Estudando as obras
de André Luiz

por Ana Moraes

 
Estude e Viva

(Parte 3)


Damos continuidade ao estudo sequencial do livro Estude e Viva, obra lançada pela FEB em 1965, focalizando nela de modo especial os textos de autoria de André Luiz. A obra citada foi psicografada, em parceria, pelos médiuns Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira. 
 


Questões preliminares


A. Na propaganda doutrinária, aquele que fala ou escreve deve ser o primeiro crítico de sua obra?

Sim. É importante, de acordo com André Luiz, criticar o que falamos ou o que escrevemos. A propaganda indisciplinada costuma desacreditar o serviço que apregoamos. (Estude e Viva, cap. 3: Prescrições sempre novas.)

B. Nossas preces podem ser também aperfeiçoadas?

Sim. Segundo André Luiz, devemos aperfeiçoar as nossas orações. A natureza da rogativa evolui com a elevação de nossa própria natureza.(Estude e Viva, cap. 3: Prescrições sempre novas.)

C. A vitória do bem depende do exercício do nosso livre-arbítrio?

Embora seja fatal, depende, sim, do livre-arbítrio de cada um. Em face disso, para a nossa felicidade, é necessário que nos resguardemos de toda contemporização com os enganos que nascem de nós mesmos. (Estude e Viva, cap. 4: Resguarde-se.)


Texto para leitura


41. Prescrições sempre novas – Veja o que você quer, realmente. A procura da luz inclui o combate à sombra. (Estude e Viva, cap. 3: Prescrições sempre novas.)

42. Alimente princípios superiores. Realizar o melhor é melhorar a si mesmo. (Estude e Viva, cap. 3: Prescrições sempre novas.)

43. Use discernimento. A convicção espírita baseia-se na ciência da lógica. (Estude e Viva, cap. 3: Prescrições sempre novas.)

44. Atenda à paz com todos. Quem cultiva aversões cria a infelicidade.(Estude e Viva, cap. 3: Prescrições sempre novas.)

45. Trabalhe nas boas obras. Ninguém segue o Evangelho sem transpirar. (Estude e Viva, cap. 3: Prescrições sempre novas.)

46. Critique o que você fale ou escreva. A propaganda indisciplinada costuma desacreditar o serviço que apregoa. (Estude e Viva, cap. 3: Prescrições sempre novas.)

47. Não inculpe os outros por suas decepções. Somos arquitetos de nossos destinos. (Estude e Viva, cap. 3: Prescrições sempre novas.)

48. Sirva sem discutir. O concurso sincero silencia a discórdia. (Estude e Viva, cap. 3: Prescrições sempre novas.)

49. Aperfeiçoe as próprias preces. A natureza da rogativa evolui com a elevação de nossa própria natureza.(Estude e Viva, cap. 3: Prescrições sempre novas.)

50. Partilhe as tarefas do bem geral. Com Jesus, o ideal de um coração é o ideal de todos. (Estude e Viva, cap. 3: Prescrições sempre novas.)

51. Resguarde-se – Resguarde-se:

dos tentáculos do desânimo, com a prece sincera;

das arremetidas da sombra, com a vigilância efetiva;

dos ataques do medo, com a luz da meditação;

dos miasmas do tédio, com o serviço incessante;

das nuvens da ignorância, com a bênção do estudo;

das labaredas da revolta, com a fonte da confiança;

das armadilhas do fanatismo, com a fé raciocinada;

das águas mortas do estacionamento, com o trabalho constante e desinteressado no bem. (Estude e Viva, cap. 4: Resguarde-se.)

52. Cada espírito traz em si as forças ofensivas do mal e os recursos defensivos do bem, na marcha da evolução. (Estude e Viva, cap. 4: Resguarde-se.)

53. A vitória do bem, conquanto seja fatal, depende, pois do livre-arbítrio de cada um. (Estude e Viva, cap. 4: Resguarde-se.)

54. Assim sendo, para a sua felicidade, resguarde-se de toda contemporização com os enganos que nascem de você mesmo. (Estude e Viva, cap. 4: Resguarde-se.) (Continua no próximo número.)


 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita