Artigos

por Arnaldo Rodrigues Camargo

Pensamentos e reflexões de todo dia

 

Viver é fácil; conviver é aprendiza-do.

Na convivência sabemos que só temos poder sobre nós mesmos, os outros são outros departamentos, quem cuida são os seus senhores.

Sendo senhores apenas de nossas vidas, devemos estabelecer limites de convivência para nossa proteção e para crescimento daqueles que se relacionam conosco. É claro que é difícil demarcar limites, e que os outros cumpram, mas deixar que os outros respondam por seus atos e compromissos é um grande passo para se libertar da doença de querer controlar a vida alheia.

 

* * *

A ferramenta que não é usada se deprecia e enferruja. As ferramentas são feitas para serem usadas, e somente funcionam sendo usadas.

A fé, a esperança e a caridade são recursos terapêuticos de muito proveito para nossa saúde física e mental. Essas ferramentas norteiam nossa caminhada com luz, serenidade e generosidade. Importante: elas funcionam tanto aqui no dia a dia, para as coisas materiais, quanto na vida espiritual, nossa verdadeira pátria.

 

* * *

A vida vai oferecer muitas portas, e você pode escolher livremente.

Aquelas que os pais nos impõem são necessárias numa fase de transição ou passagem, quando não há independência em termos de saúde, alimentação, estudo e esportes.

Seja você sempre aberto para aprender e auxiliar. E nunca esqueça de conservar as portas abertas por onde passar, porque nunca se sabe onde vai precisar de ajuda.

 

* * *

Desolação, jamais! Dificuldades são oportunidades de superação.

Lembre-se de que Deus ama você. E você confia n’Ele?

Quando despertar, antes de falar qualquer coisa, ore e leia uma mensagem de fé. Levante-se e agradeça ao Poder Superior por mais um dia.

Você continua nesta dimensão, com muitas bênçãos.

 

* * *

Você já pensou que ser feliz é uma questão de escolha?

Um pode ser empresário e outro empregado, um proprietário e outro inquilino, e a felicidade morar ali, dentro dos seus corações.

A vida simples é mais fácil da felicidade escolher para morar. Consciência pacificada, habitação da serenidade. Ser feliz é sua escolha e de mais ninguém.

A prática do bem traz imunidade a suas células e felicidade ao seu Espírito.

 

* * *

Xô tristeza e aflição! Neste mundo todos sofrem um dia.

Sorria por você nunca estar só: tem seu anjo da guarda, tem Deus que está com você permanentemente.

Sorria e tenha alegria todo santo dia, você pode. Diz a Bíblia: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”.

Tenha fé! Deus quer te ver sorrindo…

 

* * *

Como é bom ver as pessoas sorrindo, alegres. Não há nada que encante mais, que acalme, seduza e traga mais leveza que um sorriso.

Ver o sofrimento, as angústias e misérias, às vezes, nos joga para baixo, mas a compaixão vem e você é estimulado a crescer fazendo o bem e amparando aquele que sofre.

Porque Deus encherá de riso a sua boca, e dela raios de esperança e luz poderão iluminar um caminho, o do seu próximo.

 

* * *

Deus é imutável, é único e soberanamente bom. O Seu amor por você não depende de sua aparência, de seu modo de pensar, de seu jeito de agir ou do seu grau de perfeição – creia nisto.

Ele ama a todos absolutamente de igual maneira.

Precisamos ser mais irmãos de nosso irmão, mais amigos de nosso amigo, mais compreensivos para com aqueles que não nos compreendem e mais fraternos para com todos, para que o amor do Pai habite em nós.

Se Deus nos dá força, por que não emprestar o nosso ombro para que se apoiem os enfraquecidos, as mãos para levantar os caídos, os pés para caminhar amparando outros?

 

Arnaldo Rodrigues Camargo é editor das editoras EME e Nova Consciência.

 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita