Estudando as obras
de André Luiz

por Ana Moraes

Endereços de Paz (Parte 9 e final)

 
Concluímos hoje o estudo sequencial do livro Endereços de Paz, obra escrita por André Luiz, psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier e publicada originalmente em 1982. 

Questões preliminares

A. Que significação tem o trabalho no bem, para nós que nos catalogamos como cristãos?

Uma significação especial. A cada semana dispomos de uma soma considerável de horas, que podem ser perfeitamente aplicadas no serviço em prol da fraternidade e da disseminação da luz. A esse respeito, André Luiz fez a seguinte observação: “Enorme saldo de tempo exige avultado serviço extra” e disso certamente prestaremos contas. (Endereços de Paz – Saldos extras.)

B. Que devemos fazer se o nosso coração vive pesaroso e sem luz? 

André Luiz assim respondeu a essa pergunta:  - Procure agir no bem incessante e a alegria ser-lhe-á precioso salário. Dê seu concurso às boas obras sem desfalecer e claridades novas brilharão no céu de seus pensamentos. (Endereços de Paz – Solução.)

C. Na defesa contra o mal, vigiar e orar é realmente importante? 

Evidentemente. Foi por isso que Jesus nos aconselhou a vigilância, quando nos exortou a orar e vigiar para não cairmos em tentação. Se houvesse outro meio, o Mestre certamente o indicaria. (Endereços de Paz – Vigilância.)

Texto para leitura

185. Saldos extras – O homem comum. Em todas as latitudes da Terra, guarda, habitualmente, o mesmo padrão de atividade normal. Alimenta-se. Veste-se. Descansa. Dorme. Pensa. Fala. Grita. Procria. Indaga. Pede. Reclama. Agita-se. (Endereços de Paz – Saldos extras.)

186. Em suma, consome e, muitas vezes, usurpa a vitalidade dos reinos que se lhe revelam inferiores. É o serviço da evolução. (Endereços de Paz – Saldos extras.)

187. Para isso, concede-lhe o Senhor grande cota de tempo. Cada semana de serviço útil, considerada em seis dias ativos, é constituída de 144 horas, das quais as criaturas mais excepcionalmente consagradas à responsabilidade gastam 48 em trabalho regular. (Endereços de Paz – Saldos extras.)

188. Nessa curiosa balança, a mente encarnada recebe um saldo de 96 horas, em seis dias, relativamente ao qual raríssimas pessoas guardam noção de consciência. (Endereços de Paz – Saldos extras.)

189. Por semelhante motivo, a sementeira, gratuita da fraternidade e da luz se reveste de especial significação para o servidor do Cristo. Enorme saldo de tempo exige avultado serviço extra. (Endereços de Paz – Saldos extras.)

190. Em razão disso, às portas da Vida Eterna, quando a alma do aprendiz, no exame de aproveitamento além da morte, alega cansaço e se reporta aos trabalhos triviais que  desenvolveu no mundo, a palavra do Senhor sempre interrogará, inquebrantável e firme:  “Que fizeste de mais?” (Endereços de Paz – Saldos extras.)

191. Solução – Se você procura solução adequada ao seu problema, não olvide o grande remédio do trabalho, doador de infinitos recursos, em favor do progresso do Homem e da Humanidade. (Endereços de Paz – Solução.)

192. Ofensas e injúrias? Perdoe sinceramente, sejam quais sejam, e Deus auxiliará você a esquecê-las. (Endereços de Paz – Solução.)

193. Seu cérebro vive cheio de perguntas? Trabalhe e o serviço conferir-lhe-á respostas exatas. (Ende-reços de Paz – Solução.)

194. Suas mãos permanecem paralisadas pelo desânimo? Insista no trabalho e o movimento voltará. (Endereços de Paz – Solução.)

195. Seus braços jazem fatigados? Confie-se ao esforço novamente e a ação simbolizará para eles o lubrificante preciso. (Endereços de Paz – Solução.)

196. Seu coração vive pesaroso e sem luz? Procure agir no bem incessante e a alegria ser-lhe-á precioso salário. (Endereços de Paz – Solução.)

197. Seus ideais encontraram sombra e gelo no grande caminho da vida? Dê seu concurso às boas obras sem desfalecer e claridades novas brilharão no céu de seus pensamentos. (Endereços de Paz – Solução.)

198. A parada que não significa descanso construtivo para recomeçar as atividades úteis é alguma cousa semelhante à morte. (Endereços de Paz – Solução.)

199. Todos os males da retaguarda podem surpreender aquele que não avança. Mas se você acredita no poder do trabalho, aceitando o serviço aos semelhantes, por norma de viver em paz, na obediência a Deus, o seu espírito terá penetrado realmente o verdadeiro caminho da salvação. (Endereços de Paz – Solução.)

200. Toda tarefa é importante – Vermes da Terra pediram ao Sol do entardecer lhes desse luz para determinadas evoluções durante a noite e o Sol rogou ao pirilampo lhe tomasse o lugar. (Endereços de Paz – Toda tarefa é importante.)

201. O rio observou que uma criança desmaiava de sede, não longe da corrente, mas sem poder desviar-se do próprio curso, solicitou à pequena concha da margem lhe levasse algumas gotas d’água. (Endereços de Paz – Toda tarefa é importante.)

202. Vigilância – O amigo dizia para outro amigo: - Não, não creio na necessidade de qualquer defesa contra o mal. Onde a providência de Deus, se formos obrigados a fazer isso? -  Entretanto – disse o interlocutor, - Jesus nos aconselhou vigilância, quando nos exortou a orar e vigiar para não cairmos em tentação... - A vigilância da palavra do Cristo era amor, simplesmente amor... Devemos unicamente amar, entregando a Deus qualquer problema de defensiva... (Endereços de Paz – Vigilância.)

203. Longo silêncio se fez entre ambos. Alcançando farmácia vizinha, o companheiro que recusava a prudência, em matéria de autopreservação, solicitou vacina contra varíola que passava em distrito próximo. (Endereços de Paz – Vigilância.)

204. Depois de sofrer a respectiva picada, o outro observou com largo sorriso: - Amigo, se você não aprova a vigilância contra o mal, como consegue admitir o poder da vacina? (Endereços de Paz – Vigilância.)
 

Fim

 

 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita