
liberdade para levar consolo aos
desesperados que encontram pelo
caminho. Tudo transcorre na
normalidade , até que em um deles
desperta o desejo de amar uma
trapezista , ansiando por viver como
mortal e sentir o que sentimos ,
renunciando às glórias celestiais
pelo prazer de amar.
A alegoria de anjos tão poderosos
quanto tão pobres de sentimentos
pode ser percebida quando se
confronta a simples visão: os
humanos enxergam em cores , enquanto
que os anjos em preto e branco e
cinza...
A alegoria deste filme traz à
reflexão o que é importante
realmente: o poder ou o sentimento.
Talvez , se Hitler tivesse recebido
um pouco de amor e desenvolvesse
essa sensibilidade, não teria se
transformado num anjo negro da morte
na segunda guerra mundial... Pode-se
comparar? Bem , em todo caso assista
ao filme, lembrando que este é o
original de 1987, enquanto que
“Cidade dos Anjos” é uma refilmagem
de 1998. |
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Bezerra
de Menezes |
Carlos Vereza,
Lúcio Mauro
A vida de nosso personagem começa em
1831, na localidade de Riacho do
Sangue, Ceará.
No
universo sertanejo forjou seu
caráter e aos dezoito anos inicia,
no Rio de Janeiro, seus estudos de
medicina. Na Capital da República
foi um grande abolicionista e
elegeu-se vereador e deputado em
várias legislaturas. Porém, o
trabalho anônimo em favor dos mais
humildes foi o que lhe trouxe maior
reconhecimento de seu povo, que o
chamava Médico dos Pobres.
Sua
trajetória foi marcada pelo amor e
pela caridade. Seja como o político
devotado às causas humanitárias ou
como o médico conhecido por jamais
negar socorro a quem batesse à sua
porta. Um exemplo de homem que fez
da sua vida um meio de servir ao
próximo e à sua pátria.
Contar a vida desse ilustre Cearense
é um projeto que ambiciona, mais do
que prestar tributo a um grande
homem, é possibilitar, através do
audiovisual, o contato do grande
público com as minúcias do seu
pensamento e conhecer passagens
relevantes de sua vida para melhor
compreender a magnitude da sua obra.
"O médico
verdadeiro não tem o direito de
acabar a refeição, de escolher a
hora, de inquirir se é longe ou
perto. O que não atende por
estar com visitas, por ter
trabalhado muito e achar-se
fatigado, ou por ser alta noite,
mau o caminho ou tempo, ficar
longe, ou no morro; o que
sobretudo pede um carro a quem
não tem como pagar a receita, ou
diz a quem chora à porta que
procure outro – esse não é
médico, é negociante de
negociante de medicina, que
trabalha para recolher capital e
juros aos gastos da formatura.
Esse é um desgraçado, que manda,
para outro, o anjo da caridade
que lhe veio fazer uma visita e
lhe trazia a única espórtula que
podia saciar a sede de riqueza
do seu espírito, a única que
jamais se perderá nos vaivens da
vida". |
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Campo dos Sonhos |
Kevin
Costner,
Ray Liotta
Se
você construir, ele virá',
com essas palavras, o fazendeiro de
Iowa, Ray Kisella, (Kevin Costner) é
inspirado por uma voz que ele não
pode ignorar e que o faz perseguir
um sonho difícil de acreditar.
Apoiado por sua esposa Annie (Amy
Madigan), Ray começa a transformação
de seu campo de milho em um lugar
onde os sonhos acontecem. Durante
sua jornada, ele conhece o recluso
ativista Terence Mann (James Earl
Jones), o misterioso 'Doc' Graham
(Burt Lancaster) e o legendário 'Shoeless
Joe' Jackson ( Ray Liotta ). Uma
experiência emocionante que comoveu
crítica e público como nenhum filme
em sua geração. CAMPO DOS SONHOS é
um iluminado tributo àqueles que
ousam sonhar. |
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Cidade dos Anjos |
Nicolas Cage,
Meg Ryan
Romance é a temática principal
deste filme, mas há vários
aspectos a serem considerados de
forma espiritual.
A estória do filme se passa em
Los Angeles e nos mostra anjos
por todos os lados, cuidando das
pessoas, auxiliando-as a
enfrentar as situações do
dia-a-dia. Um desses anjos, Seth,
(Cage) acompanha a médica Maggie
Rice (Ryan) e se apaixona por
ela, a partir desse fato, ele
começa a viver o dilema de
continuar a ser anjo ou assumir
seu amor por Maggie, o que
implica abrir mão de sua
condição de anjo e,
consequentemente, de sua
imortalidade.
O filme lembra a atuação dos
nossos mentores que nos
acompanham sempre e como nos diz
o Livro dos Espíritos "um pai
para com seus filhos: conduzir
seu protegido ao bom caminho,
ajudá-lo com seus conselhos,
consolá-lo em suas aflições,
sustentar sua coragem nas provas
da vida."
Refilmagem do filme "Asas
do Desejo de 1987", o
filme, apesar de muito festejado
pelo público, é fraco e possui
um roteiro limitado. O romance é
embalado por uma trilha sonora
agradável, mas quem procura um
conteúdo mais denso vai se
decepcionar.
A questão da tarefa dos anjos
não é abordada com a devida
importância e, em alguns
momentos, mais parece uma
obrigação do que uma
oportunidade de trabalhar pelo
bem.
Desnecessário dizer que a opção
por renunciar a imortalidade e a
condição de anjo é ficcional e
só tem o papel de fortalecer o
clima de romance.
A tarefa de anjo protetor, bom
gênio, mentor ou qualquer nome
que se queira usar é das mais
belas e é para este espírito uma
oportunidade maravilhosa e, por
ter consciência disso, não a
deixaria por interesse pessoal.
Apesar dessas observações, o
filme é uma leve diversão e,
para os mais sentimentais, pode
render algumas lágrimas. No
entanto, não se deve levar em
conta a abordagem sobre a
atuação dos anjos, a não ser a
de que eles existem e cuidam de
nós com imenso carinho e
dedicação e, à medida que
melhoramos e perseveramos em
nossa reforma moral, também
chegaremos a condição de anjos. |
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Corpo Fechado |
Bruce Willis,
Samuel L. Jackson
David Dunn (Bruce Willis) é o
único sobrevivente de um
terrível acidente de trem -
entre centenas de passageiros,
ele não sofre nenhum arranhão.
David conhece Elijah Prince
(Samuel L. Jackson), um homem
estranho e sombrio, fanático por
revistas em quadrinhos, que fará
de tudo para desvendar esse
mistério. David é forçado a
relembrar fatos que marcaram sua
vida, enfrentando o próprio
destino numa incrível e
assustadora jornada de
autodescoberta que deixará você
envolvido nesta trama. |
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De Caso com o Acaso |
Gwyneth Paltow,
John Hannah
Numa certa manhã,
chegando ao trabalho, Helen
(Gwyneth Paltrow) tem uma grande
surpresa - é despedida sem
justificativa. Quando está
voltando para casa, algo
inusitado acontece em sua vida:
ela começa a viver duas
realidades em duas versões. Isso
acontece paralelamente e mostra
como em apenas um único segundo
toda a vida de uma pessoa pode
se transformar. Um romance
interessante que fará você
pensar em quantas vezes sua vida
poderia ter mudado se você
tivesse feito ou não
determinadas coisas! |
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Dorm, O Espírito |
Charlie Trairatque, Chintara Sukkhaphat
Imagine que o seu convívio com
familiares e amigos mude
bruscamente, tendo de estudar em
lugar desconhecido, com pessoas
desconhecidas e dormir numa cama
que já pertenceu a diversas
pessoas. Para piorar, esse lugar é
assombrado por um espírito ainda
preso ao dia-a-dia mundano.
Recomendamos com satisfação este
suspense dramático tailandês,
baseado nas próprias lembranças do
diretor Songyus Sagmakanan,
recheado de situações sobrenaturais
que podem ser pesquisadas em livros
do gênero. Esta película, espécie
de mix entre "
Ghost" , " O Sexto Sentido" e "
Os Outros", que
ficou muito bem na telona e na
telinha do DVD, ganhou o Urso de
Vidro no Festival de Cinema de
Berlim.
A
direção quase emotiva do Songus
Sagmakanan, as interpretações de um
bom elenco e os sustos são
garantidos.
Este filme
é para ver , rever , emprestar ,
recomendar. |
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Ecos
do Além |
Kevin
Bacon, Kathryn Erbe
Tom Witzky (Kevin Bacon) é um
operário, homem de família, o tipo
de pessoa mais comum do mundo, que
está prestes a ser arremessado a um
encontro avassalador em outro mundo.
Não importa se Tom acredita no
sobrenatural ou não, porém algo
assim começou a acreditar nele. Após
ter sido hipnotizado em uma festa na
casa de vizinhos, Tom se torna
diferente. Ele vê coisas que não
consegue explicar e ouve vozes que
não consegue ignorar. À medida que
as visões aterrorizantes se
intensificam, Tom percebe que elas
são peças de um quebra-cabeça, ecos
de um crime clamando para ser
resolvido. Mas quando seus sonhos
com o outro mundo começam a se
tornar realidade, Tom quer sair
dessa loucura. Ele tenta
desesperadamente livrar-se desses
estranhos e indesejados poderes -
mas o único resultado é que ele é
tomado por uma compulsão
irresistível para investigar cada
vez mais o mistério que está
consumindo sua vida. Quando,
finalmente, consegue descobrir a
verdade, ele se depara com um
segredo antigo... um crime
monstruoso, um espírito vingativo...
e o preço mortal para dar descanso a
esse espírito. |
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Encontro Marcado |
Brad
Pitt, Anthony Hopkins
Alguns dias antes de completar 65
anos, William
Parrish (Hopkins) começa a perceber
sinais de que sua morte está
próxima. Poucos dias depois, ele
recebe a visita da própria morte que
tomou o corpo de um jovem (Pitt) e
assumiu a identidade de Joe Black. A
Morte, intrigada com o temor que
causa às pessoas, faz um acordo com
Parrish, vai acompanhá-lo por alguns
dias para descobrir a razão desse
medo e conhecer mais sobre a vida
dos mortais.
O filme é uma refilmagem
do filme Death
Takes a Holiday (Uma
sombra que Passa), de
1934.
Embora sua temática principal seja a
descoberta, por parte da Morte, das
emoções humanas, principalmente o
amor, pois ela se apaixona por Susan
(Forlani), filha de Parrish, o filme
traz reflexões interessantes sobre a
família, a honestidade, a conduta
humana e, claro, o amor.
O roteiro é bem construído, no
entanto, às vezes pareça tolo,
principalmente por alguns
exageros; mas de um modo geral,
atende às necessidades e se encaixa,
tornando Encontro Marcado um filme
simpático e agradável, sem falar no
ótimo Anthony
Hopkins, sempre com uma atuação
forte e marcante.
Existe muita fantasia no filme como,
por exemplo, a morte tomando o corpo
de alguém que morreu, laços
fluídicos sendo reestabelecidos
depois de quebrados, mas a grande
lição do filme pode ser resumida num
diálogo entre Parrish e a morte,
quando ele pergunta se deve temer
alguma coisa e a morte responde: "Um
homem como você não", lembrando que
a garantia de um vida espiritual
feliz é uma conduta reta e baseada
em valores morais corretos durante a
vida carnal. E por isso o filme já
vale.
O final talvez seja decepcionante
para algumas pessoas, mas é bem
adequado para um filme que pretende
ser mais do que um simples romance.
E para quem consegue enxergar além
do óbvio, há muito mais a ser
descoberto no filme. É uma boa opção
para a família se reunir, comer
pipoca e se divertir. |
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Espírito do Mal |
Thierry Lhermitte,
Jean-Louis Richard
Simon Variot (Michel Muller) é um
homem fracassado. Apesar de todos os
seus esforços, sua vida é de
dificuldades financeiras. Certo dia,
ao passar por um canteiro de obras,
constata que a planta é uma cópia de
um dos seus projetos de faculdade.
Enxergando nessa descoberta a
oportunidade de mudar de vida, pega
a maquete do seu projeto e vai até a
sede da empresa construtora para
exigir de seu dono, o bem sucedido
empresário Vicent Porel (Thierry
Lhermitte), uma compensação
financeira. Porel manda expulsar
Variot. O empresário, tomado de
fúria, persegue Simon Variot, que é
atropelado e morto acidentalmente
por Porel.
O momento do desencarne de Simon
coincide com o nascimento do filho
de Vicent, então por uma intervenção
espiritual, Simon ocupa o corpo do
filho de Variot e, como forma de
vingança, por se julgar enganado
pelo empresário, passa a
atormentá-lo de todas as formas.
Este filme é uma sátira aos filmes
de terror que envolvem bebês filhos
do demônio; pode nos levar a uma
reflexão sobre os laços familiares,
os quais, algumas vezes, são
compostos por espíritos que
alimentam inimizades e ódios e são
reunidos para aprenderem a amar-se.
Do ponto de vista espírita, o filme
possui muitas falhas como, por
exemplo, o fato de o bebê pensar
como adulto e também guardar todas
as lembranças da encarnação
anterior, mas isso pode ser um fator
de estímulo para estudar e comparar
o filme aos ensinos de Kardec.
O roteiro em alguns momentos é
confuso e deixa o espectador sem
compreender bem alguns cortes das
cenas, mas o elenco é muito bom, com
atuações inspiradas; destaque para o
bebê.
O filme é uma comédia e mesmo não
sendo brilhante, possui momentos bem
divertidos. A temática é abordada de
forma leve e o filme pode ser visto
por toda a família. |
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Falando com os mortos |
Ted Danson,
Mary Steenburgen
Este filme é baseado em
acontecimentos da vida do médium
americano James Van Praagh, que,
detentor de vidência e
clariaudiência, após várias
tentativas de se negar aos próprios
dons, resolve aceitá-los e assim
consegue ajudar a polícia a
solucionar crimes através das
vítimas já desencarnadas.
O roteiro do filme é bom e
agradável, embora tenha seus
exageros é uma boa diversão e,
apesar de não aprofundar a questão
da mediunidade, mostra os conflitos
e as dúvidas que os médiuns, muitas
vezes, enfrentam. A atuação de
Danson, no papel do médium é
competente e faz deste filme uma boa
opção de lazer. |
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Feitiço do Tempo |
Bill
Murray, Andie MacDowell
Bill Murray está ótimo e muito
engraçado nesta maravilhosa comédia
romântica sobre um homem do tempo no
dia mais enrolado de sua vida. Phil
Connors (Bill Murray), o homem do
tempo de uma emissora de televisão,
vai com uma produtora implacável
(Andie MacDowell) e o operador de
câmera sabichão (Chris Elliot),
fazer a cobertura da comemoração
anual do "Dia da Marmota" na cidade
de Punxsutawney, Pensilvânia. Depois
de fazer a cobertura, Phil e a
equipe ficam ilhados na cidadezinha
por causa de uma tempestade de neve
e as coisas não param de piorar. No
dia seguinte, ele é despertado no
mesmo horário pelo rádio-relógio,
com a mesma música e a mesma festa
do Dia da Marmota, tudo exatamente
como no dia anterior. Até que, na
manhã seguinte, o rádio-relógio
deperta e... de novo... e de novo. |
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Ghost |
Patrick Swayze,
Demi Moore
Certamente o mais bem sucedido filme
espiritualista da história, com 2
óscares e 1 globo de ouro. Ghost
aborda vários conceitos divulgados
pela Doutrina Espírita: a
imortalidade da alma; o amor que
sobrevive além das fronteiras da
morte; a afinidade espiritual; a
mediunidade; os efeitos físicos;
entre tantos outros aspectos
concernentes ao Espiritismo que
foram retratados de forma
inteligente e agradável, embora com
alguns exageros e imprecisões que
não comprometem o filme e agradam a
qualquer pessoa, independente de sua
religião.
Sam Wheat (Patrick Swayze de "A
Cidade da Esperança") e Molly Jensen
(Demi Moore de "Protegida por Um
Anjo") formam um casal muito
apaixonado. Certa noite, quando
estão retornando de uma apresentação
de teatro, são atacados e Sam é
morto. No entanto, seu espírito não
vai para o outro plano e decide
ajudar Molly, pois ela corre o risco
de ser morta, e quem comanda a trama
é seu amigo e colega de trabalho
Carl (Tony Goldwyn). Para poder se
comunicar com Molly ele utiliza Oda
Mae Brown (Whoopi Goldberg), uma
médium trambiqueira que consegue
ouvi-lo. Após várias tentativas, ele
consegue convencê-la a alertar sua
esposa do perigo que corre. |
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